sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CONTRATO DO VBTP-MR ASSINADO (IVECO E EB)



EXÉRCITO BRASILEIRO E IVECO ASSINAM CONTRATO DE PRODUÇÃO DA VIATURA BLINDADA DE TRANSPORTE DE PESSOAL (VBTP-MR)
• Contrato envolve 2.044 unidades do VBTP-MR em um período de 20 anos e é avaliado em R$ 6 bilhões
• Família de blindados nasce de licitação vencida pela Iveco em 2007 e está sendo desenvolvida no Brasil em conjunto com o Exército Brasileiro
• Veículos serão produzidos no Brasil, com alto índice de conteúdo nacional
O Exército Brasileiro e a Iveco Latin America assinaram hoje, 18 de dezembro, acordo para a construção de 2.044 unidades do modelo base da nova família de Veículos Blindados para o Transporte de Pessoal Médio Sobre Rodas (VBTP-MR). Os veículos substituirão os antigos modelos Urutu hoje utilizados pelas Forças Armadas brasileiras. O contrato tem valor previsto de R$ 6 bilhões em 20 anos.
A Viatura de Transporte de Tropas
- Média de Rodas

A fabricação do lote de 2.044 unidades tem início previsto para 2012, com término em 2.030. A produção dos modelos acontecerá no Brasil, com alto índice de conteúdo local, o que contribuirá para desenvolver a indústria de defesa nacional. A responsabilidade pela produção será da Iveco. A cadeia produtiva deverá envolver, no País, cerca de 110 fornecedores diretos e até 600 fornecedores indiretos.

O acordo foi assinado em cerimônia realizada no Quartel General do Exército, em Brasília, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Sérgio Galvão, e o presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu. Também participaram do evento o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, e o presidente da Iveco Defense Vehicles, Pietro Borgo.

O Projeto VBTP está alinhado com o segundo eixo estruturante da Estratégia Nacional de Defesa, relativo à reorganização da indústria nacional de material de defesa, para assegurar que o atendimento das necessidades de equipamento das Forças Armadas brasileiras esteja apoiado em tecnologias sob domínio nacional, proporcionando a geração de empregos diretos e indiretos no País.

Para o Exército Brasileiro, o projeto VBTP-MR significa aumentar a operacionalidade da Força Terrestre, incrementando sua capacidade de atuação nas diversas missões onde a utilização desse tipo de veículo é adequada, apresentando configurações diferentes (transporte de pessoal, reconhecimento, socorro, ambulância, etc) para atender às diversas necessidades operacionais.

DESENVOLVIMENTO NACIONAL

A família VBTP-MR é fruto da licitação promovida pelo Exército em 2007, vencida pela Iveco, montadora de caminhões do Grupo Fiat com fábrica no Brasil. Um dos fatores decisivos na escolha foi a experiência da empresa neste setor, oriunda da divisão mundial Iveco Defense Vehicles, que projeta, produz e comercializa veículos militares, incluindo modelos similares ao VBTP-MR brasileiro.

O VBTP-MR será uma família de veículos de transporte de 18 toneladas, equipada com motor diesel, tração 6x6 e capacidade anfíbia, capaz de transportar 11 militares. As especificações básicas indicam 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O modelo poderá ser equipado com uma torre armada com operação por controle remoto para diversas aplicações diferentes. O modelo pode ser aerotransportado por um avião do tipo Hercules C-130.

Esta família de blindados está em fase de desenvolvimento. O trabalho vem sendo realizado em conjunto pelo Exército Brasileiro (por meio do projeto Mobilidade Estratégia e pelo DCT – Departamento de Ciência e Tecnologia) e a Iveco, responsável pela fabricação do modelo. Estão também envolvidas no projeto a IMBEL (sistema de comunicações), a ELBIT (sistema de armas) e a Usiminas e Villares (desenvolvimento do aço estrutural balístico nacional).

Cerca de 30 engenheiros e técnicos especializados estão diretamente envolvidos no projeto. O primeiro protótipo está em construção em Minas Gerais e fica pronto no primeiro semestre de 2010. Outras 16 unidades de um lote piloto deverão ser produzidas pela Iveco no Brasil entre 2010 e 2012.

Uma maquete em escala real do VBTP-MR foi demonstrada na Latin America Aero & Defense (LAAD), a maior feira de equipamentos militares da América Latina, que aconteceu no Rio Centro, no Rio de Janeiro, em abril de 2009.

