sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LANÇAMENTO CEA-309 MEHARI NO CIAAR


Christen Eagle II + Marcos Geraldi = Adrenalina
FOTO: MARCOS JUNGLAS

Ricardo Beccari, gênio da foto aérea, e Professor Paulo Iscold, gênio do projeto de aeronaves, se voa, é com ele. Inclusive o Mehari

O SONHO SE REALIZA - CEA309 MEHARI, O NASCER DE UM NOVO CAMPEÃO, BY CEA UFMG PAULO ISCOLD DESIGN

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Eurocopter Show - Linha Civil Completa

Eurocopter,
sinônimo de aparelhos sofisticados, robustos, altamente competitivos e líderes de mercado em suas categorias.

AS-350 B3 ESQUILO


AS-332 L1
O Grupo Eurocopter foi fundado em 1992 a partir da fusão das divisões de helicópteros da francesa Aerospatiale-Matra e da alemã Daimler Chrysler Aerospace. Hoje a companhia é uma subsidiária 100% controlada pela EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. 



EC-135
Com fábricas localizadas na França, na Alemanha e na Espanha, a companhia emprega mais de 15.600 profissionais e em 2008 registrou receita de 4,5 bilhões de euros. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.000 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países.



AS-365 N3
Eurocopter, com fábrica no Brasil, a Helibrás, em Itajubá, Minas Gerais.

EC-175
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras opera desde 1979. A empresa conta com mais de 300 profissionais e mantém instalações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 


EC-225
Sua planta, que tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil e militar. Desde sua fundação, a Helibras já produziu e comercializou no Brasil mais de 500 helicópteros, sendo 70% do modelo Esquilo.




EC-145



EC-130 B4



AS-355 NP



EC-120 B



EC-155 B1

FX2 - ESSA NOVELA CHEGA AO FIM?

Outubro parece ser o "End Timeline" da concorrência FX-2. vamos tentar aqui reinventar a roda? Não mesmo!!!


Muito já se escreveu sobre o FX-2, chega, agora só o vencedor interessa.


GRIPEN NG - SUÉCIA

Recheado de equipamentos americanos, motor a frente, sua adoção traria incertezas. É o preferido dos engenheiros da FAB e da EMBRAER.


BOEING F/A-18 SUPER HORNET


O preferido pelos pilotos, que pensam em combater e voltar para casa. Mas sem transferência de tecnologia e impedimentos de toda ordem, o Hornet tem potencial para se tornar um belo "abacaxi de hangar" na FAB.


DASSAULT RAFALE F-3


O preferido pelo Governo Lula, devido as ofertas reais de transferência de tecnologias por parte do Governo Sakorzy. No entanto, a máquina é cara de comprar, manter e operar, e seu radar ainda carece de melhor desempenho.

FAÇAM SUAS APOSTAS.

FX-2, A NOVELA QUE DUROU 10 ANOS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Korean Air Lines Flight 902 - Soviets shot down a 707



O Vôo 902 (KAL902, KE902) partiu de Paris para Seul no dia 20 de abril de 1978, realizando uma escala técnica em Anchorage, Alaska. A aeronave, após cruzar a estação canadense de sinais, localizada a 400 quilômetros do Pólo Norte, tomou novo rumo. 



No entanto, este trouxe-lhes num curso diretamente através do Mar de Barents, no sentido do espaço aéreo soviético. O avião foi inicialmente reconhecido pela defesa antiaérea soviética como um Boeing 747.  



Jatos Sukhoi Su-15TM foram enviados para interceptar o intruso. Quando ambos os jatos Sukhoi estavam voando ao lado do avião coreano, o capitão líder dos SU-15 disse que o avião desacelerou e ligou as luzes de pouso. 



No entanto, os tripulantes dos Su-15  receberam ordens superiores para abater o avião. De acordo com os E.U.A,  o piloto líder dos SU-15 durante vários minutos tentou convencer seus superiores a cancelar o ataque, porque o avião era um Boeing 707 cheio de civis, e não um Boeing RC-135 "Rivet Joint" de espionagem de sinais (versão militar do 707). 



Depois de intenso e acalorado debate, dois mísseis AA-3 Anab foram lançados. Um deles perdeu o alvo, mas o outro AA-3 explodiu, danificando severamente parte da asa esquerda. Estilhaços perfuraram a fuselagem, causando uma descompressão rápida e matando dois passageiros. 



O piloto coreano iniciou uma descida de emergência de FL350 a 5000 pés e entrou nas nuvens. Ambos os jatos Sukhoi perderam o 707 nas nuvens. A aeronave continuou a voar abaixa altitude, cruzando a península de Kola e procurando um lugar para pousar. 



Após várias tentativas infrutíferas na escuridão, pousou no gelo do Lago Korpij. Todos os ocupantes foram resgatados por helicópteros russos, e depois repatriados.





terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os abandonados do Eduardo Gomes, Manaus

Dá uma dó...



737-200 Vasp, e dois DC-8 (TCB e Promodal)



Os dois DC-8F apodrecendo ao ar livre...

Encontro Aéreo em Florianópolis Outubro 2009

Fonte das imagens: alvarenga7@uol.com.br via Tadeu S Milodon


Casa C-105 Amazonas


F-5EM Tiger II - canhão M-39


AT-29 Super Tucano


T-27 Tucano da AFA


O bom e velho Paulistinha

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizou no último domingo, dia 04 de outubro, a partir das 09:00h, o seu tradicional “Dia dos Portões Abertos”, parte das comemorações da Semana da Asa 2009. 


Entre as diversas atrações aconteceu a exposição de aviões de caça, de aeronaves de transporte e helicópteros, estes realizando uma apresentação de resgate. A organização do evento também preparou saltos de paraquedistas, sobrevoo de aeronaves, voo virtual, aeromodelismo e praça de alimentação. 


A atração maior foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, 
e a exibição do S-16 Albatross usado no novo filme de Silvester Stallone.



T-27 Fumaça



Reabastecimento



S-16 Albatross (Ex-FAB 6535)



S-16 Albatross (Ex-FAB 6535)

TAM Voo JJ 3749 MAO - GRU - ELOGIO



A-330 no pátio do Eduardo Gomes-Manaus


Toda grande empresa, e a TAM certamente é uma delas,  se faz mediante a habilidade, conhecimento e dedicação de seus profissionais, em diversas áreas do conhecimento. Na Aviação Comercial, estes atributos simplesmente excedem em muitas vezes o normal, o simples, o óbvio.


No dia 28 de Setembro de 2009, decolamos de Manaus a bordo do A-330 TAM Flight JJ3749, Cmte Dias e tripulação mais uma boa turma de passageiros, rumo a Guarulhos.



Serviço de bordo - Voo JJ 3749


Um pouco antes de Campinas, ou ainda no Mato Grosso, fomos colhidos por belíssima turbulência, para usar uma palavra tranquila. Ressalva, tudo devidamente avisado em fonia aberta, "atar cintos" acesos e tripulação alerta, mas absolutamente tranquila. Como um time.


O Cmte Dias e seu co-piloto, que agora me falta o nome, voaram magnificamente seu A-330, não foi fácil, demos uma bela caída, mas tudo controlado, o tempo todo ali, no laço, no motor, na mão. Tive certeza absoluta disso, tanto na hora, como agora, ao escrever esta mensagem. Parabéns aos pilotos, pelo trabalho de tornar normal algo que,  para nós passageiros, é um fenômeno. Voar. E chegar. E bem.



Cmte Dias e seu Co-piloto na cabine do A-330, voo JJ 3749


Parabéns a Comissária Danny, me falta o sobrenome, absolutamente tranquila, mesmo quando uma pequena revolução se instalou a bordo pela inexistência de fones de ouvido...acontece.


Vocês dizem algo sobre o "Jeito TAM de Voar" em suas publicidades. Eu voei com uma tripulação que é o "Jeito TAM de Voar" de verdade, ao vivo. Parabéns especial a esta tripulação, e a todos os responsáveis por isso acontecer. Mesmo com os erros, os acertos compensaram amplamente. Suas tripulações são humanas, afinal.





Roberto Caiafa, 37 anos, jornalista especializado em Defesa e Aviação

Passaporte Azul por apenas R$ 499



Passaporte Azul permite voar quantas vezes quiser durante 30 dias por apenas R$ 499


De amanhã (6/10) até o dia 15/10, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai oferecer uma promoção inédita. É o Passaporte Azul, uma promoção que permite aos clientes voarem para qualquer destino operado pela Azul, quantas vezes quiserem, pelo período de 30 dias, por R$ 499.

Aqueles que adquirirem o Passaporte Azul podem efetuar as reservas em qualquer voo que ofereça assentos disponíveis. A compra do Passaporte Azul será feita somente pelo Call Center da Azul (através do telefone 3003 2985) e as reservas também só poderão ser feitas por esta central. Simples assim: havendo assentos disponíveis no voo, o cliente viaja.

Nesta promoção, as viagens podem ser realizadas em qualquer dia da semana, de 15 de outubro a 16 de novembro de 2009, exceto as sextas, domingos e feriados e também nas datas 31/10, 02/11 e 03 /11 de 2009.

O valor do Passaporte Azul pode ser pago em seis parcelas sem juros. A taxa de embarque dos voos não está incluída na tarifa. O número de Passaportes é limitado.
Para saber mais, basta acessar www.voeazul.com.br/passaporteazul.aspx

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ORAÇÃO DO GUERREIRO DE SELVA


FILMADO NO PÁTIO DA 16ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA

TEFÉ, AMAZONAS, SETEMBRO DE 2009



Senhor!

Tu que ordenaste ao Guerreiro de Selva

Sobrepujai todos os vossos oponentes

Dai-nos hoje da floresta:

A sobriedade para resistir;

A paciência para emboscar;

A perseverança para sobreviver;

A astúcia para dissimular;

A fé para resisitir e vencer.

E dai-nos também,Senhor,

A esperança e a certeza do retorno

Mas se defendendo esta brasileira Amazônia

Tivermos que perecer,ó Deus

Que façamos com dignidade 

E mereçamos a vitória!

Selva!