sábado, 14 de agosto de 2010

Greve na Gol - Sai ou não sai? O passageiro agradece uma definição


Os funcionários ligados ao Sindicato Nacional dos Aeroviários vão promover assembleias hoje para decidir se optam pela paralisação das atividades. Entidade não engloba Pernambuco e São Paulo

SÃO PAULO: O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) promove hoje assembleias itinerantes com funcionários da Gol Linhas Aéreas para decidir se opta pela paralisação das atividades. Segundo a presidente do SNA, Selma Balbino, as reuniões serão realizadas em todos os aeroportos onde há sindicalizados à entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Haverá reuniões em dois turnos: das 10h30 às 13h e das 22h à zero hora. Os trabalhadores pedem melhores salários, equiparação salarial entre categorias e planos de saúde, além do fim do excesso de jornada e se queixam de assédio moral. Os trabalhadores têm como alternativa aguardar o resultado da próxima audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), agendada para o dia 20 deste mês.

Segundo o SNA, durante a primeira mediação, realizada no último dia 9 pela procuradora Laura Martins Maia de Andrade, a Gol negou irregularidades e se recusou a baixar a jornada de trabalho. O SNA não engloba Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Neste último caso, o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Saesp) diz não ter, no momento, problemas fortes o suficiente para deflagrar uma greve. Entramos com pedido de reunião no Ministério Público do Trabalho para discutir alguns itens. Só pensaremos em greve se não houver entendimento nesta reunião, afirmou o presidente do Saesp, Reginaldo Alves de Souza.

Segundo ele, dentre os pontos que os sindicalistas querem discutir com a Gol estão o reajuste de 35% do plano de saúde dos funcionários, melhoria das condições em postos expostos ao perigo e reembolso aos mecânicos. Com relação ao salário, não temos discussões neste momento, já que a campanha de reajuste começa só em outubro. O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) fará hoje, às 11h, assembleia no aeroporto de Cumbica. Eles também vão deliberar sobre uma greve na Gol.

Este sindicato reclama da terceirização de atividades em áreas como carregamento, descarregamento e limpeza de aeronaves. Eles se queixam, também, que a Gol não se compromete com o cumprimento da convenção coletiva e da regulamentação da categoria, conforme comunicado enviado aos membros do sindicato.

Esta semana, o presidente da Gol, Constantino Oliveira Junior, disse que não vê risco potencial de greve de seus funcionários. Ele comentou que no último dia 9 o Ministério Público intermediou conversas entre a companhia e o SNA, mas o executivo se queixou que os sindicalistas não têm uma proposta clara para apresentar. Procurada, a assessoria de imprensa da Gol disse que não se pronunciaria porque não havia recebido comunicado formal de entidades sindicais sobre eventuais greves.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!