quinta-feira, 11 de março de 2010

Guns N Roses ao vivo em BHZ - Março de 2010

GUNS N ROSES AO VIVO EM BH
CHINESE DEMOCRACY TOUR 2010





Quinze mil pessoas esgotaram os ingressos para conferir de perto a primeira vez do Guns N' Roses em Belo Horizonte. Contando apenas com Axl Rose da formação clássica do grupo e divulgando o discoChinese democracy, que demorou mais de uma década para ficar pronto, o Guns fez um show curto para seus padrões, mas intenso e que agradou o público que lotou o ginásio Mineirinho nesta última quarta-feira, dia 10 de março.

A tarefa de iniciar os trabalhos ficou com a banda mineira Uberro. Escolhida entre mais de 400 grupos pelo próprio pessoal do Guns, o grupo subiu ao palco do Mineirinho às 20h50. Com um show curto, que durou 20 minutos, Uberro mostrou um pop rock competente, mas talvez um pouco deslocado no contexto do evento.

Pouco tempo depois, foi a vez de Sebastian Bach subir ao palco. O ex-vocalista do Skid Row, que está abrindo os shows do Guns no Brasil, esbanjou simpatia e energia em pouco mais de uma hora de show. Correu, girou o fio do microfone sobre a cabeça, cuspiu água no público e se esforçou para falar um português, inclusive lembrando da passagem que fez há 20 anos em Belo Horizonte com o Skid Row, no mesmo Mineirinho.

Vestido todo de couro, arrancou gritos das mulheres quando tirou a camisa para vestir algo mais confortável: uma espécie de abadá do Brasil com o escrito "Tião". Quando um fã jogou uma faixa pedido a música In a darkened room, Bach não se fez de rogado e emendou o sucesso do segundo disco do Skid Row. Treze músicas da sua antiga banda e da sua carreira solo serviram para deixar o público em ponto de bala para o Guns.

Se no primeiro show da banda, em Brasília, a banda demorou horas para subir ao palco, em BH o atraso nem foi tanto. Era 22h55 quando uma introdução instrumental indicava que o Guns N' Roses estava no palco. Vestido com um chapéu, óculos escuros e blusa de manga comprida, mesmo com o calor intenso que dominava o ginásio, Axl Rose subiu no palco e sem cumprimentar o publico ou falar qualquer coisa, iniciou o show com a música título de Chinese demcracy. Para quem estava sendo tratado a pão-de-ló por Sebastian Bach, causou uma certa estranheza, mas o mau humor de Axl é notório e quase parte indispensável do show. A estrutura impressionou. Fogos de artifício e explosões ajudavam a banda durante as músicas. Antes desligados, os sete telões do palco davam uma ideia perfeita do show para quem estava mais longe.

Era perceptível que o público não recebeu bem Chinese democracy, e que estava lá para curtir as músicas clássicas, que fizeram do Guns uma das maiores bandas do mundo. Alternando sucessos e novidades, o repertório do show foi uma montanha-russa, que alternava momentos de êxtase da plateia com músicas como Welcome To The JungleLive And Let DieNovember Rain e Knockin' On Heaven's Door, que foram ovacionadas e cantadas em uníssono com momentos de puro estranhamento com as novidades SorryIf the world e Street of dreams. Se no lugar das novidades a banda tocasse músicas que foram limadas do repertório como PatienceCivil War e Don't Cry, com certeza o Mineirinho teria que ser fechado para reformas. 

Aliás, não seria má ideia que o velho ginásio fosse reformado de uma vez. A notória acústica do local comprometeu o som em alguns momentos, principalmente nas partes mais agitadas das músicas. A solução encontrada pela equipe técnica, de regular o som perto do volume máximo, só piorou o eco que reverberavam no local. É fato que o Mineirinho não é o ideal para receber shows de qualquer natureza, mas também é verdade que é melhor que se tenha uma banda do porte do Guns lá do que não ter em lugar nenhum. Curiosamente, a voz de Axl, que foi motivo de polêmica no show em Brasília, não falhou em nenhum momento e estava perfeitamente audível.

Axl Rose fez os mesmos movimentos de 20 anos atrás. Mandou dedo para o público, dançou de ladinho e masturbou o pedestal, só para depois o arremessar longe. Apesar da aparente rebeldia, a percepção que se tem é que é tudo muito bem ensaiado, sem espaço para improvisos, o que mostra que o antigo bad boy agora é um comportado e obediente senhor. Um exemplo disto foi quando um fã arremessou uma bandeira do Brasil com o escudo do Cruzeiro, Axl prontamente se enrolou nela. Quando parte do público vaiou, o vocalista, talvez percebendo o equívoco, entregou o pano para um membro da produção e passou a evitar qualquer coisa que fosse arremessada no palco. A única exceção foi uma bandeira de Minas Gerais, no fim do show.

O novo Guns é composto por excelentes músicos, que demonstraram toda sua virtuose em solos, seja de guitarra, com Bumblefoot, DJ Ashba e Richard Fortus, seja de piano, com Dizzy Reed. Mas não passa de uma banda de apoio, que mesmo extremamente esforçada, não tem o carisma da formação clássica. Tudo bem que os tempos são outros e Slash, por exemplo, já não faz mais parte do Guns desde 1996, mas a presença dos atuais integrantes só reforça o clima de espetáculo bem-ensaiado e artificial.

No único momento em que se dirigiu ao público, Axl revelou que não havia dormido de terça para quarta e estava bastante cansado, o que talvez justifique o tempo do show, que foi de apenas duas horas, pouco para os padrões do Guns. Ele aproveitou para pedir para o público cantar parabens para a empresária brasileira Beta, no que foi prontamente atendido.

Após Paradise city e os aplausos da plateia, luzes acesas e My way na voz de Frank Sinatra indicavam o fim do show, que durou exatas duas horas. Pouco para o que a banda ainda poderia mostrar, mas suficiente para quem foi sair satisfeito e com um sorriso no rosto.

Set-list Sebastian Bach

Slave to the Grind
Back in the Saddle
Big Guns
Here I Am
Stuck Inside
Piece of Me
18 & Life
"Brazilian" Metalhead
Stabbin' Daggers
In a Darkened Room
Monkey Business
You Don't Understand
I Remember You
Youth Gone Wild

Set-list Guns

Chinese Democracy
Welcome To The Jungle 
It's So Easy
Mr. Brownstone 
Sorry 
Solo (Richard Fortus)
Live And Let Die 
If the World 
Rocket Queen 
Solo (Dizzy Reed)
Street Of Dreams 
You Could Be Mine 
Solo (DJ Ashba)
Sweet Child O' Mine 
Another Brick in The Wall 
November Rain
Solo (Bumblefoot)
Nighttrain
Knockin' On Heaven's Door 
Paradise City








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!