A G E N D A A B A G
ABAG reúne Comissão de Logística
No dia 06 de setembro, reuniu-se na ABAG o Comitê Partes e Peças da Comissão de Logística. Tendo AOG e Exchange como itens da pauta, os debates, intensos, perduraram por mais de duas horas de reunião. A cada encontro, mais se justificam essas reuniões, onde os associados trocam experiências com o intuito de oferecer propostas de melhoria na regulamentação especifica. Nesta reunião, ficou claro as diferenças de entendimento existentes entre as empresas e até de práticas no dia-a-dia.
A Ata será enviada aos associados assim que for preparada pela coordenadora do Comitê.
Em breve, será convocada a reunião do Comitê de Manutenção. Espera-se que os associados, interessados em participar, enviem pessoas que trabalham na área de manutenção.
Bom Voo!
Diretoria Executiva
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Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 28 e 29 de outubro será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia,
o Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras e a mostra de produtos aeronáuticos.
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LABACE 2012
Já esta no ar o site da nona edição da LABACE, que pelo entusiasmo dos expositores terá bastantes novidades. Alguns contratos já foram concretizados e outros bem encaminhados.
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Emenda ao Código Brasileiro de Aeronáutica
Na reunião na Secretaria de Aviação Civil, a ABAG pode constatar que aparentemente não há texto fechado para emenda ao CBA. Os técnicos da Secretaria, em tom amistoso, ouviram e debateram filosoficamente os possíveis avanços ao texto legal da aviação civil brasileira. Parece que a SAC, ao ouvir representantes da indústria, não quer se lançar sozinha no ambiente parlamentar, onde, sabemos, qualquer coisa pode ser decidida a revelia dos interessados.
Pena que o tempo não permita um casamento de idéias mais profundo a ponto de modernizar o CBA com mais abrangência do que simplesmente remendar artigos pontuais. Com 25 anos de idade, o nosso Código merece uma renovação mais ampla, acomodando outras Leis que, ao serem criadas ou modificadas, produziram efeitos sobre o CBA. Mas, pelo menos, que o pouco a ser inserido tenha a chancela do governo e da indústria, provando que a sociedade não está dividida nos seus anseios e interesses.
Para que serve o TAAM?
O Modelador Total de Espaço Aéreo e Aeroporto (TAAM), que equipa o Laboratório de Pesquisa em Simulação do ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, simula todo o tráfego aéreo. Pode simular o movimento de aeronaves e de centenas de vôos, incluindo a circulação aérea em rota, nas áreas terminais e em terra nos aeroportos. Ao serem inseridos os dados de interesse do usuário, tais como as configurações dos aeroportos, os horários de vôos e outros, o TAAM fornece relatórios e a visualização da simulação do tráfego aéreo.
O TAAM tem aplicações de interesse de autoridades da aviação civil, planejamento de aeroportos e companhias aéreas, entre outros profissionais da aviação. A ABAG estuda a possibilidade de, em convenio com o DECEA, efetuar estudos de interesse da aviação civil, em particular da aviação geral.
Recriação da COMCARGA
A ABAG, como coordenadora da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária, enviou correspondência ao Secretário de Aviação Civil propondo a recriação da Comissão de Carga Aérea. A Comissão existiu durante anos como integrante do extinto Departamento de Aviação Civil. Durante sua existência, pode reunir para debates e decisões assuntos que envolviam setores que, embora não fazendo parte da comunidade aeronáutica, tinham forte atuação na aviação, tais como Receita Federal, Policia Federal, ANVISA e outros.
A solicitação partiu da JUCAIRB, junta que reúne as empresas estrangeiras que operam no Brasil, tendo o apoio da Câmara Técnica e aprovação do Conselho Consultivo da ANAC. A extinção da Comissão, pela ANAC, deixou um vácuo na coordenação de interesses dos organismos públicos e dos usuários nos aeroportos internacionais. |
Voando nas Montanhas
Aparentemente sobrevoar montanhas não parece ser uma operação arriscada, porém se o piloto não souber lidar com os riscos associados a esse voo, sua aeronave pode ser comprometida. Veja aqui alguns conselhos práticos para gerenciar os riscos de terrenos implacáveis e altitude de alta densidade que podem aparecer nessa situação.
Conhecendo a Convecção
Apesar dos alertas divulgados por diversos órgãos governamentais a fim de obter maior segurança nas aeronaves durante as tempestades formadas por correntes de convecção, os incidentes continuam a ocorrer. Saiba como tal fenômeno se forma e quais são as medidas a serem tomadas para que a sua aeronave não se torne uma vítima.
Performance baseada na navegação e helicópteros: Como se encaixam?
O PBN (Performance baseado na navegação) foi implantado pela FAA, ICAO e reguladores da aviação em todo o mundo visando proporcionar aos pilotos e aos operadores de helicópteros algumas vantagens durante suas operações. Saiba quais as vantagens dessa nova tecnologia que aumentam consideravelmente a segurança de voo nessas aeronaves.
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Praia Grande pode ganhar complexo industrial e aeroporto
Aeroporto destinado à aviação executiva, que pode gerar até 15 mil empregos, aguarda desde 2008 por licença ambiental para dar início às obras. Além disso, alavancará a economia do litoral paulista, em especial na cidade de Praia Grande.
Prefeituras de Nova Santa Rita e Portão devem decretar área como de utilidade pública
A construção de um novo aeroporto no sul do país fomentará a economia gaúcha. Os tramites e as delimitações para o início das obras estão em andamento pelas prefeituras de Nova Santa Rita, local escolhido para abrigar o aeroporto no Rio Grande do Sul.
Aeroporto a jato
Apesar de ser considerado deficitário pelo DAESP, a demanda no aeroporto de Jundiaí cresce cada vez mais. A fim de suportar o aumento de pousos e decolagens, serão concedidos dois terrenos para atividades aeronáuticas no aeroporto. Além disso, os investimentos em infraestrutura já ultrapassam R$ 4,5 milhões.
DECEA apresenta a aviação do futuro. No Brasil, ela já começou!
Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA desenvolve métodos para suportar a grande demanda do setor aéreo a partir de um estudo histórico do transporte aéreo e dos sistemas convencionais ao longo do séculos XX.
Empresas vão às universidades atrás de novos pilotos
Com a economia aquecida, a necessidade de novos pilotos aumenta em todo mundo, em especial no Brasil. Com isso, as empresas no país buscam nas universidades, profissionais com melhores qualificações para operarem suas aeronaves.
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Aviação Executiva e o Meio Ambiente – Relatório Especial
Em um relatório publicado recentemente é possível entender a questão do impacto ambiental que a emissão de gases estufa das aeronaves executivas causa na Europa atualmente. Além disso, ressalta as novas tecnologias desenvolvidas nos combustíveis a fim de diminuir essa emissão.
Quarto guia anual para compradores
A fim de esclarecer a importância da aviação executiva, especialistas mostram as vantagens de se utilizar aeronaves do setor no dia-a-dia. A economia de tempo é sem dúvida, uma das maiores vantagens na utilização da aviação executiva.
Aviação Executiva nos Emirados Árabes
A infraestrutura da aviação executiva nos Emirados representa 35% do total de aeronaves, devido às politicas governamentais que incentivaram a instalação de indústrias de serviços, finanças e turismo. Além disso, os Emirados são um ponto estratégico que permite interligar a aviação executiva com a Europa e a Ásia.
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