sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ABAG News #30/2011


A G E N D A   A B A G
Sessão de Abertura da Labace 2011
No dia 11 passado, a Oitava Edição da Labace teve seu início com a presença de 237 convidados. A mesa principal contou com o Exmo. Sr. Ministro da Secretaria de Aviação Civil, o Comandante da Aeronáutica, o Diretor-Presidente da ANAC, o Presidente da INFRAERO, o Diretor Regional da OACI para a América do Sul e Panamá, o Diretor do IBAC, o Presidente da NBAA e o Presidente da ABAG.
Foram recepcionados pela ABAG deputados federais, oficiais generais da Marinha e da Aeronáutica, oficiais das três Forças Armadas e Forças Auxiliares do Rio de Janeiro e de São Paulo, executivos das principais empresas expositoras e associados da ABAG.
Na oportunidade, foram homenageados com o Prêmio ABAG Personalidade Emérita, por serviços prestados ao engrandecimento da aviação geral, os Srs. Rui Aquino e Adalberto Febeliano.
Como homenagens especiais foram agraciadas, com placas alusivas, as Forças Publicas e Civis que atuaram na busca, resgate e apoio as vítimas das enchentes, em janeiro de 2011, na região Serrana do Rio de Janeiro.
Bom Voo!
Diretoria Executiva



Realizada de 11 a 13 de agosto passado, a LABACE 2011 superou todas as edições anteriores. No primeiro dia, cerca de 7 mil visitantes puderam ter contato com os modelos mais modernos de aeronaves, aviões e helicópteros, e conhecer produtos variados para a aviação executiva.
Na contagem geral, durante os três dias: 15.420 visitantes (crescimento de 4% sobre 2010),
67 aeronaves (55 em 2010) e 170 marcas em exibição (20 a mais comparado com 2010).

O volume de negócios foi pré-estimado em 550 milhões de dólares americanos, mas a ABAG ainda aguarda informações de exibidores para contabilizar o numero final.


LABACE 2012
Já esta no ar o site da nona edição da LABACE, que pelo entusiasmo dos expositores terá bastantes novidades. Alguns contratos já foram concretizados e outros bem encaminhados.

Fórum Regional de Aviação Civil
Será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, nos dias 28 e 29 de outubro, o Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com apoio institucional do Governo Goiano. A programação conterá ciclo de palestras e mostra de produtos aeronáuticos

A Bem da Verdade
Nos dois últimos domingos, o programa Fantástico, da rede Globo, deu espaço para uma denuncia de falta de segurança nas operações aéreas, envolvendo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA.
A reportagem teve com exemplo um vôo visual, no litoral do Rio de Janeiro, onde, segundo consta, teve sua trajetória interrompida por uma orientação do controle de trafego aéreo que solicitou uma curva de 360 graus.
O que a reportagem não disse é que efetuar curvas antes de entrar no circuito visual de trafego para um aeroporto é uma operação normal. Naqueles aeroportos onde operam vôos por instrumentos e vôos visuais, aqueles têm prioridade nas aproximações para as pistas em uso, tendo os vôos em operação visual que adequarem suas trajetórias para “entrar na fila”. Não existe insegurança nessa operação.
Ficou evidente que a intenção do jornalista era mostrar insegurança nas operações aéreas. O que não sabemos era qual a intenção, se a de denegrir a imagem do DECEA ou se espalhar que voar ainda é inseguro no Brasil. Talvez as duas intenções.
Nas duas hipóteses, não poderia ser mais infeliz a rota da reportagem, tendo em vista que o controle de trafego aéreo brasileiro tem padrão internacional e que tem a segurança como seu pilar principal. Em nome da segurança das operações, muitas vezes o DECEA tem posições até consideradas conservadoras, MAS JAMAIS INSEGURAS. Denegrir a organização não agrega valor aos interesses sociais e econômicos da nação.
A ABAG entende que acertos devem ser aplaudidos e que erros merecem ser analisados para suas correções, mas não se solidariza com intenções menores que buscam prestar um desserviço ao Estado brasileiro.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!