quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ABAG NEWS 12 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL

Se você não consegue visualizar esta mensagem, acesse este link.
.
AGENDA ABAG
Reunião de Alta Direção no DECEA
A Diretoria Executiva da ABAG participou de Reunião de Alta Direção promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, na sexta-feira 26.
A reunião faz parte da política de comunicação daquele Departamento para divulgar, discutir e, principalmente, ouvir sugestões da indústria.  Dentre os assuntos discutidos, a capacidade da infra-estrutura recebeu inúmeros questionamentos dos participantes, tendo em vista as projeções de aumento da frota de aeronaves pelas principais empresas do setor.
Outro assunto a merecer destaque, os recursos disponibilizados ao DECEA para manutenção do sistema de navegação e a parcela para investimentos. Chegou-se a conclusão que ações devem ser envidadas pela indústria no sentido de melhorar o orçamento do DECEA.
Aeroinvest 2010
A ABAG participou do Seminário sobre Investimentos em Aeroportos – Aeroinvest 2010. Coube a ABAG a palestra inicial sobre o tema Futuro dos Aeroportos no Brasil. Na ocasião, algumas projeções sobre o crescimento da aviação regular – aeronaves e passageiros – e da aviação geral – aeronaves e movimentação. O tema Regulação mereceu destaque nos debates.
Seminário Competências Empresariais e de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Aeroespacial
A ABAG foi convidada para o evento promovido pela Agencia Brasileiro de Desenvolvimento Industrial – ABDI que por objetivo subsidiar as ações e medidas da política industrial para o setor aeronáutico e estimular o engajamento nas estratégias empresariais que elevem a competitividade por meio da agregação de valor.
O encontro será realizado no Parque Industrial em São Jose dos Campos, no dia 09 de dezembro próximo.
Bom Voo!
Diretoria Executiva
 
A LABACE 2011 já é uma realidade. A maior feira de negócios voltada para aviação executiva já conta com a participação de algumas empresas nacionais e estrangeiras interessadas em expor seus produtos. Acesse e participe.
Quinta-feira, 02 de dezembro terá lugar o II Workshop GDA - Gerenciamento de Aeronaves no Hotel Quality Congonhas. O Workshop Internacional GDA (incluindo a modalidade Fractional Ownership) permitirá aos participantes entender o cenário atual, em face da ausência de uma legislação específica.
ABAG participa da regulamentação do RETAERO
A ABAG, atendendo convite da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda sobre a regulamentação do RETAERO. Como é do conhecimento dos associados da ABAG, o Regime Especial para a Indústria Aeronáutica Brasileira – RETAERO foi criado pela Lei no 12.249, de 11 de junho do corrente ano, suspendendo as incidências de IPI e PIS/COFINS nas operações da cadeia da aviação civil e reduzindo a alíquota a zero para partes, peças e serviços quando aplicados em aeronaves.
Quaisquer benefícios que possam resultar da aplicação do RETAERO dependem, no entanto, de regulamentação da Lei.
Ontem, o MF convidou diversas entidades para discutir uma minuta de decreto de regulamentação da Lei e a boa notícia é que não há má notícia, ou seja, a proposta repete o disposto no texto legal, inclusive nas exigências para habilitação ao Regime onde, com decisiva participação da ABAG, se eliminou o requisito de Certificado de Homologação de Empresa – CHE, recentemente substituído pelos Certificados de Organização da Produção – COP e de Manutenção – COM, pela redação mais abrangente de “cumprimento das normas de homologação aeronáutica editadas no âmbito do Sistema de Segurança de Voo”.
A ANAC sugeriu inclusão de artigo especificando a sua responsabilidade com relação a assegurar esse requisito e informou que criará uma base de dados com as empresas que se qualificarem.
É importante ter em mente que a solução de problemas tributários em nível federal abre a porta para discutirmos tratamento equiparado no nível estadual (ICMS).
As associadas que identificarem interesse em aprofundar o conhecimento sobre a matéria e/ou contribuir com sugestões para a participação da ABAG no processo devem se manifestar com a Diretoria Executiva.
Riscos das Operações com helicópteros sobre a água
Problemas com as operações com helicópteros sobre a água, têm sido tratados em diversos estudos técnicos envolvendo helicópteros civis e militares, pilotos, tripulantes e passageiros que voam sobre a água e podem ter o infortúnio de serem forçados a pousar no mar.
EGPWS: Mais um equipamento de segurança será obrigatório
A partir de dezembro de 2010, as aeronaves com motores a turbina, configuradas com seis ou mais assentos, que fazem voos domésticos de passageiros no Brasil também deverão contar com o Sistema de Percepção e Alarme de Proximidade do Solo.
Por que Lavar os Compressores?
Aeronaves devem ter seus compressores lavados, a fim de evitar-se uma degradação do desempenho desses motores, bem como evitar uma futura corrosão nas palhetas. É necessário prevenir essas degradações nos motores para garantir um desempenho satisfatório.
 
 
Minas Gerais já é o segundo mercado consumidor de aeronaves executivas, turboélices e jato
O Estado de Minas Gerais já é o segundo maior mercado consumidor de aeronaves executivas, que inclui turboélices e jatos, atrás apenas de São Paulo. De cada dez aeronaves executivas desembarcadas no Brasil, duas se destinam ao mercado mineiro.
Aeroporto Santos Dumont terá menos voos
O número de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, no Rio, será reduzido quase pela metade a partir do ano que vem, segundo a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos.
Aeroportos estarão preparados para Copa e Olimpíadas, diz Infraero
O diretor de Operações da Infraero, João Jordão, afirmou que os aeroportos brasileiros vão estar preparados para atender o aumento de passageiros durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Por que as empresas utilizam Aviação Executiva?
A aviação executiva é definida como o uso de um avião da aviação geral para fins comerciais. Empresas de todos os tipos e tamanhos, ao utilizar a aviação executiva como ferramenta de trabalho, podem competir em um mercado que exige rapidez, flexibilidade, eficiência e produtividade.
Bolívia adquire novo sistema de transmissão de mensagens aeronáuticas AMHS
A ASANA firmou acordo para instalação de novo sistema de transmissão de mensagens aeronáuticas. O sistema está totalmente ligado com os procedimentos definidos no Anexo 10 da ICAO.
MEBA: O show da Aviação Executiva no Oriente Médio
O próximo evento de Aviação Executiva será realizada no Aeroporto de Dubai entre os dia 7 e 9  de dezembro de 2010. Os organizadores dobraram o número de espaços para atender à demanda dos expositores.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP
Tel: +55 (11) 5032-2727   |   Fax +55 (11) 5031-1900

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!