segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Centro Tecnológico da TAM tem novo diretor executivo

 

 

 
 
Contratação de Luiz Gustavo Pereira da Silva tem como objetivo ampliar o foco nos negócios e na captação de novos clientes
 
 São Paulo, 15 de agosto de 2011 – O Centro Tecnológico da TAM, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), recebe hoje Luiz Gustavo Figueiredo Pereira da Silva, seu novo diretor executivo. Localizada em São Carlos, interior de São Paulo, a unidade é responsável pela manutenção das aeronaves da TAM Linhas Aéreas e de terceiros.

Com a chegada do novo diretor executivo, a unidade de MRO passa a responder diretamente à holding TAM S/A, presidida por Marco Antonio Bologna.

“A decisão de ter um executivo dedicado ao centro de manutenção, reportando à TAM S/A, está alinhada com nosso objetivo de fortalecer o MRO como unidade de negócios, para melhorar seus processos, ampliar a base de clientes e buscar parceiros estratégicos”, afirma Bologna.

“Teremos um foco específico no negócio, um centro de resultados próprio, com maior independência e segregação de atividades, visando à melhoria nos processos, maior captação de clientes e busca de melhores práticas, dentro da governança corporativa das empresas TAM”, completa Luiz Gustavo Pereira da Silva.

O novo diretor tem 40 anos, é engenheiro e tem mestrado em Logística pelo Air Force Institute of Technology de Ohio, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional inclui passagem pela Força Área Brasileira, além das empresas ALL - América Latina Logística, MRS Logística e Aqces Logística.

O Centro Tecnológico da TAM, também conhecido como TAM MRO, está instalado em São Carlos numa área de 4,6 milhões de metros quadrados. É certificado pelas mais importantes autoridades aeronáuticas do mundo, como a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (Brasil), a Federal Aviation Administration - FAA (Estados Unidos), a European Aviation Safety Agency - EASA (Europa), a Transport Canada Civil Aviation – TCCA (Canadá), a Dirección General de Aeronáutica Civil - DGAC (Chile) e também por autoridades de diversos outros países da América do Sul.

Atualmente, o Centro Tecnológico está autorizado a realizar manutenção em aeronaves Airbus (A318 / A319 / A320 / A321 / A330), Boeing (767), Fokker (Fokker100) e ATR (ATR-42). O corpo de funcionários diretos da unidade é de aproximadamente mil pessoas, incluindo técnicos e engenheiros que trabalham nos hangares e oficinas do centro de manutenção.

Capacitada em cerca de 6 mil componentes dos mais diversos, sua estrutura conta com oficinas especializadas, como Hidráulica, Pneumática, Aviônicos, ATEC, IDG, Material Composto e Trem de Pouso. Também fazem parte de seu portfólio: treinamento, manutenção de linha e fornecimento de GSE (Ground Support Equipment), conjunto de máquinas (esteiras, tratores, escadas) utilizado para realizar as operações de carregamento e descarregamento das aeronaves nos aeroportos.

Em 2010, o MRO aumentou em 7% o atendimento a aeronaves e realizou 131 checks, com um total de 436.016 horas de trabalho, o que representa 16% a mais do que em 2009. Também em 2010, foram realizados 97.763 reparos de componentes em 20 diferentes oficinas.

A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, conquistou a liderança do mercado, com market share de 41,7% no último mês de junho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 90,6% do mercado em junho. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 15 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,6 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.

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