quinta-feira, 21 de julho de 2011

TAM atinge ocupação de 79,6% nos voos internacionais em junho, recorde para esse mês

FOTO: ROBERTO CAIAFA
 
 
 



A TAM Linhas Aéreas registrou, em junho,  crescimento de 9% na demanda de passageiros transportados (RPK) nos seus voos internacionais, na comparação com o mesmo período de 2010. Combinado com o aumento na oferta (ASK), de 8,5%, a companhia atingiu taxa de ocupação recorde para esse mês, de 79,6%. Com isso, ampliou a liderança no segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, com market share de 90,6%, de acordo com os dados divulgados hoje (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Nas operações nacionais, o aumento da demanda foi de 15,5% e a companhia manteve a liderança no mercado doméstico, com participação de 41,7%.

A demanda manteve-se forte e consistente no mercado internacional em junho, quando o preço médio pago por passageiro, em dólares, em cada quilômetro voado (yield) ficou ligeiramente inferior ao mês anterior, influenciado principalmente pela sazonalidade normal do período e pelo feriado de Corpus Christi, que elevou a quantidade de passageiros voando a lazer.

No mercado doméstico, incluindo os dados da Pantanal, a TAM aumentou sua oferta em 10,7%, na comparação anual, o que, combinado com o crescimento de 15,5% na demanda, levou a uma alta de 2,7 pontos percentuais na taxa de ocupação (load factor), para 66,6%. O yield doméstico apresentou recuperação na comparação com o mês de maio.

No acumulado do primeiro semestre, a TAM registrou market share de 42,7% no mercado doméstico e de 87,8% no segmento das linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras. O load factor, por sua vez, foi de 69,8% nos voos nacionais e de 80,8% nas rotas para o exterior, com crescimento na demanda de, respectivamente, 22,2% e 18,6% de janeiro a junho. 
 
 
 
A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 19 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, conquistou a liderança do mercado, com market share de 41,7% no último mês de junho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 90,6% do mercado em junho. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (156 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 15 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,6 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!