segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CRUZEX V - A GUERRA AÉREA NOS CÉUS DO NORDESTE BRASILEIRO COMEÇOU!

Comunicações prontas para o combate




Os caças ainda não chegaram, mas a cada dia a Base Aérea de Natal se torna mais parecida com um cenário de guerra. Antenas, computadores e equipamentos de comunicação já estão prontos e dão uma ideia de como o trabalho no solo é importante para garantir o sucesso das missões no ar.

“Sem comunicação, não tem CRUZEX”, resume o Tenente-Coronel Sérgio Candea, do 1° Grupo de Comunicação e Controle (1° GCC) da Força Aérea Brasileira. Ele explica que para o exercício foi montada uma estrutura completa de Telecomunicações e Tecnologia da Informação necessária para atividades que vão do controle do espaço aéreo até a atualização do twitter da CRUZEX V.

São quase 600 estações de trabalho ligadas por uma rede com capacidade de transmitir até 1 gigabyte por segundo. Há ainda rádios, sistemas de comunicação criptografadas e telefonia segura.
Somente para comunicação por satélites foram instaladas 17 antenas em Natal, Recife, Fortaleza, Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Sousa (PB), Caicó (RN), Iguatu (CE) e Morada Nova (CE).

“Também estamos preparados para diversas ocorrências. Todos os nossos equipamentos podem ser deslocados para qualquer lugar e temos backups que garantem a comunicação mesmo se ocorrer problemas”, ressalta o Tenente-Coronel Candea.

Além do 1° GCC, estão envolvidos os Centros de Computação de Aeronáutica de Brasília (CCA-BR) e do Rio de Janeiro (CCA-RJ) e militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica.

Saiba mais sobre a CRUZEX V:
YouTube
http://www.youtube.com/user/cruzex5
Flickr
http://www.flickr.com/photos/cruzex/show
RSS
www.fab.mil.br/portal/operacoes_aereas/cruzex5/noticias/rss.php

CRUZEX V - A GUERRA AÉREA NOS CÉUS DO NORDESTE BRASILEIRO COMEÇOU!


Reunião Preliminar on Twitpic

Voo Brasília-Natal on Twitpic

Mirage chega na CRUZEX V. www.cruzex.aer.mil.br on Twitpic

Pouso do Mirage da #FAB #CRUZEX on Twitpic

domingo, 31 de outubro de 2010

COMUNICADO WEBJET, QUENTINHO, ACABOU DE SAIR DO FORNO...(BUY ON BOARD)


SERVIÇO DE VENDA A BORDO
Em parceria com a LSG Sky Chef's, a Webjet lançou no último dia 17 de agosto,o serviço de venda de refeições a bordo.
Inicialmente, este projeto foi implantado em sete dos principais voos da empresa (6740, 6741, 6771, 6747, 6748 6742 e 6753) que fazem a ligação entre São Paulo (Guarulhos), Salvador, Porto Alegre e Curitiba. Neles, a companhia passou a oferecer deliciosas opções de sanduíches, cup cakes, sopa, chocolate, cerveja, refrigerantes, sucos, bebidas quentes, entre outros que poderão ser compradas (exclusivamente em dinheiro) com os nossos Comissários de Bordo.
Para iniciar este projeto, nossos Tripulantes passaram por um intenso treinamento, visando estarem habilitados para atender a todos os nossos clientes respeitando os mais rígidos padrões de higiene e conforto. 
A previsão é que até o mês de novembro o serviço de vendas a bordo já esteja disponível em todos os voos, para os dez destinos as quais a Webjet atualmente opera.