sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Azul & GE Celma assinam contrato de manutenção de motores CF-34

Azul Linhas Aéreas Brasileiras fecha contrato de US$ 1 bilhão de solução OnPoint por 15 Anos para Frota de Motores CF34





A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. firmou um contrato de serviços OnPointSM para a manutenção, reparo e revisão geral de motores CF34-10E da sua frota de 36 aeronaves e mais quatro aeronaves arrendadas, todas estas do modelo EMBRAER 190/195. O contrato está avaliado em aproximadamente US$ 1 bilhão. O trabalho de MRO (manutenção, reparo e revisão geral) será realizado nas instalações da GE Celma em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.







Para a Azul, o acordo com a GE Celma, além de garantir a manutenção das aeronaves em solo brasileiro, como a companhia sempre quis, tem outra perspectiva muito importante, a de abrir espaço para uma empresa brasileira oferecer manutenção a outras dezenas de companhias aéreas que operam com turbinas semelhantes às dos E-Jets da Azul. “O acordo é bom para Azul, mas muito melhor para o País”, disse David Neeleman, Fundador da Azul. “Com este contrato de solução OnPoint, a GE será responsável pelo gerenciamento da manutenção dos motores da nossa frota e, ter a GE Celma, um centro de serviços de excelência no Brasil, tão próximo de nós, é de enorme importância para a Azul. Isso garante o menor tempo de reparo e o mais eficiente suporte para nossa operação.”






“A Azul está se tornando rapidamente uma importante linha aérea no Brasil, e a GE fornecerá os serviços e apoio de alta qualidade para auxiliar a operadora a cumprir com seus ambiciosos planos de crescimento,” disse Tom Gentile, Vice-Presidente e Gerente Geral da Organização de Serviços da GE Aviation.

"O contrato firmado entre a Azul e a GE Celma representa um investimento de extrema relevância, não só pelo potencial de geração de 200 novos postos de trabalho, mas também pela confiança depositada em nosso Estado. Trata-se, certamente, de uma valiosa contribuição para o crescimento sócio-econômico de Petrópolis e do Rio de Janeiro como um todo", disse o Senador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles.






“Como fabricante original do motor, a GE Aviation está equipada para manter os motores CF34 e nos fornecer serviços e reparos de ótima qualidade, o que é essencial para o modelo comercial da companhia”, disse o Comandante Miguel Dau, Vice Presidente Técnico–Operacional da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. “A instalação da GE Celma possui mão de obra especializada com as capacitações corretas para permitir a permanência de nossos motores no País e nos auxiliar a melhor servir nossos clientes.”

“Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras para a manutenção de seus motores e este contrato significa muito para as operações da GE Celma no Brasil. Anualmente, investimos muito em tecnologia e capacitação para entregar serviços de alta qualidade para nossos clientes. Esta parceria reflete nosso compromisso com o mercado de aviação”, disse Marcelo Soares, Presidente da GE Celma.






Criada em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras é mais nova companhia aérea do Brasil e oferece múltiplos voos diários diretos entre as principais cidades do País. A empresa fez pedidos para 76 jatos da família EMBRAER 190, com 36 encomendas firmes, além de 20 opções e 20 direitos de compra. A operadora espera ter 14 aeronaves E190/195 em serviço ao final do ano. Em 2010, serão mais sete aeronaves entregues. A Azul demonstrou as melhores taxas de utilização na classe, atingindo 14 horas de voo em apenas um dia em agosto, o melhor desempenho em sua categoria.

O Brasil está classificado como o quinto maior segmento de aviação no mundo com mais de 190 milhões de passageiros em potencial, mas somente cinco por cento da população viaja de avião. O País possui um jato comercial para cada milhão de pessoas, enquanto os EUA possuem uma aeronave para cada 50.000 pessoas. O segmento de aviação doméstica do Brasil cresceu acima de 25% em julho em comparação com o ano anterior e os quilômetros por passageiro em receita doméstica tiveram um crescimento anual composto de 14% nos últimos cinco anos.

Localizada em Petrópolis, Rio de Janeiro, a GE Celma realiza os serviços em turbinas de aeronaves para clientes na América Latina, Estados Unidos e Europa e é integrante do sistema global de instalações de manutenção, reparo e revisão geral da GE Aviation. Com mais de 1.000 empregados, a GE Celma, nos últimos anos, fez investimentos substanciais no treinamento de seus colaboradores e em alta tecnologia para o seu crescimento comercial e tornou-se o maior exportador de serviços do Brasil. A instalação realiza cerca de 300 revisões gerais por ano em motores CF6 e motores CFM56. Os motores CFM56 são produtos da CFM International, uma empresa com participação de 50/50 entre a GE e Snecma (Grupo SAFRAN).



As soluções OnPoint são contratos de serviços customizados adequados às necessidades operacionais e financeiras de cada cliente para qualquer tamanho de frota. Estes contratos são delineados para auxiliar a redução do custo de propriedade do cliente e maximizar o uso de seus ativos. Com o suporte da rede de apoio global da GE, os serviços OnPoint podem incluir a revisão geral, o apoio na asa, peças novas e usadas reparáveis, reparos de componente, atualização de tecnologia, arrendamento de motor, apoio e diagnósticos de sistemas integrados e sistemas integrados. 

A GE Aviation, uma unidade operacional da General Electric Company (NYSE: GE), é líder mundial no fornecimento de motores para jato, componentes e sistemas integrados para as aeronaves comerciais e militares. A GE Aviation possui uma rede de serviço global para apoiar estas ofertas. Para informação adicional, visite-nos em www.ge.com/aviation.