Iveco
A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.




VBTP-MR   Viatura Blindada Transporte de Pessoal

Dimensões

Comprimento total                                                                             
Altura na carcaça                 
Largura total                                                                                       
Distância entre - eixos (1º para o 2º e 2º para o 3º)        
Vão livre                                                                              
Bitola                                                                                                   
Ângulo de entrada                                                                             
Ângulo de saída                                                                 
Número de lugares
6910 mm
2340 mm
2700 mm
1700 - 2000 mm
430 mm
2260 mm
48°
45°
1+1+1+8 (11)
Pesos

Ordem de Marcha                                                              
Máximo peso admissível para manter capacidade anfíbia            
14.3 t
17.5 t
Motor

Tipo                                                                                                     
Alimentação                                                                                        
Combustível                                                                                        
Potência máx.                                                                                     
Torque máx                                                                         
FPT Cursor 9
Eletrônica Common Rail
F34, F54
383 cv @ 1600÷2100 rpm
1500 Nm @ 1400 rpm
Transmissão
Automática (6+1 ré)
Direção e suspensões

Sist. Transmissão Longitudinal
Caixa de Transferência de relação única
Suspensões hidropneumaticas independentes

Pneus
14.00 R20 (10.00W)
Freios
A disco nas 6 rodas
ABS 
Item de série
CTIS      
Item de série
Run Flat (Anel Toroidal)    
Item de série
Guincho
Hidráulico
Desempenhos

Máx. velocidade em estrada              
Velocidade na água                                                                           
Velocidade mínima                                                                            
Rampa longitudinal                                                                           
Rampa transversal                                                                             
Autonomia (estrada, 70 km/h)                                                           
Degrau                                                                                                
Trincheira                                                                                           
Vau                                                                                                      
Raio de giro (meio fio a meio fio – parede a parede)     
Potência / peso a 17,5 t (anfíbio)                                                      
>105 km/h
    9 km/h
3.5 km/h
> 60 %
> 30 %
> 600 km
0.5 m
≥ 1.3m
Anfíbio
9 – 9,9 m
22 cv/t
Inst. Elétrica

Tipo CAN bus
Painel digital com monitor (LCD)
Alimentação 24V   (Opcional saídas de 12 V) 

Capacidade de Reboque                                        
Veículo de mesmo tamanho
Proteções balísticas

Carcaça em aço balístico
Predisposição para blindagem adicional (“add-on”)
Predisposição para Kit anti-minas adicional

Opcional

Sistema de proteção NBC
Anti-incêndio automático no compartimento do motor
Anti-incêndio automático no compartimento da tropa





 VBTP-MR IVECO-EB




quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ARMA: TORPEDO LEVE "STINGRAY"

Sting Ray é um torpedo leve anti-submarino, equivalente inglês do Mk.46 americano. Tem guiagem totalmente autônoma depois de lançado, sendo operado preferencialmente por helicópteros anti-submarino e fragatas e destróiers de escolta, quando então é lançado de tubos montados nos costados dos navios.

 STINGRAY LANÇADO DE TUBO, 
POR UMA FRAGATA BRITÂNICA

STINGRAY MONTADO EM LANÇADOR
 NO HELICÓPTERO MERLIN MK-1

MERLIN LANÇANDO STINGRAY. OBSERVAR O PÁRAQUEDAS DESACELERADOR/ESTABILIZADOR NO INÍCIO DO PROCESSO DE ABERTURA

PÁRAQUEDAS EM AÇÃO - TORPEDO ENTRA NA ÁGUA NO PONTO DE IMPACTO CALCULADO, COMPENSANDO O DESLOCAMENTO DO VETOR DE LANÇAMENTO

STINGRAY A CAMINHO DE ENTRAR NA ÁGUA

WESTLAND SUPER LYNX MK-95 DA 
AVIAÇÃO NAVAL PORTUGUESA 
ARMADO COM TORPEDO STINGRAY

UM TORPEDO STINGRAY, APÓS DESCONECTAR O PÁRAQUEDAS DE FRENAGEM E ENTRAR NA ÁGUA, TEM SEU SISTEMAS ATIVADOS, OGIVA ARMADA E SENSOR ATUANDO TRAQUEANDO O ALVO, NO CASO UM SUBMARINO INIMIGO SUBMERSO. O TORPEDO ACABA DE SER LANÇADO DA NOVA E SOFISTICADA VERSÃO DO SUPER LYNX, HORA ENTRANDO EM SERVIÇO NA ROYAL NAVY.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

FX-2 adiado para 2010 – Uma análise

Mais de 10 anos acompanhados passo a passo pela imprensa especializada, e por que não dizer, pela sociedade brasileira, especialmente neste final de década, sendo que o assunto DEFESA voltou a ser pauta nacional, após anos de abandono e incompreensão por parte do estado barsileiro
.

