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sábado, 14 de agosto de 2010
Greve na Gol - Sai ou não sai? O passageiro agradece uma definição
Os funcionários ligados ao Sindicato Nacional dos Aeroviários vão promover assembleias hoje para decidir se optam pela paralisação das atividades. Entidade não engloba Pernambuco e São Paulo
SÃO PAULO: O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) promove hoje assembleias itinerantes com funcionários da Gol Linhas Aéreas para decidir se opta pela paralisação das atividades. Segundo a presidente do SNA, Selma Balbino, as reuniões serão realizadas em todos os aeroportos onde há sindicalizados à entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Haverá reuniões em dois turnos: das 10h30 às 13h e das 22h à zero hora. Os trabalhadores pedem melhores salários, equiparação salarial entre categorias e planos de saúde, além do fim do excesso de jornada e se queixam de assédio moral. Os trabalhadores têm como alternativa aguardar o resultado da próxima audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), agendada para o dia 20 deste mês.
Segundo o SNA, durante a primeira mediação, realizada no último dia 9 pela procuradora Laura Martins Maia de Andrade, a Gol negou irregularidades e se recusou a baixar a jornada de trabalho. O SNA não engloba Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Neste último caso, o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Saesp) diz não ter, no momento, problemas fortes o suficiente para deflagrar uma greve. Entramos com pedido de reunião no Ministério Público do Trabalho para discutir alguns itens. Só pensaremos em greve se não houver entendimento nesta reunião, afirmou o presidente do Saesp, Reginaldo Alves de Souza.
Segundo ele, dentre os pontos que os sindicalistas querem discutir com a Gol estão o reajuste de 35% do plano de saúde dos funcionários, melhoria das condições em postos expostos ao perigo e reembolso aos mecânicos. Com relação ao salário, não temos discussões neste momento, já que a campanha de reajuste começa só em outubro. O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) fará hoje, às 11h, assembleia no aeroporto de Cumbica. Eles também vão deliberar sobre uma greve na Gol.
Este sindicato reclama da terceirização de atividades em áreas como carregamento, descarregamento e limpeza de aeronaves. Eles se queixam, também, que a Gol não se compromete com o cumprimento da convenção coletiva e da regulamentação da categoria, conforme comunicado enviado aos membros do sindicato.
Esta semana, o presidente da Gol, Constantino Oliveira Junior, disse que não vê risco potencial de greve de seus funcionários. Ele comentou que no último dia 9 o Ministério Público intermediou conversas entre a companhia e o SNA, mas o executivo se queixou que os sindicalistas não têm uma proposta clara para apresentar. Procurada, a assessoria de imprensa da Gol disse que não se pronunciaria porque não havia recebido comunicado formal de entidades sindicais sobre eventuais greves.
Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP
Brasília entra na briga por fábrica de aviões - F100NG
F-100NG - Desenvolvimento do DF ou importação de competidor para o mercado nacional d aeronaves de transporte comercial, até então, "quintal da EMBRAER"? A conferir as próximas cenas... |
Autor(es): Ricardo Taffner | |||||||
Correio Braziliense - 13/08/2010 | |||||||
GDF estuda pacote de incentivos para atrair a holandesa Next Generation Aircraft, que negocia com quatro países a instalação de um complexo industrial para produzir um modelo de jato regional. Além do Brasil, Argentina, África do Sul e Turquia estão no páreo.
