terça-feira, 10 de agosto de 2010

Google pode comprar veículos aéreos não tripulados


VANT MICRODONE "ÓCTOPUS" COLETANDO DADOS PARA O GOOGLE MAPS

Os veículos aéreos gravam imagens em alta definição Foto: Divulgação
Os veículos aéreos gravam imagens em alta definição
Foto: Divulgação
Há pouco tempo descobriu-se que o Google manteve conversas com a CIA, Agência Central de Inteligência dos EUA. A pauta englobava softwares de monitoramento (e espionagem) online. O investimento agora - aparentemente sem ligações com a CIA - envolve robôs capazes de voar, controlados remotamente. De acordo com o site alemão WirtschaftsWoche, quem fabrica os aparelhos é uma empresa norte-americana chamada Microdrones.
Os veículos aéreos não tripulados (VANT) civis tendem a ser furtivos e silenciosos, podendo atingir grandes alturas, a uma velocidade de até 80 Km/h.
Tudo indica que o interesse do Google pelos veículos se dá na utilidade que eles teriam para a criação de mapas, item principal de ferramentas como Google Maps e Google Earth.
"Nossos VANTs são bem adaptados para fornecer a gravação mais rápida de informações do terreno", diz Sven Juerss, diretor executivo da Microdrones.
Juerss ainda sugere que o dispositivo é capaz de realizar o mapeamento de bairros inteiros de forma rápida e relativamente barata. Todavia, existe uma grande preocupação em relação à privacidade dos cidadãos, que pode complicar as operações.
O processo atual de captação de imagens, feito com veículos terrestres, já gera controvérsia e opositores por registrar cenas particulares de indivíduos comuns.
Normalmente esse tipo de equipamento, que é capaz de gravar vídeos de alta definição, bem como tirar fotos, tem como finalidade transmissões ao vivo ou registros para equipes de vigilância, forças policiais e militares. É, portanto, sancionado para uso do governo, não de uma empresa privada.
Um vídeo com uma dessas naves em funcionamento pode ser visto através do link 


http://youtu.be/Y4jtguSF0n4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!