domingo, 8 de agosto de 2010

LAUSITZ, Alemanha – A Red Bull Air Race confirma seu campeão mundial 2010! Paul Bonhomme venceu a etapa final no EuroSpeedway neste fim de semana.




BONHOMME’S TRACK GURU ADDS THE RIGHT STUFF



Paul Bonhomme e Paulo Iscold checando dados de telemetria no pós voo em Lausitz
Por toda a temporada, Bonhomme foi presença constante no topo da tabela de classificação,  apresentando um voo limpo e uma arma secreta: o apoio e análise técnica pré e pós voo de um grupo de acadêmicos aeronáuticos do Brasil, presença constante nos hangares da Air Race. Mais exatamente, do CEA (Centro de Estudos Aeronáuticos) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Paulo Iscold, Professor do CEA-UFMG, vem provendo uma profunda análise de dados dos voos de Bonhomme, desde o início da temporada 2010. Este engenheiro aeronáutico e especialista em aerodinãmica se associou ao experiente piloto de acrobacias sul africano glen Dell para prestar este tipo de consultoria aeronáutica, que envolve muita pesquisa e conhecimento.


"Ele está nos ajudando durante toda a temporada e esteve conosco nas últimas quatro corridas", diz Bonhomme. "É um excelente investimento e no futuro é um" must-have definitivo "- Eu não acho que você possa competir hoje sem o seu conhecimento do seu lado." 



A experiência que Iscold trouxe para a equipe provou-se inestimável para a análise de telemetria em tempo real. Bonhomme diz que tem fé absoluta no feedback. "É muito útil", o campeão concorda. "O benefício real é ter alguém lá que imediatamente tem a inteligência para fazê-lo - por isso, quero dizer a coleta de dados físicos, mas também o espírito de realmente fazê-lo - e também as ferramentas que nós usamos. são vários computadores e sensores. Ele também pode pegar os dados de vídeo e muito rapidamente dizer onde está meu erro e onde eu estou indo mal. Ele fica horas e horas debruçado sobre os dados durante a noite. Eu posso me desligar e relaxar em seu lugar. " 

O campeão Paul Bonhomme saúda o público na Alemanha

O alto nível de avaliação aerodinâmica é complexo para dizer o mínimo, e estudos sobre cargas G, velocidade e aceleração, dentre outros parâmetros, servem para ajudar a equipe com estratégias específicas para cada portão. Bonhomme admite que às vezes ele "quase se perde" na sobrecarga de informações, mas não duvida da qualidade dos pareceres emitidos. "Às vezes eu me pergunto o que diabos ele está a falar!?", Ri o britânico. 

"Mas eu simplesmente sigo seu conselho e é isso que você precisa fazer, por que dá certo. Eu tive amigos me dizendo 'vira um pouco mais apertado no Gate 4', mas no Red Bull Air Race, você precisa de algo mais do que isso. Paulo pode me instruir sobre meios de execução do voo tão acurados, tão precisos, que ele chega ao requinte de afirmar - Você pode adicionar um décimo de segundo aqui  no Gate 4 e depois vai ganhar três décimos de segundo mais tarde, no Gate 5 - E acreditem, se eu conseguir fazer como ele diz, é exatamente o que acontece. "

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