sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ABAG News #31/2011

A G E N D A   A B A G
Alteração no CBA
A ABAG participou de debates com vistas ao alinhamento final sobre a proposta da Associação que deverá ser entregue ao Relator das alterações ao Código Brasileiro de Aeronáutica. A reunião ocorreu no dia 23 passado no escritório de advocacia Pinheiro Neto. Como pauta principal a intenção do governo federal de transformar os serviços executados pelos táxis aéreos de público para privado.
Conselho Consultivo da ANAC
A ABAG participa da reunião do Conselho Consultivo da ANAC, no dia 25, nas dependências da Agência no Rio de Janeiro. Como coordenadora da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária, solicitou inclusão de item para atualização do andamento das propostas concluídas com origem nos Comitês 113, 115 e 116. Essa pauta da Câmara Técnica tem sido recorrente nas reuniões do Conselho Consultivo.
Bom Voo!
Diretoria Executiva


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Realizada de 11 a 13 de agosto passado, a LABACE 2011 superou todas as edições anteriores. No primeiro dia, cerca de 7 mil visitantes puderam ter contato com os modelos mais modernos de aeronaves, aviões e helicópteros, e conhecer produtos variados para a aviação executiva.
Na contagem geral, durante os três dias: 15.420 visitantes (crescimento de 4% sobre 2010),
67 aeronaves (55 em 2010) e 170 marcas em exibição (20 a mais comparado com 2010).

O volume de negócios foi pré-estimado em 550 milhões de dólares americanos, mas a ABAG ainda aguarda informações de exibidores para contabilizar o numero final.
LABACE 2012
Já esta no ar o site da nona edição da LABACE, que pelo entusiasmo dos expositores terá bastantes novidades. Alguns contratos já foram concretizados e outros bem encaminhados.

Fórum Regional de Aviação Civil
Será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, nos dias 28 e 29 de outubro, o Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com apoio institucional do Governo Goiano. A programação conterá ciclo de palestras e mostra de produtos aeronáuticos

A Bem da Verdade
Nos dois últimos domingos, o programa Fantástico, da rede Globo, deu espaço para uma denuncia de falta de segurança nas operações aéreas, envolvendo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA.
A reportagem teve com exemplo um vôo visual, no litoral do Rio de Janeiro, onde, segundo consta, teve sua trajetória interrompida por uma orientação do controle de trafego aéreo que solicitou uma curva de 360 graus.
O que a reportagem não disse é que efetuar curvas antes de entrar no circuito visual de trafego para um aeroporto é uma operação normal. Naqueles aeroportos onde operam vôos por instrumentos e vôos visuais, aqueles têm prioridade nas aproximações para as pistas em uso, tendo os vôos em operação visual que adequarem suas trajetórias para “entrar na fila”. Não existe insegurança nessa operação.
Ficou evidente que a intenção do jornalista era mostrar insegurança nas operações aéreas. O que não sabemos era qual a intenção, se a de denegrir a imagem do DECEA ou se espalhar que voar ainda é inseguro no Brasil. Talvez as duas intenções.
Nas duas hipóteses, não poderia ser mais infeliz a rota da reportagem, tendo em vista que o controle de trafego aéreo brasileiro tem padrão internacional e que tem a segurança como seu pilar principal. Em nome da segurança das operações, muitas vezes o DECEA tem posições até consideradas conservadoras, MAS JAMAIS INSEGURAS. Denegrir a organização não agrega valor aos interesses sociais e econômicos da nação.
A ABAG entende que acertos devem ser aplaudidos e que erros merecem ser analisados para suas correções, mas não se solidariza com intenções menores que buscam prestar um desserviço ao Estado brasileiro.
Problemas do trem de pouso: Guia para controladores
Ao experimentar os efeitos de problemas do trem de pouso, os controladores devem ficar atentos antes que um acidente aconteça. Saiba quais as orientações e as medidas preventivas a serem tomadas para que a aterrisagem da aeronave seja completamente segura.
Evitando fios durante voo
O choque de aeronaves contra fios de alta tensão pode resultar em graves consequências, comprometendo a segurança dos ocupantes da aeronave em questão. Veja aqui como minimizar tal fato ao voar em baixas altitudes.
Fragilidade econômica alavanca negócios de aviação
Com os juros internacionais baixos, devido à crise econômica, o Brasil foi foco na semana passada ao realizar a LABACE, maior feira de aviação executiva da América Latina que deve movimentar cerca de R$ 893 milhões neste ano, um volume 10% acima do realizado em 2010, segundo previsão da organização do evento.
Jatos executivos crescem para atender novo perfil de empresas e milionários
Demanda de novos executivos em busca de adquirir aeronaves fez com que as fabricantes ampliassem seus produtos tentando satisfazer os clientes. O efeito pôde ser visto durante a LABACE, que contou com 67 aeronaves expostas, dentre jatos e helicópteros.
Concorrência aumenta em feira de aviação executiva no Brasil
Com o mercado internacional voltado pra o Brasil, a LABACE deste ano contou com uma expansão de quase 20% em relação a 2010, que refletiu no aumento da concorrência entre as empresas ligadas à aviação executiva.
Brasil atrai mais investimentos para a aviação executiva
Durante a LABACE, segunda maior feira do mundo de aviação executiva, alguns sinais puderam demonstrar o crescimento desse segmento no país: o aumento no número de aeronaves expostas e a intenção das empresas em aumentar sua atuação no mercado da América do Sul.
Aviação tem projeto para ‘centro de gestão permanente’, diz ministro
A fim de melhorar o funcionamento dos aeroportos do país, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) conta com um projeto que visa administrar a infraestrutura, de modo a otimizar os atendimentos e as operações dos aeroportos.
Oportunidades sem precedentes para o desenvolvimento da aviação geral no Tibet
Em busca de criar benefícios econômicos significativos e sociais, em entrevista, Lida Li propõe sugestões para o desenvolvimento da aviação geral no Tibet. Além disso, a segurança e o turismo também estão no planejamento de desenvolvimento através da aviação geral.
Indústria de jatos executivos pode emergir mais forte do que nunca
Fabricantes de jatos executivos e consultores de compra e venda de aeronaves possuem grandes expectativas para o mercado da aviação executiva norte-americana.
Compradores dão dicas para reduzir custos operacionais a partir de negociações
É possível reduzir os custos operacionais negociando os serviços necessários diretamente com seus fornecedores. Algumas perguntas sobre como intervir nas negociações com as prestadores de serviços foram respondidas por especialistas no ramo.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP


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