domingo, 20 de junho de 2010

Aeroporto Brig. Cabral - Fumaça em Divinópolis, MG


T-27 TUCANO DO EDA - FOTO: ROBERTO CAIAFA

A cidade de Divinópolis (220km de Belo Horizonte, MG) esteve em festa neste sábado, 19 de junho de 2010. Após meses de intenso trabalho, as obras de reforma e modernização do Aeroporto Brigadeiro Cabral foram parcialmente entregues a população durante cerimônia cívica que contou com a sempre brilhante participação da Esquadrilha da Fumaça, Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, autoridades municipais, convidados e centenas de cidadãos de todas as idades.


T-27 EDA EM VISTA FRONTAL - FOTO: ROBERTO CAIAFA
C-105A AMAZONAS DO ESQUADRÃO ONÇA - FOTO: ROBERTO CAIAFA

O aeroporto de Divinópolis conta a partir de agora com nova pista e taxiway, pátio e área operacional, apresentando cobertura asfáltica de 30 cm de espessura, preparada para suportar o duro stress das operações diárias. Nova e moderna sinalização e iluminação de pista foi instalada, permitindo a operação noturna do aeroporto com maior segurança e eficiência. Os apoios e instrumentos de navegação foram revisados e/ou substituídos, quando necessário.
NOVO ASFALTO, SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO - FOTO: ROBERTO CAIAFA

No setor operacional, uma nova seção de combate a incêndios e respectivos equipamentos oferecem um novo patamar de funcionalidade ao aeródromo, que conta a partir de agora com segurança reforçada, realçada pela troca, reforma e/ou construção de novas cercas de isolamento da área do aeroporto, selando o perímetro.
PÚBLICO ACOMPANHA O SHOW DO EDA - FOTO: ROBERTO CAIAFA

Para o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico Francisco Martins,  os valores investidos até agora apenas confirmam a disposição da cidade em crescer “Só por parte do Governo do Estado os investimentos foram da ordem de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões de reais. A Prefeitura fará o investimento da contrapartida, na construção da estação de passageiros, que hoje não temos. O que existe é uma área muito tímida, com um pequeno edifício e outras facilidades que precisamos organizar. Há um novo conceito de transporte aéreo sendo discutido para a cidade, fato que nos deixa muito feliz. Até o final do ano o aeroporto de Divinópolis estará todo remodelado, dispondo de toda a infraestrutura necessária para que ele possa receber vôos regionais. Por parte da Prefeitura, vamos participar no processo de licitação para a estação de passageiros do aeroporto, preparando Divinópolis para entrar no circuito aeroviário do Governo do Estado”, afirmou Francisco Martins
MANOBRA "DESFOLHADO" - FOTO: ROBERTO CAIAFA

Segundo a Prefeitura, existe a possibilidade de linhas aéreas comerciais passarem por Divinópolis, após a completa recuperação do aeroporto municipal. Hoje já se discute uma parceria entre uma empresa local e as grandes companhias aéreas do Brasil para se criar uma linha ligando Divinópolis à Confins (Belo Horizonte). Neste modelo, por exemplo, o passageiro embarcaria para São Paulo em Divinópolis, com parada em Confins para troca de aeronave até São Paulo. A idéia é que os vôos levem o passageiro de Divinópolis para Confins e, daí, para todo o país.
CAPITÃO CALDAS, LOCUTOR DA APRESENTAÇÃO - FOTO: ROBERTO CAIAFA




Fumaça e seu Show - As crianças agradecem

Por volta de 15 horas, já era difícil conseguir chegar ao aeroporto, devido ao imenso congestionamento que se formou nas vias de acesso. A PMMG em Divinópolis avaliou que cerca de 20.000 pessoas assistiram a apresentação do EDA, liderado pelo Ten Cel Av José Aguinaldo de MOURA. Decolando as 16 horas, os sete aviões T-27 Tucano da esquadrilha, pintados em belo esquema amarelo azul verde a branco, realizaram a sequência completa de manobras previstas, e as centenas de famílias, adultos e crianças presentes vibraram muito com a "Bomba", o "Desfolhado", a manobra "DNA", o voo de dorso (o recorde mundial desta modalidade de voo é da Fumaça) com seis aeronaves, dentre outras acrobacias.
LOOPING EM FORMAÇÃO - FOTO: ROBERTO CAIAFA

Em Divinópolis, o EDA contou com o apoio de uma aeronave C-105A Amazonas do Esquadrão Onça - 1º/15º GAv, baseado em Campo Grande, MS. Seu design muito bonito, e os dois motores turboprop e suas hélices em forma de cimitarra chamaram a atenção da população. Os flashes das câmeras digitais não pararam de trabalhar. A segurança e contenção da área operacional ficou a cargo dos soldados do Tiro de Guerra de Divinópolis e do efetivo da PM da cidade. Bombeiros, Ambulância e Guarda Civil completaram o excelente esquema de segurança montado para a festa, fato elogiado inclusive pelos Fumaceiros.
VOO DE DORSO SOLO - FOTO: ROBERTO CAIAFA

A apresentação transcorreu em clima de grande vibração, e o fato de ser véspera de jogo do Brasil na Copa do Mundo ajudou bastante no colorido do público, que vibrou bastante com toda a apresentação da Fumaça, no céu e no solo. A sociedade de Divinópolis encantou-se com a correção, educação e profissionalismo dos membros da esquadrilha da Fumaça. Para completar, a presença do C-105 Amazonas só deixou a festa mais bonita. Uma bela festa, digna do grande futuro planejado para o aeroporto e para a cidade de Divinópolis.
CASA C-105A AMAZONAS, ESQUADRÃO ONÇA - FOTO: ROBERTO CAIAFA

CRIANÇAS CURTINDO O SHOW DO EDA - FOTO: ROBERTO CAIAFA

CAPITÃO AV. CALDAS - FOTO: ROBERTO CAIAFA

T-27 TUCANO "1", AERONAVE LÍDER

"CORAÇÃO FUMACEIRO" - FOTO: ROBERTO CAIAFA

NOVO PÁTIO E TAXIWAY - FOTO: ROBERTO CAIAFA

CRIANÇAS E A FUMAÇA, AMIGOS!   FOTO: ROBERTO CAIAFA

CAPITÃO BALDIN DISTRIBUI FOLDERS DA FUMAÇA APÓS O SHOW!  
FOTO: ROBERTO CAIAFA


CAPITÃO BALDIN DISTRIBUI FOLDERS DA FUMAÇA APÓS O SHOW!  
FOTO: ROBERTO CAIAFA

RUBENS LACORTE, KIDS & KITS  -  FOTO: ROBERTO CAIAFA

CASA C-105A AMAZONAS, ESQUADRÃO ONÇA  -  FOTO: ROBERTO CAIAFA

CRIANÇAS E A FUMAÇA: AMIGOS!  -  FOTO; ROBERTO CAIAFA

EXCELENTE PRESENÇA DE PÚBLICO NO SHOW DA FUMAÇA!
FOTO: ROBERTO CAIAFA

C-105A AMAZONAS 1º/5ºGAv - ESQ. ONÇA  - FOTO: ROBERTO CAIAFA


Roberto Caiafa, de Divinópolis, 
em parceria com a Kids & Kits 
(Texto e Fotos)

Um comentário:

  1. Anônimo4:21 PM

    Divinópolis fica 120km de BH e não 220km como citado na reportagem acima !

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu contato!