sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ABAG IN FOCUS 2012





A G E N D A   A B A G
Convenção Anual NBAA
A ABAG estará na próxima semana participando da 64ª Convenção Anual da NBAA, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em Las Vegas, USA. No dia 10 a tarde, comparecerá a cerimônia em homenagem ao Diretor-Geral do IBAC, Don Spruston, que estará se aposentando ao final deste ano. Na tarde do dia 12, reune-se com representantes da NBAA para tratar de parcerias futuras.
54ª Reunião do Conselho de Administração do IBAC
No próximo dia 13, a ABAG estará participando da segunda reunião anual do IBAC. o Relatório de Atividades 2011 da Associação será apresentado no encontro de um dia.
Bom Voo!
Diretoria Executiva





CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS











FAÇA PARTE DE UM DOS MAIORES NETWORKS DO SETOR!
Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado no Hangar José Ludovico de Almeida – no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, PrimeiroFórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras
e a mostra de produtos aeronáuticos

LABACE 2012
Antecipe sua participação no maior evento de aviação executiva na América Latina e esteja presente no mercado que mais cresce no País.

Violações da VSS não resolvidas e conseqüências
O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em oficio enviado à ABAG, informa que havia alertado a inúmeros governos estaduais e municipais de que obstáculos estavam violando os gabaritos de aproximações por instrumentos, na Superfície do Segmento Visual - VSS, observando a data de 14 de setembro para recebimento das manifestações. Após análise das repostas com soluções insuficientes para sanear as violações, alguns aeroportos terão o comprimento das pistas reduzido, a partir de 15 de março de 2012.
Algumas reduções "poderão acarretar em considerável diminuição da disponibilidade operacional ou até inviabilizar as operações IFR naqueles aeródromos..."
Veja quais são os aeroportos por cabeceira que serão atingidos.
Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação
A DCA-BR, entidade sem fins lucrativos que, entre outros objetivos, promove a sustentabilidade
e a proteção ambiental nas atividades aeronáuticas, organizará nos próximos dias 29 e 30 de novembro o Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação.

Notícias do IBAC
No final deste ano, estará aberto o cargo de Diretor-Geral do IBAC com a aposentadoria anunciada
por Don Spruston. A entidade, apesar de lamentar a saída do competente colaborador,
já anunciou as regras para sua substituição.
FAA: Política de organização do tráfego aéreo
As mudanças estabelecidas pela Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA) garante que as alterações no comprimento da pista devido à construção não transferem a responsabilidade do piloto para o controlador do tráfego aéreo, sendo apenas um item adicional à segurança com algumas implicações.
Desvio de atenção durante a realização do check list
Ao realizar o check list antes de uma operação, a desatenção pode influenciar na checagem dos itens contidos e durante o voo, a aeronave pode sofrer alguma falha operacional e como consequência, um acidente pode ocorrer. Saiba como realizar o check list da sua aeronave seguindo todos os passos necessários para que seu voo ocorra normalmente.
Muito velha para voar?
Aeronaves são muito parecidas com o corpo humano e precisam de cuidados constantes. Com o passar do tempo, esses cuidados devem ser maiores, pois os riscos de se utilizar aeronaves antigas sem manutenção pode gerar acidentes graves. Descubra algumas dicas para dar uma vida mais longa à sua aeronave e mais segura para você.
Alckmin volta a defender a construção de 3º aeroporto em São Paulo
Governador volta a focar a necessidade da construção de um 3º aeroporto em São Paulo com incentivo privado para abrigar a aviação executiva que está em constante crescimento no país.
Uma terra de oportunidades

Número de helicópteros no Brasil quase dobrou nos últimos 10 anos. Com queda de outros mercados, os grandes fabricantes têm visto por aqui uma ótima chance de aumentar as vendas.
Cresce a procura por aeronaves executivas na região de Goiânia
Além da região de Goiânia, as regiões de Cuiabá, Campo Grande, Mato Grosso e Brasília têm vivido um crescimento significativo na aviação executiva devido ao seu desenvolvimento econômico e ao incentivo dos baixos preços das aeronaves.
Importação de aeronaves cresce 384 % em Mato Grosso
Devido ao acesso limitado das linhas aéreas no estado e ao barateamento dos aviões, a importação de aeronaves destinadas à aviação executiva e agrícola eleva o Mato Grosso a se tornar o segundo estado brasileiro com maior número de aeronaves, um total de 964.
As entregas de jatos executivos crescerão no próximo ano
Segundo estudos, a demanda por jatos executivos maiores continuará forte em 2012 devido aos compradores chineses. Já as empresas de jatos de pequeno e médio porte irão experimentar uma recuperação mais lenta nas vendas.
Aviação executiva é vital para a balança comercial, diz Bolen
Apesar dos desafios que a aviação executiva norte-americana vem sofrendo, o presidente da Associação Nacional de Aviação Executiva norte-americana (NBAA), Ed Bolen, diz que o setor continua a contribuir fortemente para o equilíbrio da balança comercial do país.
Jet Expo Show em Moscou revela recuperação da aviação executiva
na Rússia

A recente liberação do espaço aéreo russo e as melhorias a longo prazo da infraestrutura do país são alguns dos fatores contribuintes para a recuperação da aviação executiva na Rússia. Já as empresas do setor investiram na feira a fim de expandirem seus negócios e vencer a concorrência.
Mercado da aviação executiva continua crescendo no Oriente Médio
Evento que acontecerá do dia 11 ao dia 13 de Dezembro em Dubai, reforça o crescimento da aviação executiva no Oriente Médio, apesar da região ter sido atingida pela atual instabilidade financeira.
Aviação Executiva canadense ganha padrão de CO2 internacional
O apoio do governo canadense e do Comitê de Aviação de Proteção Ambiental (CAEP) permitiu à Associação Canadense de Aviação Executiva (CBAA) ter a norma 1/SAR reconhecida internacionalmente para ser aplicada nas emissões de gás carbônico (CO2) da aviação executiva.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP