quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boeing vara pista na Jamaica: 90 feridos


publicado em 23/12/2009 às 11h47:

Acidente com Boeing na capital da
Jamaica deixa mais de 90 feridos

Boeing saiu da pista e parou em uma praia ao tentar pousar no aeroporto de Kingston
AFP
Um Boeing 737 da American Airlines saiu da pista e parou em uma praia ao pousar em Kingston na madrugada desta quarta-feira (23), deixando apenas 91 feridos leves, apesar da violência do acidente. O balanço divulgado anteriormente registrava 40 feridos
O ministro jamaicano da Informação, Daryl Vaz, disse que nenhuma das 154 pessoas que estavam a bordo do voo que fazia a ligação entre Miami e Kingston ficou gravemente ferida. A maioria dos 91 feridos leves já deixou o hospital público de Kingston. Quatro pessoas vão passar o dia no hospital, em observação. Vaz disse:
- Quase todos os ferimentos são fraturas, cortes e contusões.
Ele afirmou que os passageiros ficaram "seriamente abalados" com o acidente.
jamaica aviao g
Acidente com avião da American Airlines na Jamaica deixou 91 feridos, mas ninguém morreu (Foto: Reuters)

Paul Hall, um alto funcionário do aeroporto de Kingston, descreveu:

- O avião saiu completamente da pista e foi parar na areia.
A aeronave transportava 148 passageiros e seis tripulantes, informou a companhia aérea à France Presse. Ela decolou do aeroporto Ronald Reagan em Washington e fez escala em Miami, na Flórida, antes de seguir para a Jamaica.
Passageiros aplaudiram piloto antes do acidente
O avião saiu da pista na terça-feira às 22h locais (1h desta quarta-feira, pelo horário de Brasília) ao pousar, sob forte chuva, no aeroporto internacional Norman Manley. O Boeing não conseguiu parar, se chocou violentamente contra a barreira que marcava o fim da pista, atravessou uma estrada e parou na praia vizinha.
Um dos motores se partiu no meio, parte do trem de pouso se desintegrou e a fuselagem rachou. Os tobogãs foram acionados rapidamente para permitir a retirada dos passageiros.
Uma testemunha contou a um canal de televisão jamaicano que o Boeing 737 pousou normalmente e que os passageiros chegaram a aplaudir antes de o avião sair da pista e se chocar contra a barreira.
- Foi neste momento que os passageiros perceberam que alguma coisa estava errada, quando as máscaras de oxigênio caíram e a estrutura da fuselagem se desintegrou.
Um porta-voz da empresa declarou que “a American Airlines se recusa a especular sobre as causas do acidente". E destacou que a companhia está colaborando com as autoridades americanas, entre elas o Departamento Nacional da Segurança e dos Transportes (NTSB) e a Autoridade da Aviação Civil (FAA), para apurar o que ocorreu.
O aeroporto Norman Manley foi fechado para a investigação, para que as autoridades possam verificar a segurança da pista. Os voos que pousariam em Kingston estão sendo desviados para Montego Bay, na costa oeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!