terça-feira, 27 de abril de 2010

DAVID NEELEMAN EM CONGRESSO




Congresso Nacional de Atualização em Gestão.


David Neeleman

David Neeleman
Tema: Competitividade
Dia 20 de maio de 2010
Poucos setores da economia brasileira são mais enredados, competitivos e agressivos do que a aviação comercial. Concentrado em pouquíssimas empresas, vulnerável a disposições regulatórias e com resultados operacionais altamente dependentes de fatores externos, como o preço do petróleo e a segurança internacional, foi exatamente nesse mercado que se lançou um dos mais ambiciosos empresários do mundo.
Nascido em São Paulo, David Neeleman morou no Brasil até os cinco anos, quando seus pais retornaram a seu país natal, os Estados Unidos. Começou sua vida profissional vendendo pacotes turísticos para o Havaí entre seus colegas de faculdade. O bico deu tão certo, que recebeu uma proposta para trabalhar em uma agência de turismo. Em pouco tempo fundou sua primeira companhia aérea, a Morris Air – comprada depois pela Southwest. Também nessa época estreou a utilização dos tickets eletrônicos, então uma idéia revolucionária para a aviação.
Seu faro para oportunidades o levou a explorar outras brechas e diferenciais. Ainda nos Estados Unidos, Neeleman lançou a Live TV (empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo, especialmente desenhado para aviões) e teve participação direta na Open Skies (voltada para a administração de receitas, recursos e reservas com base na Internet).
No Canadá, começou a aplicar suas ideias e serviços inovadores na WestJet. Em poucos anos, transformou-a na segunda maior empresa aérea do país. Em 1999, criou nos Estados Unidos a JetBlue, eleita desde 2001 a “Melhor Companhia Aérea em Vôos Domésticos” do país.
Eleito pela revista Time um dos 100 homens mais influentes do mundo, Neeleman viu no mercado brasileiro outro grande flanco para sua capacidade empreendedora. Em 2008 lançou a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, com a promessa de revolucionar a aviação comercial brasileira. O investimento inicial de US$200 milhões fez da Azul a empresa aérea mais capitalizada da história da aviação mundial, na data de seu lançamento. Com uma proposta de serviços de qualidade, voos sem escala e preços acessíveis, é sem dúvida um dos mais ambiciosos e disputados empreendimentos da aviação mundial – que, em seu primeiro ano de funcionamento, atingiu a impressionante marca de 2,2 milhões de passageiros.

Centreventos Cau Hansen – Expocentro Edmundo Doubrawa

Avenida José Vieira, 315
Centro – Joinville – SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!