terça-feira, 4 de outubro de 2011

ABAG News #37/2011



A G E N D A   A B A G
ABAG na SAC
Na terça-feira, dia 26/09, a ABAG esteve em reunião com o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, em Brasília. Na ocasião, prosseguiu o debate sobre o projeto a ser desenvolvido em São José dos Campos, na área disponível do aeroporto, que visa o estabelecimento de empresas que farão a formação de recursos humanos para a aviação civil. O projeto teve boa recepção pela Secretaria e tem o apoio do Comando da Aeronáutica.
Seminário de Concessão Aeroportuária
Organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Republica, a ABAG participou do Seminário de Concessão Aeroportuária no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram discutidos os temasO Modelo de Concessão Brasileiro, o Papel da INFRAERO, o Modelo de Concessão Italiano e a Regulação do Novo Modelo de Concessão.
Bom Voo!
Diretoria Executiva


CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS









FAÇA PARTE DE UM DOS MAIORES NETWORKS DO SETOR!
Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado no Hangar José Ludovico de Almeida – no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, PrimeiroFórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras
e a mostra de produtos aeronáuticos

LABACE 2012
Antecipe sua participação no maior evento de aviação executiva na América Latina e esteja presente no mercado que mais cresce no País.

ABDI promove Seminário sobre Asas Rotativas
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial estará promovendo em Itajubá o Seminário
O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil. O evento que ocorrerá
nos dias 05, 06 e 07 de outubro próximo tem como objetivo promover a reflexão sobre a situação atual, o ambiente de negócios, os desafios e as perspectivas para o setor aeronáutico de asas rotativas.

Para maiores informações clique aqui.
ANAC adia prazo da Resolução 113
No dia 21 de setembro passado, entrou o novo prazo para que os contratos sejam adaptados aos preceitos da Resolução 113. O novo prazo foi divulgado pela ANAC ao editar a Resolução 201. Mais uma vez a data foi alterada, indicando que a matéria ainda não tem definição por parte da Agência.
POC/25 discute Segurança na Aviação Executiva
A ABAG participou em Marselha - França, do 25°. Encontro do Comitê de Planejamento e Operações do IBAC, entre 15 e 16 de setembro na sede de uma fabricante de helicópteros. O IBAC e' o Conselho Internacional de Aviação Executiva, entidade que representa perante a OACI quinze associações nacionais e regionais, como, por exemplo, a ABAG.
Quando um raio atinge
Apesar da alta tecnologia empregada nas aeronaves atuais, elas ainda estão sujeitas a problemas relacionados à colisão de raios, que em alguns casos possuem graves consequências ao causarem falhas nos sistemas elétricos da aeronave. Descubra como prevenir tais riscos, permitindo um voo seguro em meio às tempestades.
Confie, mas verifique

Ao pilotar aeronaves fretadas, o piloto deposita certa confiança nos responsáveis pela aeronave em questão, que deve estar checada e apta para realizar o voo. Porém, o piloto deve verificar se as informações recebidas procedem para a navegabilidade da aeronave. Conheça quais as são necessidades a serem verificadas que irão proporcionar um voo altamente seguro.
Aeroporto de Joinville, em Santa Catarina, testa falcão-robô para espantar aves
Novo sistema permite espantar aves de áreas próximas ao aeroporto, a fim de reduzir o número de colisões destas aves com as aeronaves que pousam e decolam no local.
Manaus abre campanha de conscientização sobre perigo aviário

As atividades de conscientização da campanha abordam temas como os riscos causados pelo depósito inadequado de lixo, que gera focos de atração de aves, como urubus, e os prejuízos ao tráfego aéreo, aos moradores de áreas próximas ao aeroporto e aos usuários do transporte aéreo.
Nova setorização no Centro-Oeste, Sul e Sudeste aumentará a capacidade
das operações

A reestruturação da região que abrange aproximadamente o espaço aéreo do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do país permitirá um aumento da ordem de 47,77% e 39% nas operações aéreas dessas regiões, que representam 78% do movimento de aeronaves no Brasil.
Táxi Aéreo: Questão de Sobrevivência
O táxi aéreo pode perder qualidade em suas operações caso a mudança de sua classificação seja concedida pelo governo. A Associação Brasileira de Aviação Geral e o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo debatem sobre como reverter esse quadro, assegurando a importância do segmento como prestadora de serviços públicos.
INFRAERO quer liberar espaço para aviação executiva durante a Copa
A Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014 certamente instigará a aviação executiva a pousar no nosso país, e para isso, a INFRAERO busca espaço nos principais aeroportos para acomodar essa demanda de aeronaves.
Locais dos Fóruns de aviação executiva regional para 2012 são anunciados
A Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) norte-americana anunciou os locais dos fóruns que ocorrerão em 2012 que, além de reunir clientes da aviação executiva local e regional, tem como finalidade educar e informar os líderes comunitários sobre o valor da aviação executiva para a economia local e nacional.
Transações sobem devido à bons preços de aeronaves usadas
A lenta recuperação do mercado de aviação executiva não parece afetar o setor de aeronaves usadas, que conta com um crescimento de 11,4% em relação a 2010. O estoque de jatos executivos do setor baixou de 14,9% para 13,8% e o de turboélices foi de 10,7% para 10,2%, mostrando que as vendas estão prosperando.
Aviação privada atrai ricos na China
A grande procura de empreendedores e ricos chineses pela aviação executiva tem contribuído para a abertura gradual do espaço aéreo chinês a voos de baixa altitude que comportam aviões de pequenos porte e helicópteros.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP