segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TAM é a companhia aérea mais sociável da internet no Brasil

 
 
 

 
 
 
Estudo da E-Consulting mediu a presença online das maiores empresas do país e classificou a TAM como a quarta entre as organizações 100% nacionais
 
 


São Paulo, 29 de agosto de 2011 – A TAM Linhas Aéreas foi indicada como a companhia aérea brasileira mais sociável da Internet, segundo percepção do público medida pela E-Consulting Corp. A consultoria analisou o Índice de Presença Online (POL) de 130 das mil maiores empresas presentes no País no primeiro semestre deste ano. O estudo observou Twitter, LinkedIn, YouTube, Reclame Aqui, Google, Facebook e Orkut para avaliar o desempenho online das corporações, considerando a qualidade das interações e as suas iniciativas deBranding, Vendas e Relacionamento (BVR).
“A internet é uma ferramenta estratégica e fundamental para o relacionamento com nossos clientes. O SAC 2.0 tem evoluído muito na TAM. Hoje, trabalhamos em nossos canais para dar respostas rápidas e também para monitorar assuntos relevantes ou destacar novidades, ofertas e conteúdos de interesse para diversos públicos”, afirma Renato Ramos, gerente de Engagement Marketing da TAM.
Além do site www.tam.com.br e do Blog da TAM, no endereçowww.blog.tam.com.br, a companhia mantém o perfil @TAMAirlines no Twitter, uma fan page no Facebook (www.facebook.com/TAMAirlines) e um branded channel no YouTube (http://www.youtube.com/tam). No ranking geral da E-Consulting, a companhia aparece em 15º lugar e, na lista das empresas 100% brasileiras, tem o quarto maior Índice de Presença Online.
“Presença online é a capacidade de escolher os canais corretos, com as mensagens corretas, para os públicos relevantes. Em nosso estudo, consideramos 23 variáveis para avaliar o nível da visão multicanal das empresas nas redes sociais”, explica Daniel Domeneghetti, coordenador da pesquisa da E-Consulting Corp.
Hoje, na América do Sul, a TAM é a companhia aérea com mais seguidores no Twitter. Ao todo, são mais de 225 mil pessoas que seguem o perfil da empresa na rede social. Os dados estão no relatório de julho da consultoria SimpliFlying e revelam que, em todo o mundo, o volume de tweets publicados por perfis de companhias aéreas aumentou 51% de março até o mês passado.
 
 
A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, conquistou a liderança do mercado, com market share de 40,9% no último mês de julho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88% do mercado em julho. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 15 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,6 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.

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