Ao anunciar, durante o tradicional almoço de fim de ano com os oficiais generais das três forças armadas, que o anúncio dos caças fica para janeiro de 2010, Lula se mostra um ardiloso jogador, a concorrência está se tornando um "ás na manga", o governo quer ter gerar fatos neste primeiro trimestre de 2010 que capitalizem a atenção da mídia e da população em geral, e o anúncio do vencedor do FX-2 se inclui nesta "reserva técnica de fatos 2010", digamos.



O desgaste ao qual o Alto Comando da FAB tem sido exposto, por conta desta política, é o seu óbice, o atrito entre o Comando da Força e o Palácio da Alvorada tem sido grande, principalmente no 2º semestre de 2009, o ápice acontecendo na visita do Presidente francês Sarkhozy ao Brasil por ocasião do Sete de Setembro de 2009.



LEOPARD DO EXÉRCITO ALEMÃO EM AÇÃO - EXCLUSIVO


PANZERGRENADIER 37 - FAMÍLIA DE VEÍCULOS KMW LEOPARD DE GERAÇÃO ATUAL DO EXÉRCITO ALEMÃO EM AÇÃO - 2008


LEOPARD 2A-6

MAN Leopard 1 LEGUAN 
Armored Vehicle-Launched Bridge (AVLB)

LEOPARD 2-A6

LEOPARD 2-A6

LEOPARD 2-A6 EQUIPADO COM BLADE BULLDOZER E PINTURA ESPECIAL DESRUPTIVA ANTI-VISÃO THERMAL SCAN

LEOPARD 2-A6

LEOPARD 2-A6

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CHEGADA DOS LEOPARD 1-A5 DO EXÉRCITO BRASILEIRO



Total de 220 carros serão fornecidos ao Brasil provenientes dos estoques do Exército Alemão até 2012. Eles deverão ser entregues a unidades de infantaria blindada no Rio Grande do Sul e cavalaria blindada no Paraná.

Os carros de combate M-60A3 presentemente ao serviço e que estão operacionais nas principais unidades do exército, serão transferidos para unidades da 4ª Brig.Cav.Mec. no Mato Grosso do Sul.


Segundo dados não confirmados, serão retirados de serviço alguns dos M-41 ainda restantes, juntamente com alguns veículos M-60 e Leopard-1 cuja recuperação não é considerada de interesse.

No dia 28 de Outubro de 2009, a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) entregou oficialmente o primeiro dos 220 carros de combate LEOPARD 1A5 ao Exército Brasileiro nas instalações da companhia em Kassel, Alemanha.


Os carros de combate (CC) são originários das reservas do Exército Alemão eforam recondicionados e modernizados ao estado da arte neste ano. As entregas de todos os sistemas ocorrerão até 2012.

O Brasil adquiriu os carros de combate dentro de um acordo governo a governo com a Alemanha. O Escritório Federal de Defesa Tecnologia e Aquisição por seu turno comissionou a KMW no final de Dezembro de 2008 como contratista principal para a revisão dos carros de combate e desenvolver e instalar subsistemas específicos ao Brasil.


O contrato também provê ao país Sul-americano com equipamentos de: treinamento, simuladores, treinamento de motoristas e apoio técnico local.

O LEOPARD 1 foi introduzido no Exército Alemão (Bundesheer) em 1965. O ultimo carro deste modelo saiu de serviço no Exército Alemão, em 2003. Os seus sistemas são ainda considerados líderes tecnológicos na sua classe.

Tem sido implementados muitos programas de melhoriae está em uso em países como: Bélgica, Chile, Grécia, Itália e Turquia. Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG é a líder do Mercado europeu para veículos blindados de lagartas e de rodas.


Em suas instalações na: Alemanha, Grécia, Holanda e Estadois Unidos, mais de 3400 empregados produzem e apóiam um portfólio de produtos desde blindados aerotransportáveis a veículos de rodas pesadamente blindados (MUNGO, AMPV*, DINGO, F2, GFF4 e BOXER*), veículos de reconhecimento, anti-aéreos e sistemas de artilharia (FENNEK, GEPARD, LeFLaSys*, SPH 2000, AGM e DONAR) a carros de combate pesados (LEOPARD 1 e 2), veículos blindados de transporte de tropas (PUMA) e sistemas lançadores de pontes (LEGUAN e PSB2).

787 DREAMLINER FIRST FLIGHT


Transmitido ao vivo pela TV e internet, o voo inaugural do Boeing 787 Dreamliner, decolando de Pane Field, Everett, Washington, pode ser considerado um marco da recuperação do fabricante americano, que passou por momentos complicados no embate com seu principal concorrente, o conglomerado europeu AIRBUS, durante boa parte dos anos 90 e parte da década atual, que chega ao fim apresentando um cenário de recuperação pós crise mundial para a indústria americana.

INTERIOR DO 787

INTERIOR 787 DREAMLINER

PRIMEIRA CLASSE PROPOSTA 787

DREAMLINER




787 NO TÚNEL DE VENTO

Fabricado em modernos composites e fibra de carbono, a aeronave promete ser a mais moderna já produzida na história da aviação comercial. Sua introdução no mercado significa a reafirmação da soberania Boeing, já que a nova aeronave concorrente da Airbus, o A350, ainda se encontra em fase de desenvolvimento do projeto, e ainda deverá levar alguns anos para voar.

O 787 é revolucionário nos materiais, no interior inédito com iluminação inovadora usando de leds, os novos recursos para os passageiros em entretenimento e facilidades de viagem como internet, telefonia móvel por satélite e tv ao vivo a bordo, dentre outras novas e promissoras tecnologias.

O avião promete custo operacional sensivelmente menor do que os aviões que se propõe a substituir, e seu menor peso em relação aos tipos concorrentes significa mais eficiência, maior rentabilidade por assento oferecido e menores custos e consumo de combustíveis, além de manutenção extremamente otimizada e inteligente. O avião é todo auto-teste, sendo monitorado continuamente por sistemas automatizados.




787 DECOLA PARA O FUTURO DA AVIAÇÃO



2ª Bienal do Automovel em Belo Horizonte - QUARTA PARTE


CADILLAC LIMOUSINE JK

JUKEBOX

FORD T 1919

FORD T 1919

FORD T 1919

DESOTO

SCHACHT 1909

SCHACHT 1909

PACKARD 1932


PACKARD 1932

PACKARD 1932

PACKARD 1932

PACKARD 1932

ROLLS ROYCE CORNICHE CONVERSÍVEL 1971

KARMAM-GHIA ii

ALFA ROMEO MONTREAL 1971

ALFA ROMEO MONTREAL 1971

ALFA ROMEO MONTREAL 1971

CREVROLET CORVETTE STINGRAY 77

CREVROLET CORVETTE STINGRAY 77

CREVROLET CORVETTE STINGRAY 77

CREVROLET CORVETTE STINGRAY 77

MERCEDEZ-BENZ 300SL GULLWING 1955

MERCEDEZ-BENZ 300SL GULLWING 1955

MERCEDEZ-BENZ 300SL GULLWING 1955

MERCEDEZ-BENZ 300SL GULLWING 1955

MERCEDEZ-BENZ 300SL GULLWING 1955

LAMBORGHINI DIABLO 1995

LAMBORGHINI DIABLO 1995

LAMBORGHINI DIABLO 1995

LAMBORGHINI DIABLO 1995

LAMBORGHINI DIABLO 1995

LAMBORGHINI DIABLO 1995


CHERY CIELO

DOBLÔ TÁXI PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

PLAY CENTER GAMES PARA A MOLECADA

FORD MUSTANG GT II

FORD MUSTANG GT II

PORSCHE GT3 BR

COCKPIT PORSCHE GT-3 BR

PORSCHE GT-3 BR VALDENO BRITO

AGRALE MARRUÁ OFF-ROAD 4X4

AGRALE MARRUÁ OFF-ROAD 4X4

PROGRAMA DO DUDU AO VIVO DA BIENAL DO AUTOMÓVEL

DUDU AO VIVO DA BIENAL DO AUTOMÓVEL

DESOTO 1930

DESOTO 1930

DESOTO 1930

BMW ISETTA INTERIOR VISTO PELO TETO SOLAR