A acanhada indústria brasiliense pode receber um reforço de peso para turbinar a economia local. O Governo do Distrito Federal entrou na briga para trazer a fábrica de aeronaves da holandesa Next Generation Aircraft. Quatro países estão na lista de interessados: Argentina, África do Sul, Brasil e Turquia. Na disputa interna, Minas Gerais e Goiás manifestaram interesse. O governador do DF, Rogério Rosso, participou no início do mês, em Amsterdã, de uma reunião com os executivos da empresa e trouxe na bagagem uma carta de intenções assinada pelo presidente da companhia, Jaap Jacobson, para a instalação de um complexo industrial na cidade. Com investimentos de R$ 1,6 bilhão, o negócio pode movimentar R$ 4 bilhões por ano e gerar 10 mil empregos diretos. O objetivo é recriar o Fokker 100, do grupo Rekkof. A aeronave, batizada como F100-NG, teve a aerodinâmica modernizada e recebeu novos motores e equipamentos eletrônicos. A empresa trabalha no novo modelo desde o fim de 2008 e recebeu, neste ano, um crédito de 20 milhões de euros (o equivalente a R$ 45 milhões) do governo holandês para dar andamento ao projeto. A expectativa da NG Aircraft é fazer o primeiro avião voar em 1º de outubro de 2015. Em 2017, será lançado o F70-NG, de menor porte. Para tanto, a empresa escolherá a cidade-sede da montadora no próximo 30 de setembro. Para conseguir atrair o negócio, o Distrito Federal precisa dispor de área para instalação do parque industrial, de uma boa política fiscal e de um pacote de incentivos. O GDF tem três locais para oferecer: dois na saída norte, um próximo a Sobradinho e outro na altura da Granja do Torto; a terceira opção fica na DF-140, perto da estação de rádio da Marinha. A área mínima para abrigar o projeto é de 300 hectares — três milhões de metros quadrados, o equivalente a 300 campos de futebol. As terras pertencem ao GDF e poderão ser repassadas à fabricante por meio do Programa de Promoção do Desenvolvimento Econômico Pró-DF(1)). A ideia empolga tanto o governador que ele quer criar o Polo Aeronáutico de Brasília para abrigar o terminal de cargas local e a montadora. “O êxito desse projeto vai inserir definitivamente o Distrito Federal na produção de alta tecnologia global”, diz Rosso. Segundo ele, o desafio urgente é encontrar parceiros que apostem no projeto. “O mundo está atento a Brasília e só é preciso perceber as oportunidades.” Parque A NG produzirá, inicialmente, 75% da aeronave fora da Holanda. Apenas a cabine será feita no país europeu, que tem a tecnologia e a licença para tanto. Para montar a maior parte do avião, é necessária a produção de 36 mil itens, distribuída em um parque industrial formado por 14 fábricas. As peças são enviadas para a montadora, que fica no centro do terreno. Depois de cinco anos, a empresa holandesa passará a fabricar todo o avião no local. Cada fábrica do complexo deverá gerar em média 700 empregos. Para o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha, a cidade tem condições de suprir a mão de obra técnica. “As universidades de Brasília formam muitos jovens capacitados. Além disso, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem) prepara-se para começar, no Gama, um centro de formação justamente para o setor”, diz Rocha. De acordo com o presidente, a iniciativa do GDF pode dar à indústria um papel fundamental na economia local. O valor para instalação do complexo é de 700 milhões de euros — R$ 1,6 bilhão. A NG procura um parceiro brasileiro para viabilizar 30% dos custos. Para tanto, linhas de créditos como a do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialv (BNDES) podem ser fundamentais para avalizar a instalação. Uma vantagem à disposição da capital da República é o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Os recursos são oferecidos pelo governo federal para gerar o desenvolvimento econômico da região, mas o fundo é subutilizado pelos empresários locais. Só em 2010 foram previstos R$ 4,1 bilhões para todos os Estados — DF, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul —, sendo R$ 789,6 milhões para o setor empresarial brasiliense. Até o fim de julho, apenas 19,75% do montante havia sido emprestado no Distrito Federal. Se os R$ 633 milhões restantes não forem usados até o fim de setembro, eles retornarão aos cofres da União. Custos O F100-NG tem capacidade para 122 passageiros e o F70-NG, para 85. A produção de cada aeronave na Europa gira em torno de US$ 10 milhões (R$ 17,7 milhões), com preço de venda de US$ 28 milhões (R$ 49,5 milhões). O objetivo é aproveitar a mão de obra e os benefícios brasileiros para reduzir esses custos. Para os primeiros 12 meses de funcionamento, o parque industrial deverá produzir 60 unidades, com aumento gradativo para, em cinco anos, alcançar a fabricação anual de 84 aeronaves. O faturamento inicial esperado é de R$ 3 bilhões, podendo ultrapassar rapidamente a faixa de R$ 4 bilhões. 1 - Incentivos Por meio do programa Pró-DF, o governo pode ceder terrenos para a instalação de empreendimentos, com descontos de até 95% nos preços dos lotes fornecidos pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). O Pró-DF também concede incentivos fiscais e econômicos às empresas, como a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O número 10 mil Volume de empregos diretos que seriam gerados pelo complexo da produção de aeronaves. Aeronave remodelada O F100-NG chega com a promessa de competir com a brasileira Embraer e a canadense Bombardier, empresas que dominam o mercado de aeronaves de 80 a 110 assentos. O avião substitui o antigo Fokker 100, mas promete ser superior e mais barato do que o antecessor e seus concorrentes. O projeto prevê a produção de um modelo mais leve, econômico e silencioso, além de ser menos poluente (veja o quadro). O custo de manutenção e de venda é estimado para ser 15% mais barato. O Fokker 100 parou de ser produzido em 1996, mas ainda voa no mundo inteiro. No Brasil, é utilizado pela Ocean Air e pela Avianca. O modelo traz más lembranças aos brasileiros devido a um grande acidente aéreo em 1996, em São Paulo, com a morte de 99 passageiros. A aeronave caiu em um bairro residencial próximo ao Aeroporto de Congonhas. A empresa remodelou o avião e previu novos itens de segurança. Para a manete do reverso, que serve para inverter a pressão da turbina e fazer a aeronave frear e que ficou famosa em outro acidente na capital paulista envolvendo um modelo Airbus, foi desenvolvido um sistema a fim de detectar qualquer tipo de problema e acionar automaticamente o equipamento. Representantes da Next Generation estarão no fim de agosto em Brasília para dar prosseguimento às negociações e conhecer o projeto do GDF. O Distrito Federal é considerado um ponto estratégico pela empresa. Um dos maiores mercados são os Estados Unidos, que, somados aos outros países da América, representam um alto potencial de expansão. “O Centro-Oeste oferece perfeitas condições climáticas, geográficas e econômicas para a produção das aeronaves”, acredita o governador Rogério Rosso. |
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
LAN E TAM ANUNCIAM INTENÇÃO DE SE UNIREM O NOVO GRUPO LATINO-AMERICANO DE LINHAS AÉREAS ESTARIA ENTRE OS MAIORES DO MUNDO
Uma fusão explosiva: TAM e LAN CHILE - Coma palavra, a ANAC... |
Viagens facilitadas por toda a América Latina e para o resto do mundo
Malha de transporte de carga incomparável
Compromisso mantido com os mercados atuais, novos destinos serão adicionados, funcionários seriam beneficiados pelo crescimento acelerado e mais estabilidade no emprego
LAN e TAM continuam operando como marcas independentes; As sedes em Santiago e São Paulo serão mantidas.
400 milhões de dólares são esperados como sinergia
Malha de transporte de carga incomparável
Compromisso mantido com os mercados atuais, novos destinos serão adicionados, funcionários seriam beneficiados pelo crescimento acelerado e mais estabilidade no emprego
LAN e TAM continuam operando como marcas independentes; As sedes em Santiago e São Paulo serão mantidas.
400 milhões de dólares são esperados como sinergia
Release:
SANTIAGO e SÃO PAULO, 13 de agosto de 2010 - LAN Airlines S.A. (LAN) (NYSE: LFL) e TAM Airlines S.A. (TAM) (NYSE: TAM) anunciaram hoje que assinaram um memorando de entendimento não-obrigatório (MoU) que esboça suas intenções de unir suas holdings em uma única entidade controladora. A união criaria um novo grupo latino-americano de linhas aéreas que ofereceria viagens diretas e serviços de carga na América Latina e no mundo. O nome da nova empresa será LATAM Airlines Group e incluiria a LAN Airlines e suas subsidiárias no Peru, Argentina e Equador; Lan Cargo e suas subsidiárias; TAM Linhas Aéreas S. A.; TAM Mercosur e todas as holdings da LAN e da TAM. A transação está sujeita a um acordo definitivo entre ambas as partes e à aprovação dos órgãos reguladores.
As companhias aéreas continuarão operando com as marcas existentes e sob suas próprias certificações de operação. As empresas trabalharão para criar em conjunto uma ampla malha internacional de vôos de passageiros e de carga em toda a região. O novo crescimento viabilizado pela transação resultará em novos destinos, mais oportunidades para funcionários de ambas as empresas, criará mais valor para os acionistas; e promoverá desenvolvimento econômico e criação de empregos nos países de origem das companhias aéreas e naqueles onde atuam.
