sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TAM e Senai-SP firmam convênio para curso de manutenção em São Carlos

 
 
 



Serão iniciadas duas turmas em 2012, com 32 alunos cada,
que poderão fazer estágio no TAM MRO
 
 
 
 
São Paulo, 23 de setembro de 2011 – A TAM e o Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) formalizaram na manhã de hoje (23), em São Carlos (SP), um protocolo de intenções para reabrir na cidade o Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves. Esta é a terceira vez que as duas partes firmam convênio para oferecer o curso. Assinam o documento o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, Paulo Skaf, o diretor-executivo do TAM MRO, Luiz Gustavo Silva, e o vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM, Ruy Amparo.
 
O curso gratuito terá uma turma iniciada em janeiro e outra em julho de 2012, cada uma com 32 alunos. O processo seletivo para os candidatos interessados será promovido pelo Senai-SP. A carga horária será de 1.760 horas, divididas em quatro semestres, e estão previstas no conteúdo programático as disciplinas de desenho técnico de aeronaves, aerodinâmica, eletricidade, inglês técnico, regulamentações básicas, instrumentos e estrutura aeronáutica, sistemas, inspeção, procedimento de pista, entre outras.
 
A iniciativa está alinhada com a consolidação da região de São Carlos como polo tecnológico aeronáutico. A cidade atualmente abriga o Centro Tecnológico do TAM MRO, a unidade de negócios de manutenção da TAM que é porta de entrada natural para os profissionais ali formados. De sua parte, a companhia colaborará oferecendo material para as aulas práticas e vagas de estágio para alunos a serem selecionados, com prioridade para contratação.
 
“Esta é uma iniciativa importante para oferecer oportunidades e assegurar a formação de profissionais qualificados para o setor de aviação, que deve continuar crescendo no Brasil pelo menos até o fim da década”, destaca Luiz Gustavo Silva. Hoje, técnicos formados pelo curso do Senai-SP atuam nas instalações do TAM MRO em São Carlos.
 
 
Gabriel Luis Soler, mecânico júnior da equipe de hidráulica do TAM MRO, está há quatro anos na unidade e foi um dos alunos formados pelo curso anteriormente oferecido pelo Senai-SP. “No começo, apenas observava as tarefas de manutenção. Hoje, sou capaz de planejar, organizar e executar o check de uma aeronave. O curso nos trouxe o conhecimento sobre ferramentas de precisão e a oportunidade de estagiar na TAM, com perspectiva de contratação”, afirma o funcionário.
 
 
A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 38,4% no último mês de agosto. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 89,1% do mercado em agosto. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.