sábado, 12 de dezembro de 2009

Tailândia apreende 40 t de armas em avião da Coreia do Norte


12 de dezembro de 2009 


A aeronave havia partido da capital norte-coreana, Pyongyang, quando teve de fazer um pedido de emergência por mais combustível Foto: AP
A aeronave havia partido da capital norte-coreana, Pyongyang, quando teve de fazer um pedido de emergência por mais combustível
12 de dezembro de 2009Foto: AP

A Força Aérea da Tailândia apreendeu um avião cargueiro que fez uma escala para abastecimento no aeroporto de Bangcoc neste sábado, alegando que ele transportava armamentos da Coreia do Norte para um destino desconhecido. Segundo a imprensa tailandesa, foram encontrados a bordo do cargueiro russo Il-76 até 40 t de armamentos, como granadas de propulsão e mísseis.
Segundo investigadores militares, a aeronave havia partido da capital norte-coreana, Pyongyang, quando teve de fazer um pedido de emergência por mais combustível.
As autoridades disseram ter realizado a apreensão após receber uma mensagem de um serviço de inteligência estrangeiro. Os militares acreditam que o destino do avião era "algum lugar do sul da Ásia, provavelmente o Paquistão". Mas há relatos de que a aeronave seguiria para o Sri Lanka.
O material apreendido foi levado para uma instalação militar. Os cinco tripulantes do avião foram detidos - de acordo com a imprensa, quatro deles seriam do Casaquistão e um de Belarus.
A ONU recentemente aumentou as sanções contra a Coreia do Norte em uma tentativa de cortar a venda de armamentos pelo país, depois que ele realizou um teste nuclear, em maio.
Segundo analistas, a venda de armas é uma importante fonte de renda para a Coreia do Norte, que chega a faturar com isso mais de US$ 1 bilhão por ano. De acordo com autoridades americanas, o principal produto são os mísseis balísticos e os maiores compradores desses armamentos são o Irã e outros países do Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!