A transação baseada em troca de ações pretende consolidar interesses econômicos dos grupos acionistas em uma única entidade atendendo a restrições à participação do capital estrangeiro em cada país. Em linha com a transação, a LAN Airlines S.A. passará a se chamar LATAM Airlines Group S. A. (LATAM) e será a empresa holding que alinhará as atividades de todas as holdings do grupo. Aos acionistas da TAM seriam oferecidas 0,90 ações ordinárias da LATAM para cada ação da TAM.
LATAM permanecerá listada na Bolsa de Valores de Santiago, assim como na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) e planeja listar suas ações, via BDRs, na BOVESPA em São Paulo.
Dentro do grupo, TAM Airlines S.A. continuará operando como uma empresa brasileira com sua própria estrutura. A holding atual da LAN Airlines S.A. operará como uma unidade de negócio independente dentro do grupo (e será referida como LAN Airlines). Ambas as companhias do grupo manterão suas sedes e estruturas de governança atuais.
Os acionistas controladores de ambas as empresas concordaram com a criação de um modelo de governança único que gerenciará todas as decisões estratégicas relacionadas à coordenação e alinhamento de atividades das holdings do grupo LATAM. Mauricio Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administração da TAM, será o presidente do Conselho da LATAM e Enrique Cueto, atual CEO da LAN, será o CEO da LATAM.
Dentro do grupo, Maria Claudia Amaro, atual presidente do Conselho de Administração da TAM, será presidente do Conselho da TAM sob a nova estrutura. Marco Bologna, atual CEO da TAM S. A. será o CEO da TAM. Líbano Barroso, atual presidente da TAM Linhas Aéreas permanecerá nesta posição. Ignácio Cueto atual presidente/COO da LAN, será o CEO da LAN.
Marco Bologna, CEO da TAM, disse: “A consolidação das nossas forças e malhas complementares trará grandes benefícios para os nossos clientes, funcionários, acionistas e para a América Latina. Juntas, LAN e TAM oferecerão novos destinos para onde nenhuma das companhias poderia voar individualmente. Isto nos posicionará para competir com as companhias aéreas estrangeiras que continuam aumentando suas participações na região, além de nos permitir criar mais empregos em nossos países de origem.”
Enrique Cueto, CEO da LAN Airlines disse “Hoje é um grande dia para a LAN, nossos clientes, colaboradores e acionistas. Juntos, nós tornamos a LAN uma líder na América Latina. Temos muito do que nos orgulhar e agradecer. Entretanto, conforme a indústria se consolida, não podemos permanecer parados. Hoje anunciamos nossa intenção de unir forças com nossos amigos da TAM, iniciando uma caminhada que criará um dos líderes aéreos no mundo. Temos grande admiração e respeito pelos nossos amigos da TAM e contamos com muitos anos de colaboração. Eles compartilham nossa paixão pela qualidade de serviço, pela integridade e nossa confiança no grande potencial do mercado latino-americano. Com essa união, a partir de dois líderes regionais, criamos um líder mundial que trará orgulho aos latino-americanos.“
As companhias aéreas do grupo oferecerão operações de passageiro e carga para mais de 115 destinos em 23 países, provendo transporte de carga em toda a América Latina e em boa parte do mundo. O grupo operará uma frota de mais de 220 aeronaves e terá mais de 40 mil funcionários. Em 2009, as empresas somaram mais de $8,5 bilhões de dólares de receita, 45 milhões de passageiros transportados e 832.000 toneladas de carga. LATAM estará entre os maiores grupos de companhias aéreas do mundo em termos de tamanho, lucratividade e alcance de mercado.
A união deve gerar sinergias anuais de aproximadamente $400 milhões de dólares. Grande parte destas sinergias será capturada em proporções iguais entre alinhamento das malhas de passageiros, crescimento da malha de transporte de carga (no Brasil e internacionalmente), e redução de custo. A organização espera implementar aproximadamente um terço de todas as sinergias em um ano a partir da conclusão da transação e terminar de implementar todas as sinergias ao final do terceiro ano.
