quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Azul Linhas Aéreas compra mais onze jatos da EMBRAER





As novas aeronaves começam a ser entregues em 2013

Com o novo pedido, Azul se torna a
maior operadora de E-Jets da América do Sul

São Paulo, 26 de outubro de 2011 – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a EMBRAER S.A. assinaram hoje um contrato para a compra de onze E-Jets 195. A transação aumenta os pedidos totais da companhia aérea para 52 aviões. O valor desta última aquisição, a preço de tabela, é de US$ 497,2 milhões. As entregas estão programadas para começar em 2013.

Além dos 23 Embraer 195 que estão em operação, com uma configuração de 118 lugares, a Azul também opera dez Embraer 190, de 106 assentos. Ambos os jatos são a base da frota da Azul, que iniciou suas operações em 2008 e em quase três anos alcançou a respeitável marca respeitável de 12 milhões de Clientes transportados. Com este novo pedido, a Azul será a operadora da maior frota de E-Jets na América do Sul. Todas as aeronaves são equipadas com TV a bordo individual.

“Este novo pedido da Azul é outro exemplo do sucesso do E195 no modelo de negócios de empresas de baixo custo”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Estou particularmente satisfeito por ter um cliente brasileiro exibindo a versatilidade do E195 aqui em nosso País.”

David Neeleman, fundador e presidente do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, explica a necessidade de aumentar o tamanho da frota da companhia: “Este pedido enfatiza nossa crença de que os E-Jets são os aviões certos para o desenvolvimento das operações da Azul no Brasil. Esta capacidade adicional nos ajudará em nosso crescimento e em nossa missão de  e trazer segurança, conforto e transporte aéreo acessível para o País.”

O sucesso comprovado do Embraer 195 com transporte de baixo custo é atribuído a sua confiabilidade e alta utilização. Hoje, cada E190 e E195 da frota da Azul voa em média 13 horas por dia, a mais alta entre os operadores de E-Jets. Os dois modelos da família E-Jet também estão em serviço com outras companhias de baixo custo, incluindo a  Flybe,  no Reino Unido, a JetBlue, nos EUA, Nasair, na Arábia Saudita, e Austrália Virgin.


Sobre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Com quase três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 40 destinos - 39 cidades, com 300 vôos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 45 cidades brasileiras conectadas pela companhia. A Azul já ultrapassou a marca de mais 12 milhões de clientes transportados desde sua fundação.

Atualmente opera uma frota de 33 jatos modelo 190 e 195 da Embraer e 8 ATR 72-200 e 1 ATR 72-600. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

O sucesso da companhia é atestado pelos prêmios “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e pela revista Avião Revue, “Destaque do Ano de 2009” do XII Prêmio Aero Magazine de Aviação, “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York e eleita a melhor companhia aérea low-cost da América Latina pela Skytrax World Airline Awards – premiação reconhecida como referencial de excelência no setor aéreo. 


Sobre a família de E-Jets da Embraer

A família de E-Jets da Embraer é composta por quatro jatos comerciais com capacidade de 70 a 122 assentos, fruto de um projeto de engenharia avançado que apresenta desempenho eficiente, grande economia operacional, baixo nível de emissão de poluentes e uma ampla cabine de passageiros sem os indesejados assentos do meio.

Os E-Jets têm velocidade de cruzeiro máxima de Mach 0,82, voam a uma altitude de até 12.500 metros (41.000 pés) e possuem alcance de 4.450 km (2.400 milhas náuticas). O alto grau de comunalidade entre as quatro aeronaves – EMBRAER 170, EMBRAER 175, EMBRAER 190 e EMBRAER 195 – resulta em excepcional redução nos custos de treinamento da tripulação, manutenção e peças de reposição para os operadores. Outro destaque é a moderna tecnologia fly-by-wire, que aumenta a segurança operacional e reduz a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

O projeto da fuselagem em dupla-bolha oferece conforto superior e inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço que minimizam o tempo de permanência no solo. Os E-Jets oferecem muito mais espaço ao passageiro, tanto na configuração com uma como na com duas classes, que qualquer outra aeronave de tamanho equivalente. Para mais detalhes, visitewww.EmbraerCommercialJets.com.br.

Com grande aceitação, mais de mil pedidos firmes de 60 companhias em 40 países já foram recebidos. A frota, que supera os 800 jatos em operação, acumulou 5 milhões de horas de vôo e transportou 200 milhões de passageiros em todo o mundo. Trata-se de uma comprovada família de jatos que tem auxiliado companhias aéreas a ajustar capacidade à demanda em rotas operadas por aeronavesnarrowbody com baixa taxa de ocupação, substituir aeronaves antigas e ineficientes e desenvolver novos mercados com menores custos, maior eficiência e alto nível de conforto para o passageiro. Para melhor avaliação dos benefícios gerados por essas aeronaves ao substituir jatos mais antigos, visite www.eforefficiency.com.