segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ABAG News #34/2011


A G E N D A   A B A G
ABAG reúne Comissão de Logística
No dia 06 de setembro, reuniu-se na ABAG o Comitê Partes e Peças da Comissão de Logística. Tendo AOG e Exchange como itens da pauta, os debates, intensos, perduraram por mais de duas horas de reunião. A cada encontro, mais se justificam essas reuniões, onde os associados trocam experiências com o intuito de oferecer propostas de melhoria na regulamentação especifica. Nesta reunião, ficou claro as diferenças de entendimento existentes entre as empresas e até de práticas no dia-a-dia.
A Ata será enviada aos associados assim que for preparada pela coordenadora do Comitê.
Em breve, será convocada a reunião do Comitê de Manutenção. Espera-se que os associados, interessados em participar, enviem pessoas que trabalham na área de manutenção.
Bom Voo!
Diretoria Executiva
  

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Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 28 e 29 de outubro será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia,
Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras e a mostra de produtos aeronáuticos
LABACE 2012
Já esta no ar o site da nona edição da LABACE, que pelo entusiasmo dos expositores terá bastantes novidades. Alguns contratos já foram concretizados e outros bem encaminhados.

Emenda ao Código Brasileiro de Aeronáutica
Na reunião na Secretaria de Aviação Civil, a ABAG pode constatar que aparentemente não há texto fechado para emenda ao CBA. Os técnicos da Secretaria, em tom amistoso, ouviram e debateram filosoficamente os possíveis avanços ao texto legal da aviação civil brasileira. Parece que a SAC, ao ouvir representantes da indústria, não quer se lançar sozinha no ambiente parlamentar, onde, sabemos, qualquer coisa pode ser decidida a revelia dos interessados.
Pena que o tempo não permita um casamento de idéias mais profundo a ponto de modernizar o CBA com mais abrangência do que simplesmente remendar artigos pontuais. Com 25 anos de idade, o nosso Código merece uma renovação mais ampla, acomodando outras Leis que, ao serem criadas ou modificadas, produziram efeitos sobre o CBA. Mas, pelo menos, que o pouco a ser inserido tenha a chancela do governo e da indústria, provando que a sociedade não está dividida nos seus anseios e interesses.
Para que serve o TAAM?
O Modelador Total de Espaço Aéreo e Aeroporto (TAAM), que equipa o Laboratório de Pesquisa em Simulação do ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, simula todo o tráfego aéreo. Pode simular o movimento de aeronaves e de centenas de vôos, incluindo a circulação aérea em rota, nas áreas terminais e em terra nos aeroportos. Ao serem inseridos os dados de interesse do usuário, tais como as configurações dos aeroportos, os horários de vôos e outros, o TAAM fornece relatórios e a visualização da simulação do tráfego aéreo.
O TAAM tem aplicações de interesse de autoridades da aviação civil, planejamento de aeroportos e companhias aéreas, entre outros profissionais da aviação. A ABAG estuda a possibilidade de, em convenio com o DECEA, efetuar estudos de interesse da aviação civil, em particular da aviação geral.
Recriação da COMCARGA
A ABAG, como coordenadora da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária, enviou correspondência ao Secretário de Aviação Civil propondo a recriação da Comissão de Carga Aérea. A Comissão existiu durante anos como integrante do extinto Departamento de Aviação Civil. Durante sua existência, pode reunir para debates e decisões assuntos que envolviam setores que, embora não fazendo parte da comunidade aeronáutica, tinham forte atuação na aviação, tais como Receita Federal, Policia Federal, ANVISA e outros.
A solicitação partiu da JUCAIRB, junta que reúne as empresas estrangeiras que operam no Brasil, tendo o apoio da Câmara Técnica e aprovação do Conselho Consultivo da ANAC. A extinção da Comissão, pela ANAC, deixou um vácuo na coordenação de interesses dos organismos públicos e dos usuários nos aeroportos internacionais.
Voando nas Montanhas
Aparentemente sobrevoar montanhas não parece ser uma operação arriscada, porém se o piloto não souber lidar com os riscos associados a esse voo, sua aeronave pode ser comprometida. Veja aqui alguns conselhos práticos para gerenciar os riscos de terrenos implacáveis e altitude de alta densidade que podem aparecer nessa situação.
Conhecendo a Convecção

Apesar dos alertas divulgados por diversos órgãos governamentais a fim de obter maior segurança nas aeronaves durante as tempestades formadas por correntes de convecção, os incidentes continuam a ocorrer. Saiba como tal fenômeno se forma e quais são as medidas a serem tomadas para que a sua aeronave não se torne uma vítima.
Performance baseada na navegação e helicópteros: Como se encaixam?

O PBN (Performance baseado na navegação) foi implantado pela FAA, ICAO e reguladores da aviação em todo o mundo visando proporcionar aos pilotos e aos operadores de helicópteros algumas vantagens durante suas operações. Saiba quais as vantagens dessa nova tecnologia que aumentam consideravelmente a segurança de voo nessas aeronaves.
Praia Grande pode ganhar complexo industrial e aeroporto
Aeroporto destinado à aviação executiva, que pode gerar até 15 mil empregos, aguarda desde 2008 por licença ambiental para dar início às obras. Além disso, alavancará a economia do litoral paulista, em especial na cidade de Praia Grande.
Prefeituras de Nova Santa Rita e Portão devem decretar área como
de utilidade pública

A construção de um novo aeroporto no sul do país fomentará a economia gaúcha. Os tramites e as delimitações para o início das obras estão em andamento pelas prefeituras de Nova Santa Rita, local escolhido para abrigar o aeroporto no Rio Grande do Sul.
Aeroporto a jato

Apesar de ser considerado deficitário pelo DAESP, a demanda no aeroporto de Jundiaí cresce cada vez mais. A fim de suportar o aumento de pousos e decolagens, serão concedidos dois terrenos para atividades aeronáuticas no aeroporto. Além disso, os investimentos em infraestrutura já ultrapassam R$ 4,5 milhões.
DECEA apresenta a aviação do futuro. No Brasil, ela já começou!

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA desenvolve métodos para suportar a grande demanda do setor aéreo a partir de um estudo histórico do transporte aéreo e dos sistemas convencionais ao longo do séculos XX.
Empresas vão às universidades atrás de novos pilotos
Com a economia aquecida, a necessidade de novos pilotos aumenta em todo mundo, em especial no Brasil. Com isso, as empresas no país buscam nas universidades, profissionais com melhores qualificações para operarem suas aeronaves.
Aviação Executiva e o Meio Ambiente – Relatório Especial
Em um relatório publicado recentemente é possível entender a questão do impacto ambiental que a emissão de gases estufa das aeronaves executivas causa na Europa atualmente. Além disso, ressalta as novas tecnologias desenvolvidas nos combustíveis a fim de diminuir essa emissão.
Quarto guia anual para compradores

A fim de esclarecer a importância da aviação executiva, especialistas mostram as vantagens de se utilizar aeronaves do setor no dia-a-dia. A economia de tempo é sem dúvida, uma das maiores vantagens na utilização da aviação executiva.
Aviação Executiva nos Emirados Árabes
A infraestrutura da aviação executiva nos Emirados representa 35% do total de aeronaves, devido às politicas governamentais que incentivaram a instalação de indústrias de serviços, finanças e turismo. Além disso, os Emirados são um ponto estratégico que permite interligar a aviação executiva com a Europa e a Ásia.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
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