Os funcionários seriam beneficiados com melhores oportunidades de carreira e com a aceleração do crescimento. O tamanho e a diversidade da LATAM ajudariam a promover estabilidade financeira, beneficiando todos os envolvidos. As duas companhias já teriam hoje mais de 200 pedidos de aeronaves para entrega futura, que viabilizariam o crescimento e aumento de empregos na região.
Passageiros se beneficiariam com maior número de vôos, destinos e conexões. A união das empresas permitiria vôos numa mesma companhia não importa o destino. Membros do programa de fidelidade poderiam acumular e resgatar milhas em número muito maior de vôos e de parceiros.
Clientes de carga teriam acesso a mais abrangente malha cargueira da América Latina – com mais capacidade, freqüências e destinos do que qualquer outra empresa aérea. As companhias aéreas trabalhariam rapidamente para garantir que os clientes pudessem agendar, despachar e rastrear suas cargas de maneira facilitada através de toda a malha expandida.
Sob os termos do memorando de entendimento (MoU), as duas empresas se empenharão em negociações exclusivas parar criar um acordo vinculativo definitivo, que estará sujeito a um acordo na documentação final, due diligence, aprovações e ações das empresas e acionistas e aprovações dos agentes regulatórios. Não há garantias de que um acordo vinculativo definitivo será alcançado ou de que a transação será concluída.
Mais informações podem ser encontradas em www.latamairlines.com
Conselheiros
BTG Pactual é conselheiro financeiro e Turci Attorneys, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, Clifford Chance e Cariola Diez Pérez-Cotapos & Cía. Ltda. são conselheiros legais da TAM. JP Morgan Securities Inc. é conselheiro financeiro e Claro y Cia., Sullivan & Cromwell LLP e Pinheiro Neto Advogados são conselheiros legais da LAN.
Conference Call and Webcast
LAN e TAM organizarão uma conference call hoje, 13 de agosto de 2010, às 18:00 (horário de Santiago) / 19:00 (horário de Brasília). Para acessar esta conferência, é preciso ligar para um dos seguintes números, utilizando o número de identificação 94458484:
Número para participantes nos Estados Unidos: (866) 610-1072
Número para participantes internacionais: (973) 935-2840
Número para participantes no Brazil: 08008919722
Número para participantes no Chile: 12300206927
Também estará disponível um webcast em áudio ao vivo, que ficará arquivado na página de Relações com investidores de ambas as empresas, nos endereços www.lan.com e www.tam.com.br, assim como no Web site da união a ser lançado hoje por ambas as empresas, www.latamairlines.com.
Uma cópia da conference call estará disponível assim que possível após o final da conferência e ficará disponível até 27 de agosto de 2010, às 23h59. Para acessar a re-transmissão é preciso ligar para um dos seguintes números, utilizando o número de identificação 94458484:
Número para participantes nos Estados Unidos: (800) 642-1687
Número para participantes internacionais: 1 706 645 9291
Número para participantes no Brazil: 08008916201
Número para participantes no Chile: 12300206914
Sobre a LAN
LAN Airlines é umas das empresas aéreas líderes na América Latina para transporte de passageiros e de carga. A companhia e suas subsidiárias atendem a mais de 70 destinos ao redor do mundo devido a sua extensa malha que oferece conectividade em toda a América Latina e conecta esta região com a América do Norte, Europa e com o Pacífico Sul, além de servir outros 70 destinos internacionais através de suas várias alianças. LAN Airlines e suas subsidiárias apresentam posições de liderança em seus respectivos mercados domésticos do Chile e do Peru, e possuem uma importante presença nos mercados domésticos da Argentina e do Equador.
Atualmente, LAN Airlines e suas subsidiárias operam uma das mais modernas frotas do mundo, com 86 aeronaves de passageiros. LAN Cargo e suas respectivas subsidiárias possuem uma frota de 11 cargueiros. A companhia tem uma das frotas mais jovens do mundo, o que vêm se traduzindo em maior eficiência e uma significativa redução nas emissões de CO2, refletindo seu grande comprometimento com a proteção ambiental.
