sexta-feira, 26 de outubro de 2007

PAMA LS 2007 by R.Caiafa


FAB movimenta Lagoa Santa no fim de semana em MG.

30 de setembro de 2007, domingo bonito, céu de brigadeiro, casa cheia, muitas atrações. A subida ladeira acima até o hangar principal do PAMA-LS (Parque de Manutenção Aeronáutica de Lagoa Santa) já é um ótimo aquecimento. Chego de carona, pouco depois das nove e meia, cortesia do pai do meu amigo e colaborador de Web Asas Marco Junglas.


Uma coleção de veículos antigos, fuscas, puminhas e outras baratinhas, além de várias motos ficaram expostos nas ruas internas. Um caminhão militar 3x3 exclusivo e único no Brasil, veículos dos bombeiros, rua do lazer do SESC, teatro infantil, aeromodelismo e plastimodelismo, educação ambiental, recrutas apressados e uma coleção de células de T-27 estocadas, tudo isso podia ser visto ao se atravessar o pátio interno do PAMA-LS.



As barracas da praça de alimentação, os serviços de banheiro e limpeza e a coordenação do evento estiveram muito bem. A guarda e sinalização das aeronaves, realizadas pelos guerreiros do BINFA, foi um caso a parte de educação e respeito para com o público. Os profissionais de imprensa tiveram a seu dispor, durante todo o dia, do acompanhamento de graduados escalados para auxiliar e orientar em quaisquer necessidades. Cabe aqui um elogio aos Sargentos Ruanilton e Juan, nossos anjos da guarda.



Dentro do belo e enorme hangar principal um C-98 Caravan expunha suas entranhas ao publico. O C-98 é uma das aeronaves sob responsabilidade do parque, assim como os T-25 Universal, AT-27 Tucano, AT-29 Super Tucano e U-7 Sêneca. Diversos itens de salvamento, sobrevivência e segurança dos aviadores militares brasileiros, que também são de responsabilidade do parque, estavam expostos, demonstrando a importância do trabalho realizado nesta unidade da FAB.

Aeronaves e os Vôos

Som de muitas hélices, característico. Aproximou-se na final para o pouso um C-130 Hércules, o FAB 2475. Imponente. Ocupou boa parte da frente do pátio, ao estacionar. Ficou aberto a visitação do publico e foi bastante admirado. Logo a seguir, o T-27 pré cursor dos fumaceiros do EDA deu suas boas vindas com duas passagens baixas. O T-27 Tucano orgânico do PAMA-LS (FAB 1376) fez algumas passagens, para abrir o show, sendo seguido dos pára-quedistas do Aero Clube de Minas Gerais em belo salto. Detalhe: Marco Junglas veio de Cessninha direto do CIAAR.



O planador Puchaz (PT-PQW) do Aeroclube Mineiro de Planadores chegou a reboque de um Aero Boero (PP-GCB) e realizou evoluções antes de efetuar um suave e silencioso pouso. O pátio estava cheio de aeronaves representativas das várias aviações da FAB. Um P-95A Bandeirulha (patrulha) velho de guerra (FAB 7060) lá estava, em bela pintura reluzente. Um R-99A (AEW&C) do Esquadrão Guardião e seu radar Erieye. E um T-25C Universal (FAB 1890) orgânico da base aérea de Canoas, mais um A-29B Super Tucano (FAB 5903).



No Fly-line do pátio, uma bela coleção de aeronaves civis e militares se exibiu em vôo e estaticamente. Dois helicópteros Bell Jet Ranger da Marinha do Brasil, oriundos do esquadrão HI-1 (N5054 e N5052) se destacaram, afinal, a Marinha não voa muito em céus mineiros. Ao lado deles, um HM-1 Pantera (EB-2032) do Terceiro Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro, mais um HB-350 Esquilo Pegasus 08 (PP-EJK) do CORPAER, tradicional unidade aérea da Polícia Militar de Minas Gerais.

O CORPAER demonstrou em vôo técnicas de desembarque de aeronave usando rapel, abordagens táticas, perseguição e busca de veículos envolvidos em crimes e finalizou sua apresentação lançando água carregada em uma espécie de cesta conhecida como bambi-bucket, simulando combate a incêndio. Excepcional o nível de adestramento de suas equipagens e a operacionalidade de seus pilotos.



Cambalhoteiros

E os acrobáticos vieram em bom número. O Fouga Magister da Berg’s Aviation (PT-ZIS) se apresentou pilotado pelo Cmte. Léo Padrão. Passagens na faca exibindo sua nova pintura e rasantes de tirar o fôlego. O genial Tike Bazaia e seu Super Decatlon (PT-OTB) também arrepiaram em ousadas manobras. Uma lenda da acrobacia aérea brasileira, cria do Berteli, avis rara em céus mineiros, ponto. Otávio Kovacs e seu K-51 Peregrino (PP-XLI), o tucaninho de bolso, também evoluíram sobre o público, apenas o seu box de apresentação se mostrou um pouco alto, ficando difícil acompanhar suas piruetas. E o Cmte Marcos Giraldi e seu Eagle II (PP-ZMG) não poderiam faltar, movimentos perfeitos e de muita beleza. E muitos “G”s na orelha do piloto!



E um velho guerreiro exibiu seu charme. O AT-26 Xavante (FAB 4530), voado pelo major Vila Nova, do PAMA-RF (Bruxo 13), despertou nostalgia nos mais velhos e entusiasmou os mais novos com suas passagens barulhentas e pelo silvo agudo do motor Viper que equipa estas aeronaves. Para um avião tido como “em fim de carreira”, o FAB 4530 esteve em ótima forma!

E reservados para o “Gran Finale”, como de praxe, as sete aeronaves do EDA (Esquadrilha da Fumaça), sempre ansiosamente aguardados pelas crianças e adultos. Formações em vôo de dorso, loopings, oito cubano, hamerheads, parafusos, tunneaux, desfolhados, vôos solos dos isolados, enfim, todo o mágico repertório dos fumaceiros mais uma vez colocado à prova. Impressionante como sempre é diferente, mesmo sendo a mesma seqüência: nada para quem voa na Fumaça pode ser igual.



O publico vibrou, as mais de 10.000 pessoas presentes puderam curtir em um lindíssimo dia de sol dominical, a uma apresentação de altíssimo nível, tanto técnico quanto artístico. A Fumaça não é considerada um dos melhores times de demonstração aérea do mundo por acaso. E finalizou sua apresentação escrevendo em céus mineiros a frase “PAMALS 2007”.



Ver as crianças atentamente acompanhando cada decolagem, cada movimento dos aviões e helicópteros certamente nos trazem a certeza de que muitos novos pilotos, civis ou militares, irão surgir deste e de outros eventos similares, promovidos pela Brasil afora. O despertar da vocação pela profissão, além da divulgação da competência de nossos pilotos e da excelência de nossa indústria aeronáutica são missões brilhantemente cumpridas pelos nossos fumaceiros. FUMACA JÁ!

Web Asas agradece ao comandante do PAMA-LS, Cel. Barreira, pela cordial acolhida. Agradecemos também a Major Heloísa e ao Sub-Tenente Philot, da Comunicação Social do PAMA-LS, por todo o apoio na realização desta matéria. O “Portões Abertos” é hoje uma importante ferramenta de congraçamento da família aeronáutica e de divulgação dos valores e atribuições da nossa Forca Aérea Brasileira.



Roberto Valadares Caiafa, colaborador Web Asas, de Belo Horizonte.
Marcos Junglas, colaborador Web Asas, de Belo Horizonte.













TEXTO E FOTOS: ROBERTO CAIAFA