quinta-feira, 7 de outubro de 2010

THE PINK AIRPLANE - AZUL, EMBRAER & FEMAMA NA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA




A Azul Linhas Aéreas Brasileiras (www.voeazul.com.br), a Embraer (www.embraer.com.br) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA (www.femama.org.br) se uniram para uma campanha de prevenção ao câncer de mama. O objetivo é aumentar a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura da doença.

Para simbolizar esta iniciativa, um jato EMBRAER 195 da Azul foi pintado de rosa, cor que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. O jato será operado por uma tripulação composta exclusivamente por mulheres, que utilizarão uniformes também na cor rosa. O lançamento da campanha coincide com o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização contra o câncer de mama.

“O câncer de mama é um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Por isso, criamos esta ação conjunta com a Embraer e a FEMAMA. A Azul está totalmente comprometida com esta nobre causa”, disse Gianfranco Beting, Diretor de Comunicação e Marca da Azul.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano 12 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama no Brasil. Ou seja, 33 mulheres perdem a vida por dia no país. “Uma alternativa está no diagnóstico precoce, e é isso que queremos incentivar com a nossa nova aeronave. Em breve, ela fará aparições especiais para promover a luta pela prevenção ao câncer de mama em todos os aeroportos que servimos”, complementou Beting.

O avião nas cores da campanha de prevenção ao câncer de mama foi entregue hoje na sede da Embraer em São José dos Campos, cidade que em breve será mais um destino da Azul. O novo jato é o 23o da frota da Azul, e voará para os 23 destinos atualmente atendidos pela companhia aérea.

“Admiramos o sério trabalho realizado pela FEMAMA e é uma grande satisfação participar de uma campanha tão importante como a prevenção do câncer de mama no Brasil”, afirmou Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Nosso bem-sucedido relacionamento com a Azul vai muito além do compromisso de entregar e apoiar a operação de jatos novos e modernos. Estamos convictos que ações como esta são necessárias e demonstram a nossa responsabilidade social.”

“A parceria entre a FEMAMA, a Azul e a Embraer é de extrema importância para as ações de conscientização sobre a causa do câncer de mama que ocorrem há três anos no Brasil, o Outubro Rosa. O mote da campanha este ano está focado na necessidade de se investir na saúde das mulheres em todos os âmbitos possíveis: políticas públicas, setor privado e, claro, o cuidado da mulher com ela mesma. A FEMAMA, a Azul e a Embraer estão fazendo a parte delas para contribuir com este investimento”, afirmou Dra. Maira Caleffi, Presidente da FEMAMA.