LAN é uma das poucas companhias aéreas de Investment Grade em todo o mundo (BBB). Padrões de qualidade de classe mundial permitiram que a empresa conquistasse sua participação na oneworld ™, uma aliança global de companhias aéreas líderes, da qual a LAN tem sido membro efetivo há mais de 10 anos. Para mais informações, visite www.lan.com
LAN Airlines é umas das empresas aéreas líderes na América Latina para transporte de passageiros e de carga. A companhia e suas subsidiárias atendem a mais de 70 destinos ao redor do mundo devido a sua extensa malha que oferece conectividade em toda a América Latina e conecta esta região com a América do Norte, Europa e com o Pacífico Sul, além de servir outros 70 destinos internacionais através de suas várias alianças. LAN Airlines e suas subsidiárias apresentam posições de liderança em seus respectivos mercados domésticos do Chile e do Peru, e possuem uma importante presença nos mercados domésticos da Argentina e do Equador.
Atualmente, LAN Airlines e suas subsidiárias operam uma das mais modernas frotas do mundo, com 86 aeronaves de passageiros. LAN Cargo e suas respectivas subsidiárias possuem uma frota de 11 cargueiros. A companhia tem uma das frotas mais jovens do mundo, o que vêm se traduzindo em maior eficiência e uma significativa redução nas emissões de CO2, refletindo seu grande comprometimento com a proteção ambiental.
LAN é uma das poucas companhias aéreas de Investment Grade em todo o mundo (BBB). Padrões de qualidade de classe mundial permitiram que a empresa conquistasse sua participação na oneworld ™, uma aliança global de companhias aéreas líderes, da qual a LAN tem sido membro efetivo há mais de 10 anos. Para mais informações, visite www.lan.com
Sobre a TAM
A TAM é membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde 2003 e fechou o mês de julho de 2010 com 43,0% de participação no mercado doméstico e com 82,7% de participação no mercado internacional. Voa para 44 cidades do Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 88 destinos diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 79 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM encerrou o primeiro semestre de 2010 com uma frota de 143 aeronaves, composta por Airbus A340, A330, A321, A320 e A319, além de modelos Boeing B777 e B767, operando aproximadamente 720 voos domésticos e 90 voos internacionais diariamente. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. Atualmente o programa possui 7,2 milhões de membros e já distribuiu 10,8 milhões de bilhetes aéreos por meio do resgate de pontos. Para mais informações, por favor, visite www.tam.com.br.
Declarações prospectivas
Este relatório contém declarações sobre eventos futuros, inclusive informações sobre a negociação, implementação e efeitos da proposta de união das empresas. Tais afirmações podem incluir palavras como "antecipa", "estima", "espera", "projeta", "pretende", "planeja", "acredita", “pode” ou outras expressões similares. Declarações prospectivas são declarações que não são fatos históricos, incluindo declarações sobre as nossas crenças e expectativas.
Estas declarações são baseadas em planos atuais, estimativas e projeções, e, portanto, não se deve depositar confiança indevida sobre eles. Declarações prospectivas envolvem riscos e incertezas inerentes. Advertimos que uma série de fatores importantes pode causar resultados reais materialmente diferentes daqueles contidos em qualquer declaração prospectiva. Esses fatores e incertezas incluem, em particular, aqueles descritos nos documentos que temos arquivado junto à Securities and Exchange Commission E.U (Comissão de valores mobiliários e de câmbio). As declarações prospectivas valem somente a partir da data em que são feitas e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente qualquer uma delas, seja em função de novas informações, eventos futuros ou qualquer outro motivo.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A PROPOSTA DE UNIÃO DAS EMPRESAS E ONDE A ENCONTRAR:
Este press release se refere a uma proposta de união de negócios entre LAN Airlines S.A. (“LAN”) e TAM S.A. (“TAM”), que será objeto da declaração de registro e prospectos a serem arquivados junto a SEC pela LAN e pela nova entidade que será formada a partir da união das empresas.
