sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ABAG News #39/2011


A G E N D A   A B A G
Reunião do CADNo dia 18 próximo, reúne-se, na ABAG, às 08h30, o Conselho de Administração. Na pauta, Relatório Financeiro 2010/11, Relatório LABACE 2011 e Eleição CAD 2011/13. 
Convenção Anual NBAA
A ABAG participou da 64ª Convenção Anual da NBAA, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em Las Vegas, USA.
54ª Reunião do Conselho de Administração do IBAC
No dia 13, a ABAG esteve presente na segunda reunião anual do IBAC. O Relatório de Atividades 2011 da Associação foi apresentado nesse encontro.
Bom Voo!
Diretoria Executiva




CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS










FAÇA PARTE DE UM DOS MAIORES NETWORKS DO SETOR!



Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 18 e 19 de novembro será realizado no Hangar José Ludovico de Almeida – no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, PrimeiroFórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras
e a mostra de produtos aeronáuticos

LABACE 2012
Antecipe sua participação no maior evento de aviação executiva na América Latina e esteja presente no mercado que mais cresce no País.

Violações da VSS não resolvidas e conseqüências
O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em oficio enviado à ABAG, informa que havia alertado a inúmeros governos estaduais e municipais de que obstáculos estavam violando os gabaritos de aproximações por instrumentos, na Superfície do Segmento Visual - VSS, observando a data de 14 de setembro para recebimento das manifestações. Após análise das repostas com soluções insuficientes para sanear as violações, alguns aeroportos terão o comprimento das pistas reduzido, a partir de 15 de março de 2012.
Algumas reduções "poderão acarretar em considerável diminuição da disponibilidade operacional ou até inviabilizar as operações IFR naqueles aeródromos..."
Veja quais são os aeroportos por cabeceira que serão atingidos.
Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação
A DCA-BR, entidade sem fins lucrativos que, entre outros objetivos, promove a sustentabilidade
e a proteção ambiental nas atividades aeronáuticas, organizará nos próximos dias 29 e 30 de novembro o Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação.

Notícias do IBAC
No final deste ano, estará aberto o cargo de Diretor-Geral do IBAC com a aposentadoria anunciada
por Don Spruston. A entidade, apesar de lamentar a saída do competente colaborador,
já anunciou as regras para sua substituição.
Múltiplas camadas de defesa
A fim de reduzir os riscos de incursões na pista, excursões e eventos confusos, foram elaborados técnicas para que os pilotos evitem acidentes na pista. Veja quais são essas técnicas e como elas podem auxiliá-lo caso sua aeronave se encontre em alguma dessas situações.
Quando aeronaves colidem: Evitando o inesperado
A colisão entre aeronaves, apesar de rara, é quase sempre fatal. Atualmente, existem dois métodos que podem evitar tal situação, o primeiro é um conceito chamado “ver e evitar”, e o segundo, é o Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS). Saiba como estes dois métodos podem auxiliá-lo a fim de evitar que sua aeronave se choque com outra.
Novo sistema de controle aéreo na Amazônia deve operar em 2012
Pilotos e controladores de voos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), no Amazonas, serão treinados para operar o novo sistema que marca os avanços tecnológicos na comunicação entre controladores e pilotos e na vigilância do tráfego aéreo do país.
ANAC dá sinal verde para aeroporto privado de jatinhos em SP
A construção do novo aeroporto em São Paulo visa abrigar os 200 mil movimentos anuais, entre pousos e decolagens, que a aviação geral realiza nos aeroportos de Cumbica, Congonhas
e Campo de Marte.

Pesquisa busca reduzir peso e aumentar resistência estrutural de aviões
Pesquisa brasileira dá o primeiro passo na direção de substituir rebites na montagem de estruturas
de aeronaves com tecnologia nacional. O trabalho tem o objetivo de reduzir o peso, aumentar
a resistência estrutural e proporcionar maior flexibilidade em projetos aeronáuticos.

Aviação executiva substitui documentos em papel a bordo
A finalidade é acabar com o uso de papéis nas cabines, colocando suas informações nos tablets.
Tal medida visa diminuir o peso a bordo e permite atualizações nas informações em tempo real.

Estabilidade política recupera aviação executiva na Tailândia
De acordo com um grupo de serviços que opera em alguns aeroportos do país, a estabilidade política permitiu a entrada de uma mistura saudável de tráfego que inclui desde jatos executivos e voos fretados até aeronaves de evacuações médicas.
CBAA cria campanha de relações públicas da aviação executiva
A Associação Canadense de Aviação Executiva (CBAA) criou uma campanha de relações públicas para conscientizar os membros canadenses do Parlamento para garantir que eles compreendam sobre a importância da aviação executiva como geradora de empregos e de oportunidades econômicas em todo o país.
Entrega de jatos executivos deverá aumentar em 2012
Uma previsão feita a partir de uma pesquisa com mais de 1.500 departamentos de voo corporativos
ao redor do mundo mostra que as entregas de jatos executivos irão aumentar a partir do ano que vem. As expectativas da indústria se focam no aumento de compras planejadas pelo Brasil, Índia e China.

Atividade das aeronaves executivas em Setembro
Relatório sobre as atividades de voo nos Estados Unidos revela que alguns segmentos do mercado foram atingidos pela crise. Por outro lado, as categorias operacionais no mercado fracionário registrou um aumento de 2,7% em relação ao ano passado.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP