sexta-feira, 16 de outubro de 2009

6º Seminário Internacional Segurança de Voo - ABRAPHE




Competição SAE BRASIL AeroDesign 2009


SAE AeroDesign lança a Classe Micro
e bate recorde de inscrições

Competição será realizada de 22 a 25 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP

São Paulo, junho de 2009 – A XI Competição SAE BRASIL  AeroDesign, a ser realizada de 22 a 25 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP, novamente bateu recorde de inscrições. 91 equipes (78 na Classe Regular e 6 na Aberta) estão prontas para a tradicional competição, que inaugura este ano a terceira categoria, a Classe Micro. Dez equipes foram pré-selecionadas para levar também os pequenos aviões à competição, que deverá reunir, ao todo, 91 aeronaves, desenvolvidas e construídas por estudantes. Em 2008, foram 77 equipes inscritas.

As 91 equipes que estão inscritas representarão 61 instituições de ensino superior. Doze equipes são de fora do País: 7 da Venezuela, 4 do México e 1 da Índia, país que participará pela primeira vez.

Do Brasil, estão inscritas 79 equipes, que representam 16 Estados, mais o Distrito Federal. São Paulo tem 34 equipes, Rio Grande do Sul, 8 e Minas Gerais possui 6. Santa Catarina e o Rio de Janeiro têm 5 equipes cada, Brasília tem 4 inscritas, enquanto que Rio Grande do Norte e Paraná têm 3 equipes inscritas cada. Os estados do Maranhão e Pará contam com 2 equipes cada. Já o Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Pernambuco comparecem com 1 equipe cada. Mato Grosso é estreante na competição.

Classe Micro - Assim como a Classe Aberta, a Classe Micro não impõe restrições geométricas às aeronaves e nem ao número de motores instalados. Porém, a caixa de transporte do avião mede apenas 0,125m³, o que equivale a 50x50x50 cm. Projetada para carregar até 4 vezes o seu peso, em média 500g, a aeronave da nova categoria pode utilizar motor elétrico, condição não permitida às demais classes.

Para participar da SAE BRASIL AeroDesign 2009 as equipes, compostas em média de 10 a 15 estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), foram são desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados em qualquer categoria, e depois submeterem seus projetos a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica edisponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira
da Classe Aberta e da Classe Micro que obtiverem melhor pontuação durante a SAE BRASIL AeroDesign 2009 ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo quatro primeiros lugares, na Classe Regular e Classe Aberta. A East Competition é realizada SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Regulamento - Os aviões da competição são classificados em três categorias: Classe Aberta, Classe Regular e Classe Micro. Na primeira, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria inclui pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m. Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em ma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. A Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta classe, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.


Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign coloca os estudantes de engenharia em contato com o exercício real da profissão. “A competição põe à prova as habilidades do futuro engenheiro, ao promover situações vivenciadas pelos profissionais que já atuam na área”, afirma. Botelho acrescenta que a competição é uma oportunidade para o estudante desenvolver a comunicação interpessoal. “Ter habilidade na comunicação é extremamente importante para o desenvolvimento da engenharia e este quesito entra nas avaliações da competição”, afirma Botelho.

George Nº 25, O Rei da Floresta, o Grande Campeão 2008

DA-42 Twin Star MPP (Multi Purpose Plataform)





A Diamond Star, fabricante austríaca de avançadas aeronaves para a aviação geral, apresenta entre seus produtos o bi-motor DA-42 Twin Star MPP (Multi Purpose Plataform), quase todo construído em materiais compostos, o que se traduz em redução de peso, baixo consumo de combustível e grande resistência estrutural (1.260 Kg vazio). 

Equipado com avançados sistemas de aquisição, comunicações via data link digital e câmeras multi-propósito, o avião pode atuar como um verdadeiro Mini Posto de Comando Aerotransportado em Rede, com excepcional consciência situacional para seus operadores proporcionada pela suíte de sensores, tudo transmitido para terra com grande velocidade. Forças de Segurança passam a dispor de capacidades até então inéditas, levando-se em conta o baixo custo operacional do MPP.

Aviões de sensoriamento remoto são caros de construir e manter. O Twin Star rompeu com este padrão ao oferecer uma aeronave de quatro lugares totalmente otimizada para vigilância, coleta de sinais (SIGINT), longa duração de voo (autonomia), baixo custo de operação e sistemas de sensores otimizados para as necessidades de cada cliente.

Torretas FLIR (infravermelho frontal), radares SLAR (radar aerotransportado de visada lateral) e escanners laser do tipo LMS-Q560 podem equipar o MPP, permitindo operar em diversas bandas de frequências radar, além do rastreamento via infravermelho e reconhecimento sensorial de alta definição proporcionado pelo escanner laser. Três opções de configuração.



Um show de tecnologia.














quinta-feira, 15 de outubro de 2009

IAI 1125 Astra SPX




ASTRA SPX PT-WBC





















AZUL SE JUNTA A LUTA: CAMPO DE MARTE FICA!

Azul Linhas Aéreas Brasileiras envia manifestação à ANTT pela manutenção e ampliação do Aeroporto Campo de Marte

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras se manifestou contrária à desativação do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, para sua transformação em estação para o trem bala. A manifestação foi feita durante o período de consulta pública do projeto TAV Brasil, e a companhia aérea defendeu não só a manutenção, como ampliação do aeroporto, uma vez que o tráfego aéreo em São Paulo não cresce há 5 anos, por falta de capacidade aeroportuária.

Na visão da companhia aérea, o fechamento não seria recomendado, mas sim uma adaptação, inclusive para a integração entre o transporte aéreo e o ferroviário. A multimodalidade permitiria, por exemplo, que um passageiro vindo de Uberaba (MG), cidade hoje não servida por voos diretos para São Paulo, chegasse no Campo de Marte e embarcasse para o Rio de Janeiro no trem bala, ou para qualquer outra cidade do Vale do Paraíba. Um trajeto a ser percorrido em algo em torno de três horas com esta integração avião-trem.

“Hoje quem mora no interior de São Paulo, por exemplo, está sendo bastante prejudicado na hora de viajar para São Paulo. Com a saturação do Aeroporto de Congonhas, muitas cidades importantes deixaram de ser atendidas”, disse Adalberto Febeliano, diretor de relações institucionais da Azul.

O piso da pista atual do Aeroporto Campo de Marte não tem resistência adequada para os aviões da Azul, os E-Jets 100% brasileiros, mas com a construção da segunda pista, já projetada e maior, os voos seriam possíveis. “São Paulo tem condições de sair da estagnação de 34 milhões de passageiros transportados por ano e chegar a 140 milhões, mas para isso vamos precisar de mais capacidade aeroportuária”, disse Febeliano. Segundo ele, o projeto do trem bala deve olhar o transporte como um todo e não apenas a parte terrestre.

A manifestação da Azul contra a desativação do Aeroporto Campo de Marte foi também encaminhada ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e à Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Em Defesa do Aeroporto Campo de Marte

Em Defesa do Aeroporto Campo de Marte

É de conhecimento público que o Ministério dos Transportes  tem um projeto bem adiantado de implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade) ligando São Paulo ao Rio de Janeiro.


Dentre os possíveis locais para as estações, o que tem merecido maior destaque na mídia é o que trata da criação de uma estação completa no espaço onde hoje encontram-se o Aeroporto Campo de Marte, o Pama-SP, HASP e residências do entorno.
Até o dia 15/10/2009 (AMANHA), a ANTT - Agência Nacional de Transporte Terrestre manterá aberta uma Audiência Pública para que a população se pronuncie, contra ou à favor da desativação do Aeroporto Campo de Marte.

O Campo de Marte registra atualmente uma média de 283 operações de pousos e decolagens por dia – cerca de 40% realizadas por aviões, incluindo os da polícia militar.
Em 2008, foram realizados 102 mil pousos e decolagens, incluindo aviões e helicópteros.



A ACECAM - Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Aeroporto Campo de Marte preparou um Manifesto contra a desativação do Aeroporto, que pode ser visto no blog http://acecam.blogspot.com/


A ACECAM, a ABAG e a ABRAPHE estão engajadas na defesa do Aeroporto Campo de Marte e a HELIBRAS, associada das três entidades e concessionária do aeroporto, convida toda a comunidade aeroportuária a se manifestar à respeito da manutenção do mesmo, através do envio de um e-mail à ANTT, cujo modelo encontra-se no link:
(http://acecam.blogspot.com/2009/09/campo-de-marte-nao-pode-parar.html)

 
Participe desta campanha com a gente. Mande seu e-mail



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ACECAM
Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes
e Usuários do Aeroporto Campo de Marte

Heloisa MM Azevedo
Coordenadora

Avenida Olavo Fontoura, 484 - Santana
São Paulo - SP - CEP: 02012-020
Tel/Fax: (11) 2221.3030 - http://acecam.blogspot.com/

Eurocopter Show - Linha Militar Completa



A Eurocopter demonstra em sua linha de helicópteros militares, amplo domínio do conhecimento e tecnologia necessários a construção de aparelhos de grande capacidade bélica sobre o campo de batalha, ou na arena de transporte e logística, e mesmo na aviação naval de asas rotativas a empresa apresenta produtos superlativos, de concepção revolucionária e grande alcance.

AS-356K Pantera

A Aviação do Exército Brasileiro, criada em 1986, escolheu como um de seus modelos de manobra (HM-1), o AS-356K Pantera, denominado no portifólio de produtos da Eurocopter como AS-565 UB MB.



AS-532 

Cougar AS 532 AL 

 Esta é a versão "alongada" da família Cougar. Este helicóptero pode transportar 25 combatentes ou 6 feridos em macas, e mais 10 passageiros. 


Como as outras versões, pode levantar 4,5 toneladas no gancho. O AS 532 AL pode ser equipado com o sistema "Horizon'' de monitoramento do campo de batalha.

A versão AL é a versão armada e pode ser equipada com metralhadoras montadas em casulos laterais e armamentos axiais como canhões de 20 mm ou lança-foguetes 2 x 19 – 2,75”.


                                   Fennec AS 550 C3

O AS 550 C3 é a versão de combate do Fennec monoturbina. Sua capacidade de transporte e envelope de vôo fazem deste helicóptero a melhor aeronave militar de asas rotativas em sua categoria.


É equipado com portas deslizantes, trem de pouso alto, painel de instrumentos adaptado a vôos táticos e provisões para vôos noturnos com óculos de visão noturna.


Pode ser equipado com armamentos axiais, tais como canhão de 20 mm, lançadores de foguetes, armamento lateral ou, na versão anti-carro ou ar-ar, pode transportar 04 mísseis.
Fennec AS 555 SN, UN/AN



 




O AS 555 SN é a versão naval do Fennec biturbina. Equipado com um radar de 360 graus, executa missões de observação, vigilância e guerra anti-submarino. Pode ser armado com um torpedo.
Colibri EC 120 B





O EC 120B é um novo helicóptero monomotor leve e polivalente, que integra alta tecnologia: cabeça do rotor principal articulada tipo "Spheriflex™ ", painel de instrumentos ergonômico e moderno incluindo o VEMD - Vehicle and Engine Multifunction Display, uma nova geração de rotor traseiro carenado "Fenestron", assentos e sistema de combustível anti-crash. 




Equipado com uma turbina TURBOMECA Arrius 2F, o EC 120B é especialmente utilizado para treinamento e helicóptero de observação, devido ao seu tamanho, capacidade de pilotagem, design simples e cabine de ampla visibilidade. O EC 120 B apresenta ainda um baixo custo operacional.
              EC 635 P2/T2


O helicóptero utilitário leve EC 635 é a versão militar do EC 135, incorporando também as últimas inovações tecnológicas.


É uma aeronave biturbina leve multifunção de 8 assentos, na qual os materiais compostos são amplamente utilizados, equipada com assentos e sistema de combustível anticrash. Com uma nova geração de rotor principal e rotor traseiro tipo Fenestron, este helicóptero apresenta baixo nível de ruído (7 dB abaixo da exigência da ICAO) e segurança na operação.


As principais características do EC 635 são: grande eficiência operacional, capacidade operacional diurna e noturna em condições climáticas adversas, alto desempenho com reserva de potência e avançado conceito de manutenção.


As potentes turbinas controladas eletronicamente (FADEC) Turbomeca Arrius 2B2 ou Pratt & Whitney 206 B2 proporcionam maior performance em vôos mono ou biturbina, tornando o EC 635 um helicóptero excepcional em quaisquer condições operacionais e climáticas.


O EC 635 é particularmente adequado para operações militares além de transporte utilitário, treinamento, transporte de tropas, reconhecimento e SAR. A cabine espaçosa e desobstruída do helicóptero, acessível através de portas laterais deslizantes e de duas grandes portas traseiras, é bem adaptada para missões de resgate e defesa civil.

NH-90 NFH



NH-90 TTH
O NHI NH90 é um helicóptero bi-motor multi-usos fabricado pelas indústrias NHI, uma empresa estabelecida pela AgustaEurocopter e Stork Fokker Aerospace. 


NFH: Helicóptero de Fragata da NATO
A principal missão da versão NFH (NATO Frigate Helicopter) é combate autónomo anti-submarino(ASW) e anti-superfície (ASuW), principalmente a partir de navios. Estas aeronaves estão equipadas para operações diurnas e nocturnas, tal como, com mau tempo.
Missões adicionais incluem suporte de combate anti-aéreo, busca & resgate (SAR) e transporte de tropas.

TTH: Helicóptero de Transporte Táctico

A principal missão da versão TTH (Tactical Transport Helicopter) é o transporte de 20 tropas ou mais de 2.500 kg de carga, e operações aéreas de busca e resgate.
Missões adicionais incluem evacuação médica (12 macas), operações especiais, guerra electrónica, posto de comando aéreo, pára-quedismo, transporte VIP e treino de voo.









O EC-725 francês é uma evolução dos AS 523 SC e AS 523 AL Cougar, só que maior. O Cougar transporta entre 18 e 25 soldados. Já o Caracal leva até 29. 

O EC-725 Super Cougar a ser construído no Brasil é ainda uma evolução do já existente EC-725 da França, que atendeu a um requisito de suas Forças Armadas, onde opera desde 2006.

Ele hoje já é construído na França com materiais compostos, incluindo, fibra de carbono, fibra de vidro e até kevlar. É mais resistente a corrosão, tem glass cockpit, instrumentos de visão noturna e dois postos de artilheiros. Possui radar e até sistema de Chaff & Flares.

Segundo a Helibrás, trata-se de um helicóptero biturbina médio da classe de 11 toneladas, com performance garantida pela já experiente família Super-Puma/Cougar, que conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de horas de vôo acima de 2.300.000. Ele está equipado com rotor de cinco pás e possui uma autonomia de cinco horas e meia de voo.

O EC-725 possui excelente reserva de potência, sendo um helicóptero rápido com grande alcance de capacidades. Tem grande volume para carga e acomodações permitindo diversificado lay-out de transporte de tropas para até 29 combatentes, além dos 2 pilotos.

Desenvolvido pela Eurocopter com avançadas tecnologias, inclui projeto modular dos conjuntos mecânicos, o uso intensivo de materiais compostos, agrega o estado-da-arte em aviônicos, incluindo LCD Multi-funções, Sistema de Monitoramento do Veículo e Sistema de Controle Automático de Vôo – AFCS.

O EC-725 também incorpora a nova geração de turbinas TURBOMECA Makila 2A, motorização esta que proporciona elevado desempenho e máxima segurança, graças a sua total redundância com duplo canal no sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control.



TIGER HAP / HAD
















Eurocopter  Tiger


Existem 3 versões do Tiger 
( Projeto França/Alemanha): 
HAP(escolta), HAC(anti-carro) e UHT(multifunção). 


A torre do canhão de 30mm não é padrão em todas as versões, somente o Tiget HAP a possui. A versão HAP foi desenvolvida para a França com destaque para os mísseis AC-Trigat ou HOT 3,  Mistral (ar-ar) e o canhão GIAT AM 30, possuindo uma capacidade útil de 1.800Kg.


Este moderníssimo Helicóptero de Ataque é capaz de manobras insuspeitas para uma aeronave de asas rotativas. Seus sistemas de aquisição, designação e pontaria de alvos estão um passo a frente de muitos outras tecnologias do tipo.


O piloto e artilheiro, sentados em tandem, ocupam postos de pilotagem com painéis de instrumentos ultra sofisticados a cores e digitais; usam capacetes multifunção de avançado design, que projetam nas viseiras todas as informações necessárias a pilotagem e disparo das armas, sem a necessidade de olhar para dentro da cabine. Comandos HOTAS (mãos no acelerador e no manche) diminuem a carga de trabalho mais ainda.





Mísseis antitanques de concepção futurista como o Trigat ou HOT XXI podem destruir qualquer blindado conhecido em distâncias de até 5 km. Canhões de 30 mm, lançadores de foguetes de 70 mm CRV-7, e os mísseis ar-ar de autodefesa Mistral e Stinger são algumas das opções de armamento para este helicóptero ora entrando em serviço na França, Alemanha, Espanha e Austrália.


O Exército da França tem atualmente 13 helicópteros Tiger HAP em serviço e mais 28 encomendados. Adicionalmente, 40 aparelhos da versão HAD estão previstos para serem entregues.