terça-feira, 10 de outubro de 2006

Análise Impresso X Web Jornal



Análise deste portal: www.estaminas.com.br, de 10 de Outubro de 2006:

o portal segue fielmente a diagramação do impresso, a disposição das notícias e a hierarquia das editorias. É quase uma repetição On-line do material impresso, salvo um detalhe: o portal atualiza notícias On-line, dinâmica que o impresso não tem.

As tradicionais e chatas janelinhas pop-up de patrocinadores e anunciantes lá estão, assim que você entra no site. Cansativo.

Os links remetem para as notícias, sempre dentro do website da empresa de comunicação.

As notícias estão dispostas num crescendo. política, atualidades e esportes ocupam bem a atenção do leitor. Destaque para a cobertura On-line de jogo da seleção brasileira, apresentando fotos, comentários e informações atualizadas on-line.

A coluna da esquerda enumera serviços e funções para assinantes, notícias por editoria e diversão com agenda, fim de semana, etc.

Destaque para a Coluna Últimas, que só existe na versão On-line.

Abordagem tradicional, bastante vinculada a versão impressa, porém, com o uso bastante eficaz de diversos recursos tecnológicos que dinamizam e tornam mais atrativa a versão On-line.

O portal está aprovadíssimo, na opinião deste aluno de jornalismo On-line. Links claros, sem quebras, páginas carregan agilmente, hiper-texto limpo, chamativo, navegação pelo website é limpa, sem desvios.

Muita publicidade e links de ofertas, nada demais em se tratando de web. Acesso democrático, pode-se ver e acessar boa parte do conteúdo. Assinantes tem alguns privilégios de acesso.

No geral, as duas versãoes me agradam, a On-line é bem mais prática. Acesso todos os dias no trabalho.

Roberto Caiafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!