quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AERODESIGN 2010 - 96 equipes da Venezuela, México, EUA, Índia e Brasil disputam a competição de engenharia, entre os dias 21 a 24 de outubro, em São José dos Campos/SP

Projeto da Classe Micro - Aerodesign 2008
FOTOS: Roberto Caiafa / Revista Hobby News

Estudantes de MG e RJ testam os aviões 
para a Competição SAE BRASIL AeroDesign

96 equipes da Venezuela, México, EUA, Índia e Brasil disputam a competição de engenharia, entre os dias 21 a 24 de outubro, em São José dos Campos/SP

Da sala de aula para a pista de voo. Com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos aeronáuticos na prática, estudantes de engenharia de Minas Gerais e do Rio de Janeiro projetaram e agora testam 16 aviões rádiocontrolados para participar da XII Competição SAE BRASIL AeroDesign, de 21 a 24 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo. 

As 16 equipes irão disputar a competição com mais 80 equipes da Venezuela, México, EUA e Índia, além de diversos estados brasileiros e do Distrito Federal. As 96 equipes no total (91 equipes em 2009) somam 1,3 mil participantes que representam 79 instituições de ensino superior.

Participante da competição desde 2003, a equipe Minerva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aposta num avião monoplano, com trem de pouso em forma de triciclo, fuselagem de sustentação, profundor e leme móveis. O avião foi projetado em alumínio, madeira balsa, fibra de carbono, compensado, aço e nylon, pesa 3,750 kg e pode transportar 12 kg de carga. 

“O Projeto AeroDesign nos permite entender a complexidade de um projeto de engenharia e também nos dá noção da responsabilidade de ter uma empresa e como funciona a relação de trabalho em equipe”, afirma o capitão da equipe Fernando Carvalho Júnior, de 22 anos, estudante de Engenharia de Materiais da UFRJ. 

Outra equipe do Rio de Janeiro é a UFForce AeroDesign, da Universidade Federal Fluminense, campus Volta Redonda. Composta por 10 integrantes e estreante na competição, a equipe projetou uma aeronave simples. O monoplano foi construído com madeira balsa e fibra de carbono. Pesa 4,1 kg e transporta 13 kg de carga. “Aprendemos a trabalhar em equipe, além de desenvolver, na prática, conceitos de aeronáutica”, diz o capitão Samuel Nogueira, primeiranista de Engenharia de Produção.

O Rio de Janeiro será representado, ainda, também pelas equipes UffOpen, Ruffos e Uffo, da Universidade Federal Fluminense (UFF campus Niterói); Venturi, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet RJ); e a equipe Zéfiro, do Instituto Militar de Engenharia.

Nº25 - George, O Rei da Floresta - Equipe Uai Sô Fly UFMG - Campeões do Aerodesign 2008

Minas Gerais – Nove equipes são de Minas Gerais, uma delas a equipe Uai Sô Fly Kids, composta por 15 calouros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A equipe projetou um monoplano de asa alta simples, em madeira balsa e freijo, honeycomb e tubos de carbono. O projeto pesa 2,5 kg e pode carregar 13 kg de carga. “Nosso objetivo é adquirir conhecimentos aeronáuticos e aprender a trabalhar em equipe”, conta Rafael de Almeida Rego, capitão da equipe da UFMG, que será representada também pela equipe veterana Uai-Sô-Fly, também da Classe Regular. 

Outras sete equipes de Minas estão inscritas na competição, são elas: Trem Ki Voa Micro e Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Tucano e Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Uirá, da Universidade Federal de Itajubá; Skywards, da Universidade de Viçosa; e Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A equipe Cefast foi a campeã ano passado em São José dos Campos pela Classe Regular e, também, campeã na competição realizada em maio deste ano na SAE Aerodesign East Competition, no Texas, Estados Unidos.

Para participar da competição, todas as equipes foram desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a avaliações teóricas e práticas, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. 

As duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro, sendo que esta última categoria passou a ser disputada no Brasil apenas a partir de 2009. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, que deu origem à SAE BRASIL e da qual esta é afiliada

Categorias – Com aviões de dimensões reduzidas, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta categoria, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m. 

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Na Classe Aberta, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). A distância máxima de decolagem não pode exceder 61m. Esta categoria é a única a permitir a presença de pós-graduandos entre os integrantes da equipe.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Projeto da Classe Micro recebe a visista de uma... Joaninha
Para o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, oProjeto SAE BRASIL AeroDesign proporciona ao estudante um exercício prático de engenharia, ao permitir a vivência de situações enfrentadas no ambiente de trabalho real. “Levar a teoria para a prática vai além de conceber um projeto e desenvolver o produto. Também significa desenvolver competências como criatividade, trabalho em equipe, visão estratégica e comunicação interpessoal, habilidades imprescindíveis aos profissionais que atuam hoje na indústria da mobilidade”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!