ABAG NEWS #9 - LABACE 2011 - Segurança de Voo

AGENDA ABAG
Prosseguem reuniões de analise das Resoluções
Com reuniões no dia 05, continuam as análises das Resoluções 113,
115 e 116 pelos respectivos Comitês, criados no âmbito da Câmara Técnica de Infra-Estrutura do Conselho Consultivo da ANAC.
ABAG ativa Comissões Permanentes
ABAG prepara as bases para ativação de duas Comissões Permanentes, conforme decisão do Conselho de Administração. Uma Comissão será voltada para análise de assuntos específicos de manutenção e importação. A outra Comissão a ser ativada será a de Segurança Operacional para a Aviação Geral, em consonância com a decisão do Conselho Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CNPAA.
Bom Voo!
Diretoria Executiva
Onde a Aviação Geral pousa,
a Economia decola!
A LABACE 2011 já é uma realidade. A maior feira de negócios voltada para aviação executiva já
conta com a participação de algumas empresas nacionais e estrangeiras interessadas em expor
seus produtos. Acesse e participe.
7º Seminário Internacional sobre Segurança de Voo contará com o apoio da ABAG
Voltado a pilotos de helicópteros, técnicos do setor, mecânicos e engenheiros, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater o cenário atual do mercado brasileiro.
Brasil no 29° Encontro do Comitê Internacional de Perigo Aviário
Sediado na Austrália, no período de 21 a 24 de setembro,  evento reuniu 145 pessoas de 28 países.
O Brasil foi o segundo país com o maior número de participantes.
O perigo aviário na Aviação Brasileira
As colisões com aves representaram 65% do total de ocorrências, considerando-se acidentes, incidentes graves e ocorrências de solo. Isto demonstra a necessidade de que ações sejam realizadas imediatamente para reduzir o número de eventos.
Avaliação do Risco do Perigo da Fauna no Brasil
Com objetivo de mensurar a gravidade das colisões com pássaros, diversas instituições internacionais desenvolvem métodos de avaliar o risco.
Relatório Semestral de Recomendações de Segurança Operacional
A ANAC divulgou o Relatório Semestral de Recomendações de Segurança Operacional (RSRSO- 1/2010), relativo ao 1° semestre desse ano.
A aviação executiva em dias de eleição
Dois meses antes das eleições aumenta entre 30% e 40% a utilização de aviões executivos e helicópteros em relação aos anos sem eleições.
Neste ano, os sinais de reaquecimento do mercado de vendas de jatos executivos estão se tornando cada vez mais consistentes.
200 aeroportos secundários para atender mercado
Durante reunião do Conselho Nacional de Turismo o presidente da Abetar, Apóstole Lack, confirmou que
o país necessita de pelo menos 200 aeroportos secundários para atender a realização dos mega eventos previstos até 2016.
Edital da concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante só sai em 2011
O  investidor privado que vencer a licitação deverá assumir as obras do empreendimento apenas no segundo semestre do mesmo ano.
Rede de dutos terá ampliação
Dutos transportam querosene de aviação, gasolina, óleo diesel e nafta. Plano Diretor de Dutos da Petrobrás deverá duplicar esse volume de transporte de derivados do petróleo.
Nova rede global de informações: os céus mais seguros
IATA aliou-se ao ICAO, à Comissão Européia e ao Departamento de Transportes norte-americano para o lançamento de uma rede global de informações de segurança da aviação.
Aviação estuda uso de biocombustível de algas
Pesquisadores, em projeto pioneiro, estudam uma forma de produzir e processar algas marinhas que serão utilizadas como biocombustível.
Seminário de Segurança da Aviação (BASS) - Ásia-2010
Evento aprovado pelo ICAO e com participações da Flight Safety Foundation, IBAC, NBAA e AsBAA, discute o rápido crescimento da aviação executiva na região da Ásia, as oportunidades econômicas  e os desafios de segurança.
Opinião: O prazer da Aviação Geral
Mais que um prazer, a aviação geral é um segmento muito importante para o crescimento da economia e desenvolvimento de uma nação.
Mês da Aviação Geral
Em reconhecimento a importancia da avição geral, governador Martin O'Malley's de Maryland – EUA,  assinou uma proclamação declarando Setembro o mês oficial da Aviação Geral e Comunidade aeroportuária no estado.
2010 Business Aviation Fact Book
A NBAA lançou o seu 2010 Business Aviation Fact Book, um estudo abrangente da indústria da aviação executiva que  fornece informações reais e dados importantes sobre o valor da avição executiva para os cidadãos, empresas e comunidades em toda a América do Norte.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP
Tel: +55 (11) 5032-2727   |   Fax +55 (11) 5031-1900

AERODESIGN 2010 - 96 equipes da Venezuela, México, EUA, Índia e Brasil disputam a competição de engenharia, entre os dias 21 a 24 de outubro, em São José dos Campos/SP

Projeto da Classe Micro - Aerodesign 2008
FOTOS: Roberto Caiafa / Revista Hobby News

Estudantes de MG e RJ testam os aviões 
para a Competição SAE BRASIL AeroDesign

96 equipes da Venezuela, México, EUA, Índia e Brasil disputam a competição de engenharia, entre os dias 21 a 24 de outubro, em São José dos Campos/SP

Da sala de aula para a pista de voo. Com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos aeronáuticos na prática, estudantes de engenharia de Minas Gerais e do Rio de Janeiro projetaram e agora testam 16 aviões rádiocontrolados para participar da XII Competição SAE BRASIL AeroDesign, de 21 a 24 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo. 

As 16 equipes irão disputar a competição com mais 80 equipes da Venezuela, México, EUA e Índia, além de diversos estados brasileiros e do Distrito Federal. As 96 equipes no total (91 equipes em 2009) somam 1,3 mil participantes que representam 79 instituições de ensino superior.

Participante da competição desde 2003, a equipe Minerva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aposta num avião monoplano, com trem de pouso em forma de triciclo, fuselagem de sustentação, profundor e leme móveis. O avião foi projetado em alumínio, madeira balsa, fibra de carbono, compensado, aço e nylon, pesa 3,750 kg e pode transportar 12 kg de carga. 

“O Projeto AeroDesign nos permite entender a complexidade de um projeto de engenharia e também nos dá noção da responsabilidade de ter uma empresa e como funciona a relação de trabalho em equipe”, afirma o capitão da equipe Fernando Carvalho Júnior, de 22 anos, estudante de Engenharia de Materiais da UFRJ. 

Outra equipe do Rio de Janeiro é a UFForce AeroDesign, da Universidade Federal Fluminense, campus Volta Redonda. Composta por 10 integrantes e estreante na competição, a equipe projetou uma aeronave simples. O monoplano foi construído com madeira balsa e fibra de carbono. Pesa 4,1 kg e transporta 13 kg de carga. “Aprendemos a trabalhar em equipe, além de desenvolver, na prática, conceitos de aeronáutica”, diz o capitão Samuel Nogueira, primeiranista de Engenharia de Produção.

O Rio de Janeiro será representado, ainda, também pelas equipes UffOpen, Ruffos e Uffo, da Universidade Federal Fluminense (UFF campus Niterói); Venturi, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet RJ); e a equipe Zéfiro, do Instituto Militar de Engenharia.

