segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pampulha Weekend - Parque Ecológico completa seis anos com apresentações de aeromodelistas da AMA

PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA - ÁREA UTILIZADA COMO PISTA DE VOO DOS AEROMODELISTAS DA AMA, DURANTE O 6º ANIVERSÁRIO DO COMPLEXO.
JOCÉLIO AQUINO, DA AMA, FEZ A LOCUÇÃO DO EVENTO E A APRESENTAÇÃO DOS PILOTOS INSCRITOS PARA SE EXIBIREM NA PAMPULHA
RUDSE CARVALHO, PRESIDENTE DA AMA, OBSERVA ATENTAMENTE OS PREPARATIVOS PARA O VOO VCC DE SAULO AGOSTINI, PILOTO DA CASA
O EXTRA 260 37% DE ESCALA DE BRUNO VISCONTE, PILOTO JR/DINIZ ESTEVES, DURANTE UMA DE SUAS APRESENTAÇÕES NA MANHÃ DE DOMINGO
O EVENTO CONTOU COM O APOIO E SEGURANÇA DA GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE. NA FOTO, GM COM SUA "PATINETE HIGHTECH" OBSERVA O EVENTO
O SOPWITH CAMEL ESCALA DE RÉGIS LEITE CORTA OS ARES, COMANDADO PELO NOTÁVEL CÃOZINHO SNOOPY. ESTE AEROMODELO FOI CAMPEÃO NA AMA EM RECENTE COMPETIÇÃO
ALIGN T-REX 600 DE WOLFGANG SIRCHERL, INSTRUTOR DE HELIMODELISMO E PILOTO AMA, DURANTE SEU VOO EXIBIÇÃO
BRUNO VISCONTE (CAMISA VERMELHA, A ESQUERDA) COMANDA SEU EXTRA 260 EM UM EMOCIONANTE RASANTE NO PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA.



O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e foi inaugurado em 21 de maio de 2004. O espaço, de 30 hectares de àreas verdes, oferece à população da cidade a aos turistas uma programação permanente de educação ambiental, cultural, patrimonial e para o trânsito.

Suas características, pouco comuns no Brasil, proporcionam às pessoas uma integração direta com o ambiente. O gramado pode e deve ser pisado e utilizado para o descanso, o lazer e a comtemplação da natureza. Para receber visitantes e grupos agendados, uma equipe de monitores, treinada pelos profissionais do Serviço de Educação Ambiental, está sempre disponível. Eles são aptos a orientar crianças e adultos quanto ao meio ambiente e sua conservação, além de esclarecer dúvidas relativas à flora e fauna do Parque.



A prática de esportes é estimulada com o oferecimento equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e cooper e bicicletas gratuitas. O espaço também é utilizado como cenário para shows musicais, espetáculos de dança, peças teatrais e eventos com propósitos educativos. Patrimônio de Belo Horizonte, o Parque artificial acolhe cerca de 5.000 pessoas aos finais de semana e atende escolas públicas e particulares durante a semana.

Bicicletas para Todos 

O "Bicicleta para Todos" é uma grande novidade para os moradores de Belo Horizonte. O projeto é pioneiro e oferece à população lazer de qualidade aliado à promoção da saúde. No Parque Ecológico, vinte bicicletas estão à disposição dos visitantes para utilizarem gratuitamente. A partir de um documento de identificação, qualquer pessoa maior de 18 anos poderá pegar uma bicicleta e percorrer o Parque em áreas determinadas. Os usuários são orientados quanto ao uso correto do equipamento, uma opção saudável, econômica e ecologicamente correta.

A idéia foi inspirada no "Plano das Bicicletas Brancas", que surgiu em Amsterdam em 1968. Bicicletas brancas eram distribuidas pela cidade para que qualquer cidadão as utilizasse para se locomover. Os ciclistas as deixavam em seu local de destino para que uma próxima pessoa pudesse usá-las. A cor branca demonstrava que a bicicleta era coletiva.

A partir desse projeto, a Prefeitura, através da Fundação Zoo-Botânica-BH e da BHTrans, pretende estimular os visitantes do Parque Ecológico da Pampulha para o interesse por questões como educação ambiental, educação patrimonial e educação para o trânsito.

Eventos realizados 
- Inauguração
- Semana do Meio Ambiente - 2004
- Grupo Giramundo de Teatro de Bonecos
- Trio Amaranto
- Tai Chi Chuan
- FIT 2004
- Horizonte no Grafiti
- Estrelas no Parque
- Sábado no Parque
- Bandas no Parque
- Rede pela Paz
- FID 2005
- Saúde
- Minas para Todo Mundo
- Jornada nas Estrelas
- Aniversário

O parque é aberto de terça a quinta-feira para visitas de grupos agendados. De sexta-feira a domingo ao público em geral.

O horário é sempre de 8:30 às 17:00 horas. A entrada é gratuita.

O Parque fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111 - Pampulha.

As linhas de ônibus que podem ser utilizadas para se chegar até o Parque são:

3302
4408 - Tijuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!