Este press release não substitui a declaração de registro, prospectos e documentos de oferta que a LAN e a nova entidade irão arquivar junto a SEC ou qualquer outro documento que venha a ser arquivado junto a SEC ou enviado aos acionistas relacionados a proposta de união. OS INVESTIDORES E DETENTORES DE TÍTULOS DEVERÃO LER A DECLARAÇÃO DE REGISTRO, PROSPECTOS, DOCUMENTOS DE OFERTA DE CÂMBIO E TODOS OS OUTROS DOCUMENTOS RELEVANTES ARQUIVADOS OU QUE SERÃO ARQUIVADOS JUNTO À SEC À MEDIDA QUE ELES FOREM DISPONIBILIZADOS PORQUE TAIS DOCUMENTOS CONTERÃO IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE UNIÃO DAS EMPRESAS. Todos os documentos, se arquivados, estarão disponíveis gratuitamente no endereço eletrônico do SEC (www.sec.gov) ou por meio de solicitação direta à LAN ou à TAM .
Contatos da LAN
Contato com imprensa:
René Muga
Senior Vice President of Corporate Affairs
Rene.muga@lan.com
Tel +562 565 3878
MVL Comunicação
Assessoria de Imprensa TAM
Tel.: (11) 3594-0336 / 0302 / 0344 / 0316 / 0306
Plantão: (11) 9323-3702
equipetam@mvl.com.br
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Gerência de Relações com Imprensa
www.tam.com.br
www.taminforma.com.br
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Declarações prospectivas
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quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Vagas para Jornalistas - Profissional com nível superior: 16O vagas para diversas especialidades!
Profissional com nível superior: 16O vagas para diversas especialidades!
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Os profissionais com curso superior que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) podem se inscrever no período de 16 de agosto a 23 de setembro. A FAB oferece remuneração em torno de 5 mil reais, sendo que os profissionais permanecem na FAB por até 8 anos, no posto de tenente.
O edital já está disponível na internet, sendo que as vagas são destinadas a profissionais com formação nas seguintes especialidades: Administração (07 Vagas); Análise de Sistemas (15 Vagas); Arquitetura (02 Vagas); Arquivologia (04 Vagas); Serviço Social (09 Vagas); Biblioteconomia (05 Vagas); Ciências Contábeis (11 Vagas); Economia (03 Vagas); Educação Física (03 Vagas); Enfermagem (25 Vagas); Estatística (06 Vagas); Fisioterapia (03 Vagas); Fonoaudiologia (04 Vagas); Jornalismo (03 Vagas); Magistério Língua Inglesa (01 Vaga); Nutrição (05 Vagas); Pedagogia (11 Vagas) Psicologia Educacional (04 Vagas) Psicologia Clínica (11 Vagas) Psicologia Organizacional e do Trabalho (09 Vagas); Publicidade e Propaganda (02 Vagas); Relações Públicas (05 Vagas); Serviços Jurídicos (12 Vagas).
O processo seletivo para o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica (QCOA) inclui Exame de Escolaridade (gramática e interpretação de texto), Conhecimentos Específicos por especialidade, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico. Para as especialidades de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Serviços Jurídicos, Pedagogia e Magistério haverá Prova de Redação. As prova escritas serão realizadas no dia 21 de novembro em 16 cidades brasileiras.
O concurso é destinado a ambos os sexos sendo que o candidato não pode ter completado 43 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2011, entre outros pré-requisitos disponíveis no edital. A taxa de inscrição é de R$100,00, sendo que candidatos que comprovarem baixa renda poderão solicitar isenção da taxa.
Após aprovação em todas as etapas, os profissionais realizam o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Belo Horizonte, com previsão para início no dia 30 de maio de 2011.
O que é o EAOT
O Estágio, com duração de 13 semanas, tem o objetivo de capacitar os futuros oficiais para o exercício de atividades específicas da carreira militar. Entre as instruções ministradas estão armamento, munição e tiro; atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, elaboração de documentos oficiais, conduta social e militar, a estrutura das Forças Armadas e treinamento físico. Durante o estágio, o CIAAR disponibiliza moradia e alimentação e os estagiários já recebem remuneração.
Concluindo o EAOT com aproveitamento, os profissionais serão nomeados Segundos-Tenentes da FAB e designados para servir na localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a classificação no concurso.
LOCALIDADES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Belém – PA , Recife – PE, Fortaleza – CE, Salvador – BA, Natal – RN, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Brasília – DF, Manaus – AM, Boa Vista – RR, Porto Velho – RO.