Nº25 - George, O Rei da Floresta - Equipe Uai Sô Fly UFMG - Campeões do Aerodesign 2008

Minas Gerais – Nove equipes são de Minas Gerais, uma delas a equipe Uai Sô Fly Kids, composta por 15 calouros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A equipe projetou um monoplano de asa alta simples, em madeira balsa e freijo, honeycomb e tubos de carbono. O projeto pesa 2,5 kg e pode carregar 13 kg de carga. “Nosso objetivo é adquirir conhecimentos aeronáuticos e aprender a trabalhar em equipe”, conta Rafael de Almeida Rego, capitão da equipe da UFMG, que será representada também pela equipe veterana Uai-Sô-Fly, também da Classe Regular. 

Outras sete equipes de Minas estão inscritas na competição, são elas: Trem Ki Voa Micro e Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Tucano e Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Uirá, da Universidade Federal de Itajubá; Skywards, da Universidade de Viçosa; e Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A equipe Cefast foi a campeã ano passado em São José dos Campos pela Classe Regular e, também, campeã na competição realizada em maio deste ano na SAE Aerodesign East Competition, no Texas, Estados Unidos.

Para participar da competição, todas as equipes foram desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a avaliações teóricas e práticas, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. 

As duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro, sendo que esta última categoria passou a ser disputada no Brasil apenas a partir de 2009. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, que deu origem à SAE BRASIL e da qual esta é afiliada

Categorias – Com aviões de dimensões reduzidas, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta categoria, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m. 

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Na Classe Aberta, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). A distância máxima de decolagem não pode exceder 61m. Esta categoria é a única a permitir a presença de pós-graduandos entre os integrantes da equipe.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Projeto da Classe Micro recebe a visista de uma... Joaninha
Para o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, oProjeto SAE BRASIL AeroDesign proporciona ao estudante um exercício prático de engenharia, ao permitir a vivência de situações enfrentadas no ambiente de trabalho real. “Levar a teoria para a prática vai além de conceber um projeto e desenvolver o produto. Também significa desenvolver competências como criatividade, trabalho em equipe, visão estratégica e comunicação interpessoal, habilidades imprescindíveis aos profissionais que atuam hoje na indústria da mobilidade”, afirma.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Neeleman expande seu império com a compra da JetSuite - Cada vez mais um cliente EMBRAER



O fundador e "o cara" da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, David Neeleman, em conjunto com o grupo investidor de Nova York Acadia Woods Partners, adquiririram a JetSuite, uma operadora privada de jatos executivos com sede em Los Angeles.

Coincidência ou não, o CEO da JetSuite, Alex Wilcox, trabalhou com Neeleman na JetBlue por vários anos e depois participou do lançamento da Kingfisher Airlines, da Índia. Ao anunciar seus novos proprietários, a JetSuite também informou que está recebendo cinco jatos Embraer Phenom 100 adicionais, elevando a 12 sua frota de pequenas aeronaves para quatro passageiros.
 




Coleção Armas de Guerra - Vou comprar a minha com 15% de desconto em 6X...




Quino, Autor da “Mafalda”, desiludido com o rumo deste século que não respeita bons valores e educação, deixou impresso nos cartoons o seu sentimento...

Didático, interessante, e ao mesmo tempo, desconcertante...

Quino, Autor da “Mafalda”, desiludido com o rumo deste século no que 

respeita a valores e educação, deixou impresso nos cartoons o seu sentimento.



 

 

 

 

 

 




Uma no Cravo, outra na Ferradura - José Serra e suas artimanhas - Tucanato Empire

Tucanoduto de Minas

Veja aqui farta documentação da Polícia Federal que comprovam o Azeredoduto. Clique para ler os ducumentos que provam o tucanoduto

Clique na imagem para ler

Clique na imagem  para ler 
ISTOÉ revela relatório da Polícia Federal com a radiografia do caixa 2 da campanha do PSDB ao governo de Minas Gerais em 1998. Ele compromete um ministro de Lula e um senador. Envolve o governador Aécio Neves, deputados federais e estaduais em um total de 159 políticos de 17 partidos

Serra e os vampiros

O inquérito sigiloso da Operação Vampiro mostra como a quadrilha agiulivremente na gestão de José Serra, sem ser investigada. E prova que Serra sabia. Clique para ler

Os Vedoin acusam Serra

O inquérito sigiloso da Operação Vampiro mostra como a quadrilha agiu livremente na gestão de José Serra, sem ser investigada. E prova que Serra sabia Clique aqui no link para ler

Comunidade Delandra Serra

Comunidade do Miguel do Rosário, que visa esclarecer a população sobre os perigos e a inconveniência, não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina, para todo o mundo, de uma vitória do PSDB em 2010. A primeira grande ação desta comunidade será o lançamento de um livro intitulado Ponderações Contra-Informativas, provavelmente já em meados de março.Clique e se adicione