quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Setor Aeronáutico em expansão - São Carlos, SP





São Carlos recebe 

1ª unidade da Goodrich na América Latina


Empresa de manutenção de aviões iniciou as operações na cidade. A Goodrich do Brasil, empresa americana de manutenção aeronáutica, iniciou oficialmente nesta quinta-feira (29) suas operações em São Carlos. A cidade é a primeira da América Latina a receber uma unidade da indústria americana, que já atua em várias partes do mundo.O mercado, que movimenta mais de R$ 40 bilhões por ano no país, representa mais oportunidades de emprego para a região.




Com o início dos trabalhos no país, o tempo de manutenção de peças do motor de aviões vai ser reduzido em até 60%. Antes, os reparos eram feitos na Europa ou nos EUA. A unidade começa atendendo apenas uma companhia aérea, a TAM, mas já se prepara para absorver todo o mercado nacional, latino-americano e caribenho.

O gerente responsável pela unidade da Goodrich do Brasil em São Carlos, Ed Bevier, afirma que o mercado brasileiro é um dos mais promissores do setor e com a expectativa de aumento no número de passageiros, deve crescer ainda mais.
O investimento inicial foi de R$ 8 milhões. A empresa está localizada dentro de um condomínio com capacidade para receber outras 20 do mesmo setor. “A idéia é atrair mais empresas que funcionem dentro da nossa cadeia produtiva e que possam reduzir os nossos custos, aumentar a nossa qualidade e dar aos nossos clientes a oportunidade de ter mais serviços no mesmo lugar”, ressaltou o vice-presidente da TAM, Ruy Amparo.
No local já funciona o centro de manutenção da maior companhia aérea brasileira, o que ajudou a região central do estado a se consolidar como o novo pólo aeronáutico de São Paulo.
A Embraer também escolheu a região e construiu em Gavião Peixoto uma unidade onde são fabricados jatos comerciais e aviões militares. Uma das facilidades para as empresas é a mão de obra qualificada. Além dos cursos técnicos mantidos por entidades particulares e pelo Senai, a Usp de São Carlos oferece o curso de Engenharia Aeronáutica. “Estamos criando grandes talentos na área aeroespacial e seria muito bom que eles ficassem aqui”, conclui Fernando Catalano, coordenador de Engenharia Aeronáutica da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!