Os profissionais com curso superior que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) podem se inscrever no período de 16 de agosto a 23 de setembro. A FAB oferece remuneração em torno de 5 mil reais, sendo que os profissionais permanecem na FAB por até 8 anos, no posto de tenente.
O edital já está disponível na internet, sendo que as vagas são destinadas a profissionais com formação nas seguintes especialidades: Administração (07 Vagas); Análise de Sistemas (15 Vagas); Arquitetura (02 Vagas); Arquivologia (04 Vagas); Serviço Social (09 Vagas); Biblioteconomia (05 Vagas); Ciências Contábeis (11 Vagas); Economia (03 Vagas); Educação Física (03 Vagas); Enfermagem (25 Vagas); Estatística (06 Vagas); Fisioterapia (03 Vagas); Fonoaudiologia (04 Vagas); Jornalismo (03 Vagas); Magistério Língua Inglesa (01 Vaga); Nutrição (05 Vagas); Pedagogia (11 Vagas) Psicologia Educacional (04 Vagas) Psicologia Clínica (11 Vagas) Psicologia Organizacional e do Trabalho (09 Vagas); Publicidade e Propaganda (02 Vagas); Relações Públicas (05 Vagas); Serviços Jurídicos (12 Vagas).
O processo seletivo para o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica (QCOA) inclui Exame de Escolaridade (gramática e interpretação de texto), Conhecimentos Específicos por especialidade, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico. Para as especialidades de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Serviços Jurídicos, Pedagogia e Magistério haverá Prova de Redação. As prova escritas serão realizadas no dia 21 de novembro em 16 cidades brasileiras.
O concurso é destinado a ambos os sexos sendo que o candidato não pode ter completado 43 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2011, entre outros pré-requisitos disponíveis no edital. A taxa de inscrição é de R$100,00, sendo que candidatos que comprovarem baixa renda poderão solicitar isenção da taxa.
Após aprovação em todas as etapas, os profissionais realizam o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Belo Horizonte, com previsão para início no dia 30 de maio de 2011.
O que é o EAOT
O Estágio, com duração de 13 semanas, tem o objetivo de capacitar os futuros oficiais para o exercício de atividades específicas da carreira militar. Entre as instruções ministradas estão armamento, munição e tiro; atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, elaboração de documentos oficiais, conduta social e militar, a estrutura das Forças Armadas e treinamento físico. Durante o estágio, o CIAAR disponibiliza moradia e alimentação e os estagiários já recebem remuneração.
Concluindo o EAOT com aproveitamento, os profissionais serão nomeados Segundos-Tenentes da FAB e designados para servir na localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a classificação no concurso.
LOCALIDADES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Belém – PA , Recife – PE, Fortaleza – CE, Salvador – BA, Natal – RN, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Brasília – DF, Manaus – AM, Boa Vista – RR, Porto Velho – RO.
SEJA OFICIAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA:
SUA OPORTUNIDADE PARA UMA VIDA DE EXCELÊNCIA
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Learjet cai na água no aeroporto Santos Dumont na manhã de hoje
Um Learjet 55, prefixo PT-LXO pertencente à Oceanair Taxi Aéreo, acidentou-se hoje pela manhã no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ainda não há informações oficiais que confirmem se a aeronave estava realizando um pouso ou uma decolagem, mas sabe-se que o acidente foi ocasionado pelo estouro de um pneu que causou uma derrapagem, terminando com a queda do Learjet nas águas da Baía de Guanabara no prolongamento da cabeceira 20L. Os três ocupantes foram resgatados sem ferimentos graves.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Campeonato Brasileiro de Acrobacia RC - F3A, Avançado e Mini FAI
Preparem-se, por que vem aí...
http://www.umaaeromodelismo.com.br/ |
Brasileiro F3A na UMA, de 30/10 à 02/11/2010
( 30 de Outubro à 02 de Novembro 2010)
terça-feira, 10 de agosto de 2010
ABAG NEWS Nº5 - LABACE 2010
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Onde a Aviação Geral pousa, a Economia decola |
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ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP Tel: +55 (11) 5032-2727 | Fax +55 (11) 5031-1900 |
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