Empresas do Vale do Paraíba apresentam seus produtos e serviços na LAAD 2011


Cerca de 30 empresas do Vale do Paraíba, associadas ao Programa Cluster Aeroespacial Brasileiro, participarão da oitava edição da LAAD 2011, a maior feira de defesa e segurança da América Latina.

Essas empresas terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços durante todos os dias de evento, que acontece de 12 a 15 de abril, no Rio de Janeiro. Além disso, os associados participantes terão a oportunidade de se reunirem com três empresas estrangeiras interessadas em fazer negócios no Brasil e ainda contarão com o apoio de consultores de negócios internacionais, que apoiarão as empresas do Programa em seus contatos e reuniões.

Estima-se que neste ano, as empresas do Cluster consigam atingir a resultados próximos de US$ 15 milhões em negócios. Na primeira participação do Cluster, na edição passada (2009), foi iniciada uma negociação com uma empresa européia que, recentemente, gerou três contratos de exportação com empresas associadas.

A UTEC – Usinagem Aeroespacial é uma das empresas que estará presente durante a feira. A UTEC é uma indústria metalúrgica de São José dos Campos com especialidade em desenvolvimento, fabricação, comercialização e medição de peças usinadas, componentes e conjuntos para a aplicação em empresas nos setores de Espaço, Defesa, Aviação, Óleo e Gás e Ferramental.

Em parceria com a Inotech – Inovação e Tecnologia, as duas empresas lançarão na LAAD 2011 o produto Injetor Modular, para uso em motores de foguetes a propelentes líquidos. Este produto garante que a quantidade correta de propelente seja lançada dentro da câmara de combustão na proporção correta e devidamente atomizada.

O modelo poderá ser utilizado em motores com empuxo na faixa entre 300N e 1000N, tanto mono quanto bipropelente. Também poderão construir este modelo para motores de foguetes de pequenas dimensões para uso em satélites, injetoras para motores educacionais, e injetoras para foguetes amadores. Com a possibilidade de ser fornecido com um vasto conjunto de componentes internos, o modelo pode ser utilizado também em bancadas de teste educacional para treinamento de engenheiros no projeto de injetoras. O produto iniciará sua comercialização logo após sua apresentação na LAAD 2011.

Outra empresa a integrar o evento é a Novaer, resultado da associação entre a Geometria BTE, a WinnsTal e a Flight Technologies. Na feira, a organização irá promover o avião T-Xc/U-Xc, avião com dois modelos distintos, que está sendo desenvolvido com o apoio da FINEP. O T-Xc é um treinador militar básico, primário e o U-xc consiste em um modelo de transporte de passageiros com quatro lugares, destinado ao mercado civil.  O avião é totalmente fabricado em fibra de carbono, o que o torna mais leve e mais eficiente do que qualquer avião existente dessas duas categorias.
 
Com investimentos aplicados pela FINEP e outras instituições associadas ao desenvolvimento de aeronaves, a Novaer tem como previsão elaborar a primeira parte de seu projeto em 2012, com sua produção programada para iniciar em 2013, após uma campanha de certificação e montagem de estrutura fabril. Apesar da Força Aérea Brasileira (FAB) não demonstrar posição quanto à substituição de seu atual treinador T-25, há possibilidades da entidade verificar o que está sendo desenvolvido pela Novaer.
 
As empresas associadas ao Cluster Aeroespacial Brasileiro que participarão da feira são:

Expositoras
Airmod Consulting, Geometra BTE, AKAER, Avionics, Aernnova, Globo Usinagem, Thyssenkrupp, Ambra, Solutions, ESRA, Navcon, Friuli, Gyrofly e Alltec

Participantes
Troya, Squitter, Figwal, Iacit, Massucato, Tracker, Flight Technologies, UTEC, Vectra Technologies, Mectron, Tecplas, Price Induction, Giovanni Passarella, DCA BR, Serco, Lima & Bonfá

LAAD 2011

A LAAD Defense & Security 2011 é a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. Esta acontece de 12 a 15 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro. Consolidada como principal fórum de debates e de apresentação de novas tecnologias do setor de Defesa na América Latina, a feira chega à oitava edição ampliando o espaço dedicado à segurança pública – um tema cada vez mais integrado aos debates sobre segurança nacional, especialmente em função da organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

O evento reúne, bienalmente, empresas especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, forças policiais, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais. A oitava edição da feira ocupará os pavilhões 3 e 4 do Riocentro e área externa de exposição estática, totalizando 47 mil metros quadrados de área de exposição.

Serão cerca de 550 empresas expositoras, de mais de 35 países. Pela primeira vez, haverá participação de países como China, Cingapura, Eslováquia, Finlândia, Noruega, Portugal e Taiwan, além de expositores já tradicionais como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, África do Sul, Polônia, Suécia, Holanda, Bósnia, Bélgica, Sérvia, Finlândia, Israel, Rússia, Índia, Turquia, Áustria, Coréia, Bulgária e Ucrânia. A maioria desses países expõe na LAAD em forma de pavilhões nacionais.

A LAAD – Defence & Security 2011 reúne um público qualificado, que este ano deve superar a casa dos 20 mil visitantes. Destacam-se delegações oficiais de mais de 55 países. 

Para conhecer a LAAD 2011 e saber mais da sua programação, basta acessar o site http://www.laadexpo.com.


Serviço
Empresas do Vale do Paraíba na LAAD 2011
Data: de 12 a 15 de abril
Horário: dia 12, das 12h às 19h, dia 13 e 14, das 10h às 19h, e dia 15, das 10h às 17h
Local: Riocentro – Rio de Janeiro
Informações: http://www.laadexpo.com

Comentários