terça-feira, 21 de junho de 2011

ABAG News #22/2011


A G E N D A   A B A G
ABAG sedia Comitê de Capacidade
No dia 13 de junho, na sede da ABAG, reuniu-se o Comitê de Capacidade Aeroportuária da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária. Na ocasião, foi elaborado parecer técnico sobre a proposta de regulamentação sobre informações de capacidade aeroportuária.

Comissão de Logística
Reuniu-se, na sede da ABAG, a Comissão de Logística da ABAG. Deliberou pela necessidade de ativar seus três Comitês tendo em vista a urgência de analise em vários temas. Foram nomeados os coordenadores e elaborada a pauta de trabalho de cada Comitê. A Ata da reunião foi enviada para os associados.

Reunião Plano de Vôo no DECEA
No daí 21 de junho, no DECEA, estará reunido o Comitê para implantação do novo Plano de Vôo.

Reunião PBN no DECEA
No dia 29 de junho, a ABAG participará da reunião de implantação do RNAV-5, dentro do Programa PBN. O foco são as aeronaves que voam 91, aviação geral, e os requisitos a serem cumpridos para vôos em rotas com essa exigência. As aeronaves que não estiverem em acordo com os requisitos terão que voar em rotas alternativas e possivelmente maiores e mais custosas. No dia 30, a mesma acontecerá nas instalações da ANAC Rio.
Bom Voo!
Diretoria Executiva

CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS
 

FAÇA PARTE DE UM DOS MAIORES NETWORKS DO SETOR!


LABACE 2011
A maior feira do setor na America Latina tem oportunidades especiais para sua participação. Entre em contato e confirme a melhor opção para sua empresa.
Confira as novidades das empresas que já estão participando e junte-se a elas.
Fórum Regional de Aviação Civil
Será realizado na cidade de Goiânia, nos dias 28 e 29 de outubro, o primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com apoio institucional do Governo Goiano. Aguarde maiores informações.
Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária
Integrantes da Câmara Técnica de Infraestrutura do Conselho Consultivo da ANAC recebeu, no dia 16, as apresentações das Notas Técnicas sobre a revisão das Resoluções 113 e 116. Apesar dos quase oito meses de trabalho na elaboração de proposta por parte da Câmara Técnica, os textos constantes das N.T. apresentadas ainda não incorporam as solicitações efetuadas por representantes de toda a indústria de aviação civil.
A Câmara Técnica voltará a se reunir e, uma vez mais, pretende elaborar argumentação mais detalhada e assim tentar influir e convencer a ANAC sobre a pertinência e essencialidade dos termos antes propostos. Enquanto isso aumenta a insegurança jurídica e do negocio nos aeroportos brasileiros.
Interdição do Santos Dumont
A ABAG recebeu mensagem com o seguinte texto – “Em reunião realizada no dia 20 de maio próximo passado, na sede da ANAC Rio, entre  representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo/Departamento de Policia Federal e da ANAC, com a presença do Diretor Interino Carlos Pellegrino e do Delegado Luiz Carlos de Carvalho Cruz - Diretor de Operações - Coordenador das Ações de Segurança para a Copa do Mundo, com vistas a realização dos jogos de 2014, a ANAC tomou conhecimento da solicitação de fechamento para pousos e decolagens do aeroporto Santos Dumont no dia 30 de julho de 2011, no período das 14 as 18 horas, para a realização de um evento (sorteio dos jogos e cidades para as eliminatórias) previsto no Contrato firmado entre o Governo Federal e a FIFA. Os Contratos de adesão celebrados pelos Governos signatários com a FIFA para sediar os eventos da Copa do Mundo incluem cláusulas que prevêem o mais amplo e irrestrito apoio pelo país sede do evento. Neste evento, com transmissão ao vivo para 208 países, os equipamentos de comunicação utilizados para a transmissão pelas empresas de jornalismo são sensíveis a ruído, motivo pelo qual está sendo solicitado o fechamento do aeroporto Santos Dumont...”.

Em conseqüência, em 30 de julho próximo, o aeroporto Santos Dumont estará interditado para todas operações das 14h00 às 18h00 e o aeroporto do Galeão,somente para a aviação geral, das 14h00 às 19h00.
Curso de Segurança de AviaçãoO SERIPA 4, em documento enviado, manifesta a intenção de realizar em suas dependências o curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Clique aquie leia o conteúdo programático, períodos e o público-alvo do curso. 
 
Manobra de voo: Perigosa à sua saúde?
Ao realizar uma manobra durante um voo, o piloto precisa realizar todos os procedimentos corretamente de modo a evitar que um acidente aconteça. Descubra os riscos que ocorrem durante uma manobra com a aeronave e saiba como reduzi-los visando um voo seguro.
Fretamentos ampliam mercado aéreo em Ribeirão
Por ser uma atrativo para empresas multinacionais, a locomoção de seus executivos deve ser rápida, o que incentiva o crescimento da procura de aeronaves executivas que ligam outras cidades à Ribeirão Preto.
Brasileiros desenvolvem bioquerosene de aviação
O aumento no preço dos combustíveis incentiva pesquisas a desenvolver tipos de combustíveis que degridem menos o meio ambiente.
Táxi Aéreo: alternativa e mercado em MS
Uma alternativa de transporte rápido para percorrer as cidades espalhadas pelos 357 mil quilômetros quadrados de Mato Grosso do Sul.
Aviação executiva na Índia: Paciência é necessária, mas as oportunidades virão
Apesar do crescimento da aviação executiva na Índia, é preciso ter paciência e cautela para driblar os obstáculos impostos pelas políticas do país que dificultam a venda das aeronaves.
Jatos privados movimentarão Al Maktoum
Transferência de jatos executivos de operações privadas para o aeroporto Al Maktoum, em Dubai, incentiva desenvolvimento regional e possui expectativas de proporcionar uma conexão direta entre a Europa, os EUA, Ásia-Pacífico e África.
“Semeando” o avião de amanhã
Iniciativa procura desenvolver aviões que serão “cultivados” organicamente, com assentos feitos de plantas e combustível feito a partir de óleos de sementes ou algas. Apesar de exacerbada, especialistas acreditam que essa possa ser uma alternativa de sustentabilidade para aviação geral no futuro.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP
Tel: +55 (11) 5032-2727   |   Fax +55 (11) 5031-1900

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!