segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Associação Brasileira de Aviação Geral lança Anuário Brasileiro de Aviação Geral 2011 durante a Labace, que começa nesta quinta-feira em São Paulo



A ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) lança na próxima semana a primeira edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral, uma publicação inédita que tem como objetivo mapear o crescimento da aviação geral no país e servir de referência para a tomada de decisões, principalmente por parte do Poder Público. O anuário será lançado oficialmente durante a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibitor), que acontece de 11 a 13 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e já é a segunda maior feira do mundo de aviação executiva.

O anuário traz dados dos diversos segmentos ligados à aviação geral relativos ao período de janeiro a dezembro de 2010. Apresenta, por exemplo, a frota de aeronaves da aviação geral, 12.310, incluindo aviões convencionais, turbo-hélices, jatos e helicópteros. Revela a concentração destas aeronaves por Estado, ficando São Paulo na frente com 3.578 aeronaves, Minas Gerais com 1002, Rio Grande do Sul com 843, Goiás com 831, entre outros. Vale a pena ressaltar que a aviação geral inclui todos os segmentos da aviação, exceto a aviação comercial.

“Os dados nos ajudam a mostrar como a aviação geral está contribuindo para o desenvolvimento do país, os estudos revelam que 80% dos voos da aviação executiva, por exemplo, são feitos para a tomada de decisão a respeito de investimentos, muitas vezes em lugares remotos, nem sempre entre as 124 cidades servidas pela aviação comercial”, disse Francisco Lyra, presidente da ABAG.

O levantamento cruzou dados de entidades como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e CGNA (Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea), com a análise dos especialistas ligados à ABAG e uma empresa de inteligência de mercado. Com isso, é possível saber, por exemplo, que em termos de uso, as aeronaves podem ser divididas da seguinte forma, 7793 para serviço aéreo privado, 1536 para táxi aéreo, 1153 para instrução e 1071 para aviação agrícola. Em termos de tipo de aeronave, o anuário revela que 9.338 são aeronaves concencionais, 1495 são helicópteros, 863 turbo-helices e 540 jatos. O levantamento contempla outros dados fundamentais para o conhecimento profundo do setor, tais como a idade da frota geral e por fabricante, o percentual de aeronaves por fabricante, entre outros.

Em 2010, a aviação geral conectou 39 aeroportos a 3,5 aeródromos nacionais e internacionais, gerando nada menos que 834 mil movimentos (pousos e decolagens). O campeão de movimentos é o Campo de Marte, em São Paulo, com mais de 131 mil movimentos. Entre os 39 aeroportos com dados disponíveis para o levantamento da ABAG, o que teve menor movimentação foi o de Confins, na capital mineira, com 1969 movimentos. “Queremos que este levantamento sirva de base para a tomada de decisões e para a definição das políticas públicas”, disse Lyra.

O Anuário traz também um diretório com uma ampla relação de fabricantes de aeronaves, aviões e helicópteros, instituições de ensino, e empresas envolvidas com comercialização de peças, produtos, manutenção e serviços.
O conteúdo do anuário pode ser acessado em: http://migre.me/5qhNp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!