sábado, 4 de setembro de 2010

Semana da Patria no BG - Batalhão do Imperador - Veteranos na Ordem do Dia


O tradicional quartel do Bairro Imperial estava em festa, comemorando a Semana da Pátria. Foram entregues Medalhas de Corpo de Tropa, Tempo de Serviço, Serviço Amazônico e do Batalhão Suez a diversos Oficiais e Praças do Batalhão.


Houve também a promoção dos Aspirantes ao primeiro posto, e recepção aos Granadeiros que terminaram cursos na Bda Inf Pqdt. Alunos do Colégio Brasileiro de Sao Cristovao participaram, cantando o Hino Nacional Brasileiro com a tropa, e assistindo demonstrações de cães de guerra e da Banda de Musica.

Um evento especial porem chamou a atençao de todos: a presença do Dr Miguel Grinspan, mais de 80 anos, que nos idos de 1946 foi um Granadeiro,  tradicional designação dos soldados que nos tempos da Monarquia serviam na escolta militar do Imperador.



Hoje, 03 set 2010, Miguel voltou ao tradicional quartel da Av Pedro I em Sao Cristovao – RJ,para receber elevada distinção, o grau de Cavaleiro da Ordem do Mérito da Defesa.

Em seu discurso, o comandante do Batalhão de Guardas, Tenente Coronel Alfredo de AndradeBottino ressaltou a dedicação de Miguel ao Exército e ao Brasil, que o fizeram merecedor desta honraria, como exemplo aos jovens soldados formados a sua frente, até hoje ligado ao seu antigo quartel.

Disse ainda da satisfação por ter Miguel optado por receber a comenda nao em Brasilia, na cerimonia presidida pelo Ministro Nelson Jobim, mas sim na unidade onde prestou o Serviço Militar, onde ao longe se lia o distico "A GUARDA MORRE MAS NAO SE RENDE"



Miguel participou com a delegação brasileira do Desfile do 1º. Aniversario do Dia da VitoriaAliada na Europa, em 8 de maio de 1946, diante da Tribuna de Honra onde se encontravam todos os Reis, Presidentes e Primeiros-Ministros das Nações Aliadas.
 
O homenageado se emocionou ao receber a medalha do Cel Bottino e da neta Karen,  naquele mesmo patio onde um dia ele mesmo estava ali como um dos Granadeiros do Imperador, eternizados nas figuras dos soldadinhos de chumbo.


A formatura foi encerrada com um impecável desfile da tropa, incluindo o Pelotão de Motocicletas e de Cães de Guerra, com destaque para a Banda de Música, impressionando a todos pela marcialidade, cadencia e alinhamento das sub-unidades que se sucediam diante da Tribuna. Foi uma prévia da próxima terça feira, quando o Batalhão abrirá, como faz todos os anos, o Desfile Militar do 7 de Setembro na Av Pres Vargas.

Estiveram presentes a esposa Suzana, filhos e netos, inumeros amigos como o Cel R/1 Dr Aron Felberg, Capitao da FAB Osias Machado, veterano da guerra na Italia, onde serviu no 1º. Grupo de Aviação de Caça, o famoso Senta-a-Pua, Veterano Vanderley Braga, Presidente da Associação dos Integrantes do Batalhão Suez e outros amigos do homenageado.


Seguiu-se uma recepção aos convidados, quando Miguel usou da palavra, emocionado, ressaltando a satisfação de retornar a sua antiga casa. Na ocasiao o Cap Osias ofereceu ao Cel Bottino um distintivo do Senta-a-Pua.

Israel Blajberg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!