terça-feira, 16 de agosto de 2011

Viracopos é o segundo aeroporto com maior crescimento no mundo em 2010

FOTO: ROBERTO CAIAFA



A evolução dos números nos últimos dois anos no aeroporto campineiro está intimamente ligada ao início das operações da Azul.

São Paulo, 16 de gosto de 2011 – O Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, São Paulo, principal hub da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, é o segundo aeroporto com maior crescimento no mundo em 2010, de acordo com o relatório do Airports Council International – ACI, divulgado no início de agosto. A entidade internacional – cujo objetivo principal é promover cooperação entre os aeroportos, organizações, companhias aéreas, fabricantes e parceiros do segmento – contribui de forma significativa para que os viajantes tenham um transporte seguro, eficiente e ambientalmente compatível.

O Relatório Mundial de Tráfego de Aeroportos de 2010 (WATR 2010) analisou o desempenho de mais de 1.300 aeroportos em 157 países ao redor do mundo no ano passado e apontou o Aeroporto de Viracopos como o segundo mais vigoroso em crescimento de passageiros e tráfego aéreo do último ano. A evolução dos números nos últimos dois anos no aeroporto campineiro está intimamente ligada ao início das operações da Azul.

“Depois de um longo período na ociosidade, com nossa chegada ao aeroporto, em dezembro de 2008, Viracopos obteve uma das maiores taxas de expansão do mundo. Isto porque sempre acreditamos no potencial de crescimento da cidade e região, além de oferecer um serviço de qualidade a preços justos”, afirma Pedro Janot, presidente da Azul.

O crescimento nos mercados emergentes também foi o destaque do estudo. América Latina e Caribe aparecem em evidência com o forte aumento da demanda no Brasil, elevada em 13,2% em relação a 2009.  No ano passado, Viracopos totalizou, entre pousos e decolagens, 74.474 voos, contra 55.263 em 2009. Já o movimento de passageiros cresceu 61,37% em 2010, comparado com o ano anterior. Os terminais de embarque e desembarque receberam 5.428.986 de passageiros, a maior marca registrada na história do aeroporto.

O Aeroporto Sabiha Istambul Gökçen (SAW) na Turquia foi o primeiro colocado com um volume de crescimento em 74,7%, com mais de 11,5 milhões de passageiros transportados.

Números mundiais
O tráfego global nos aeroportos cresceu 6,6% em 2010. O relatório mostra que essa foi a primeira vez que o total de passageiros ultrapassou a marca do 5 bilhões em um único exercício.

Os aeroportos mais movimentados do mundo são: Atlanta Internacional Hartsfield-Jackson (ATL) e Chicago CO'Hare Internacional (ORD), nos Estados Unidos; Beijing Capital Internacional (PEK), China; Londres Heathrow (LHR); Tóquio Haneda (HND), no Japão. Estes cinco aeroportos juntos movimentaram mais de 360 milhões de passageiros no ano passado.

Dados da Airports Council International – ACI – http://www.airports.org

Sobre a Azul
Com pouco mais de dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 39 destinos, 38 cidades, com 300 voos diários. Somando-se às 8 linhas de ônibus, são 45 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia já ultrapassou a marca de mais 10 milhões de clientes transportados desde sua fundação. A Azul opera uma frota de 39 aeronaves, composta por dez Embraer 190 e 21 Embraer 195, e oito ATR 72-200. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!