segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BH RECEBE O I CONGRESSO DE NUTRICIONISTAS DE MINAS GERAIS







25/08/2010 - BH RECEBE O I CONGRESSO DE NUTRICIONISTAS DE MINAS GERAIS

BH RECEBE O I CONGRESSO DE NUTRICIONISTAS DE MINAS GERAIS
Alimentação saudável, qualidade de vida, saúde e bem-estar.Todas estas discussões  conjugadas  às  questões socioambientais estarão em debate no I CONGRESSO DE NUTRICIONISTAS DE MINAS GERAIS – I CONUT/MG. Trata-se do maior encontro mineiro de profissionais ligados à área de saúde da nutrição.
O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Espaço CDL, à Av. João Pinheiro, 495 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte – MG. O evento marca as atividades comemorativas do DIA DO NUTRICIONISTA – 31 DE AGOSTO.  A abertura oficial será no dia 26, às 19 horas.
Diversas autoridades e especialistas das áreas de políticas públicas, temáticas de sustentabilidade e meio ambiente, segurança alimentar e nutricional sustentável, especialidades das áreas nutricionais, de combate à fome e promoção da saúde estarão presentes nas atividades do I CONUT/MG.


UM CONGRESSO COMPROMETIDO COM A NUTRIÇÃO E COM O PLANETA
Idealizado  e realizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região – CRN9 - Minas Gerais, o Congresso Mineiro, que tem como tema “Valorização Profissional a Serviço de Uma Sociedade Sustentável”, debaterá questões técnicas e científicas da atualidade e de interesse social - nas áreas de nutrição, segurança alimentar, consumo de qualidade; dentro do contexto de co-responsabilidade do nutricionista com a sustentabilidade do planeta.
O evento reunirá na capital mineira profissionais de Minas Gerais e de diversas regiões do Brasil. O I CONUT/MG será um espaço de qualificação profissional direcionado à intervenção social – papel público do nutricionista em sua atuação, através de debates inovadores e integração de especialistas e estudiosos. O Congresso terá, em sua dinâmica, exposição e intercâmbio de experiências exitosas na solução de problemas e desafios alimentares, pesquisas científicas na área, e intercâmbio de vivências e projetos pioneiros.


MESAS E DEBATES: NUTRIÇÃO COMPROMETIDA COM A QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE
Temas diversos estão na pauta do Congresso: garantia de qualidade nutricional em restaurantes comerciais e coletivos (empresas), nutrição esportiva e performance dos atletas, nutrição na terceira idade, alimentação no atendimento e no aspecto curativo - doenças (hospitais e clínicas), nutrição na alimentação e merenda escolar, as curvas de crescimento infanto-juvenis aliadas aos índices recomendáveis.
No aspecto da qualidade alimentar, o  I CONUT/MG fará discussões sobre a necessidade do estímulo à educação alimentar e as cultura de mudanças de hábitos alimentares. Sabe-se que a alimentação tem relação com o surgimento de problemas de saúde (cardiopatia, hipertensão, câncer, diabetes etc). Neste sentido, o nutricionista tem papel relevante na promoção da saúde da população dentro de um conjunto de atuação multiprofissional.

MESAS E DEBATES: SAÚDE DA POPULAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICA
Analisado pelos aspectos da nutrição e ingestão de alimentos, serão debatidos temas recorrentes na conjuntura como: a cirurgia bariátrica e seus aspectos psicológicos, nutricionais e sociais; a oncologia ligada à nutrição: contribuições do tratamento nutricional para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, alimentos nutracêuticos e fitoterapia: indicação na prevenção e tratamento de patologias. O Congresso também discutirá um tema que vem ganhando espaço no comportamento alimentar, ou seja, o vegetarianismo ligado à nutrição: implicações nutricionais, ambientais e culturais.
Avaliando os rumos da política pública de alimentação e nutrição, o evento analisa os avanços, desafios e perspectivas dos programas e ações governamentais no estado e nos municípios mineiros. Um amplo debate sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN. Junto destes, a qualidade alimentar da população refletida emprogramas como o saúde da família, os planos de saúde etc. Também, no que se refere às políticas sociais, a alimentação nas escolas públicas e privadas ancorados nas leis 11.947/09 (Lei Federal) e Lei 18.372/09 (Lei Estadual).

MESAS E DEBATES: NUTRIÇÃO E CONTRIBUIÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE
Soberania alimentar e desenvolvimento sustentável, produção e consumo de alimentos e compromisso com o meio ambiente. Ao lidar e processar o alimento, o nutricionista se depara com todas as formas diretas ou indiretas de produção, consumo e descarte de resíduos sólidos ou líquidos. O Conselho de Nutricionistas de Minas Gerais quer, através do I CONUT/MG, ampliar a reflexão e a ação co-responsável dos nutricionistas com as temáticas socioambientais - em conexão com a nutrição; bem como, outras diversas temáticas de atualização profissional que perpassam todo o conteúdo de discussão do I CONUT/MG. 
Contribuindo com a consciência sustentável e defesa do meio ambiente, o Congresso terá exposições de experiências institucionais de bom destino e reaproveitamento de resíduos.


O CRN9 – CONSELHO DE NUTRCIONISTAS
O Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais (CRN9) é uma autarquia sem fins lucrativos, de interesse público,com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista no estado de Minas Gerais, em defesa da sociedade. É um órgão do Sistema CFN/CRN.
O Sistema CFN/CRN tem como órgão central o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e é integrado, atualmente, por dez Conselhos Regionais de Nutricionistas que representam os diversos estados brasileiros. O CRN9 atua em Minas Gerais, tendo sua sede em Belo Horizonte e uma delegacia na cidade de Uberlândia.
O NUTRICIONISTA
O Nutricionista tem papel fundamental na qualidade de vida e bem-estar das pessoas e do planeta. Ele é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Na definição do site Wikipédia,"o nutricionista está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais”. E conclui afirmando que “ sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país".

(*) Notícia produzida por Antônio Coquito - Jornalista Profissional - Assessor de Comunicação do CRN9                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!