segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O assalto a que somos expostos todos os dias...





*Prezados Amigos* 




Sinceramente, não sei se o cálculo desse exemplo abaixo está
correto.......mas outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao preço de R$ 1,99. Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g. Cheguei em casa e resolvi fazer os cáculos e constatei que estava pagando proporcionalmente, R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso ?? 

Agora, com mais estes exemplos (abaixo) de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias utilizam-se "espertamente"desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.


TODOS os fabricantes e comerciantes deveriam ser obrigados por lei

(mas uma?!) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro,
em litro etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores
aos seus padrões de referências.


Entendo que o consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos. 




VEJAM O ABSURDO:

Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro? 

Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! 





VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO? 

Veja o que estão fazendo conosco!
Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais.
Há pouco tempo as impressoras eram caras e barulhentas. Com as
impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram
descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e
facilidade das novas impressoras.

Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes:

oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais carosNos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora. 



Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora 

do que fazer a reposição de cartuchos.

VEJA ESTE EXEMPLO:
Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente

R$170,00.. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00. 

Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns
R$ 90,00 (para vender rápido).

Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. 

Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser
"tecnologia de ponta".
Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro.

Só para comparação, a Champagne Veuve Clicquot City Travelle custa,

por mililitro, R$ 1,29.

Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!

A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$ 75,00. Fazendo as contas: 1.000 ml / 5.5 ml = 181 cartuchos R$ 75,00 = R$ 13.575,00.





Veja só: R$ 13.575,00 por um litro de tinta colorida. Com este valor, 

podemos comprar, aproximadamente:


- 300 gr de OURO;

- 3 TVs de Plasma de 42';
- 1 UNO Mille 2003;
- 45 impressoras que utilizam este cartucho;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel com 256 MB.



Ou seja, um assalto! 



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