domingo, 18 de outubro de 2009

RIO OLÍMPICO E SUA GUERRA URBANA

War in Rio
Policial que salvou refém na Tijuca é ferido gravemente em confronto no Morro dos Macacos

POR MARIA MAZZEI,
RIO DE JANEIRO

Rio - Responsável pelo sucesso do resgate da refém de um assalto em Vila Isabel, em setembro, o major João Jaques Busnello, 39 anos, foi ferido gravemente neste sábado, durante o confronto com traficantes do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Busnello foi ajudar no reforço da ação e acabou atingido na perna por um tiro. Ele foi levado para o Hospital Central da PM, no Estácio de Sá. Médicos estão tentando estabilizar a pressão sanguínea do major, para depois operá-lo. Busnello estava de folga e iria à festa de um enteado, na Barra da Tijuca.
Major Busnello: ‘Acredito em Deus, mas temo os homens’
Especialista em tiros de precisão, o major nasceu em Iraí, cidade do interior do Rio Grande do Sul, onde seus pais trabalhavam como lavradores. Chegou ao Rio aos 14 anos, com o objetivo de largar as enxadas para sempre. Ao ingressar na corporação, em 1993, Busnello traçou uma meta: fazer parte da elite da PM. De 2002 a 2007, serviu no Batalhão de Operações Especiais (Bope), onde tornou-se um ‘caveira’, grupo de policiais que passa pelo rigoroso Curso de Operações Especiais (COE). Atirador de elite, passou a chefiar o grupamento de tiros de precisão.

No dia 27 de setembro, a empresária Ana Cristina Garrido foi salva pelo tiro preciso de Busnello, quando era mantida refém por mais de uma hora por um bandido armado com uma granada, na Rua Pereira Nunes, na Tijuca. A agonia só terminou quando o policial do 6º BPM, atirador de elite, matou o assaltante com um tiro de fuzil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!