ABAG News #44/2011

A G E N D A   A B A G
Fórum Regional de Aviação 
A equipe ABAG, deslocada para Goiânia, finalizou os preparativos para o Fórum Regional. As inscrições foram encerradas devido a grande procura para o Seminário e para a mostra. Com palavras de Eduardo Marson, presidente da ABAG, foi iniciado o Fórum que contou com a presença de representantes da Agência Estadual de Turismo, do Gabinete Militar, da INFRAERO, da ABTAer, da ABRAEX, da PUC GO, do DECEA, da ANAC e da ABRAPHE.

O sucesso alcançado comprova o acerto da ABAG ao escolher Goiânia para realizar o primeiro Fórum Regional de Aviação Geral.
Bom Voo!
Diretoria Executiva


CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS


















O Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral foi um verdadeiro sucesso!
Realizado no Hangar José Ludovico de Almeida – no aeroporto Santa Genoveva e no Hotel Santos Dumont em Goiânia, nos dias 18 e 19 de novembro, o Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás permitiu aos participantes assitir uma variada programação no Seminário - que teve a sua lotação esgotada desde o primeiro dia - e visitar a mostra de produtos aeronáuticos de empresas líder do setor.
Veja aqui as empresas que participaram do Fórum.

Reinventar a aviação civil
É importante continuar cobrando das autoridades que a cidade de Goiânia tenha um terminal de passageiros digno de sua história e de sua população, mas há outras matérias que precisam ser incluídas no debate. O Aeroporto Santa Genoveva foi o primeiro aeroporto comercial do Centro-Oeste
e imprescindível para a construção de Brasília e a Marcha para o Oeste. O pioneirismo de sua herança perdura não apenas para os goianos, mas para todos os brasileiros.

LABACE 2012: Os melhores espaços já estão sendo ocupados, reserve o seu!
Antecipe sua participação no maior evento de aviação executiva na América Latina e esteja presente no mercado que mais cresce no País.

Uso do laser verde
A ANAC solicita que sejam enviadas informações de interferência nas aproximações por incidência do laser verde diretamente na cabine das aeronaves. Desta forma, para subsidiar estudo a ser levado à Secretaria de Aviação Civil precisa dos seguintes dados até o dia 21/11/2011:
LOCALIDADE – CABECEIRA EM USO – DATA – HORA – SENSAÇÃO DO PILOTO*, sendo*A – a incidência afetou a concentração;
B – houve ofuscamento momentâneo da visão;
C – afetou seriamente a visão.

Caso tenha reporte desse tipo de interferência, informe para a ABAG (abag@abag.org.br).
Os relatos serão enviados para a ANAC.

Criação da Subcomissão de Aviação Civil
Por iniciativa do Senador Vicentinho do PR do TO, que protocolou requerimento, está para ser criada a Subcomissão de Aviação Civil, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. A iniciativa pretende debater os óbices ao crescimento da aviação civil no Brasil e propor soluções que minimizem os entraves ao desenvolvimento desse importante segmento econômico e social. Manifestações de apoio poderão ser enviadas para paulofa@senado.gov.br
Violações da VSS não resolvidas e conseqüências
O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em oficio enviado à ABAG, informa que havia alertado a inúmeros governos estaduais e municipais de que obstáculos estavam violando os gabaritos de aproximações por instrumentos, na Superfície do Segmento Visual - VSS, observando a data de 14 de setembro para recebimento das manifestações. Após análise das repostas com soluções insuficientes para sanear as violações, alguns aeroportos terão o comprimento das pistas reduzido, a partir de 15 de março de 2012.
Algumas reduções "poderão acarretar em considerável diminuição da disponibilidade operacional
ou até inviabilizar as operações IFR naqueles aeródromos..."
Veja quais são os aeroportos por cabeceira que serão atingidos.
Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação
A DCA-BR, entidade sem fins lucrativos que, entre outros objetivos, promove a sustentabilidade
e a proteção ambiental nas atividades aeronáuticas, organizará nos próximos dias 29 e 30 de novembro o Seminário Internacional sobre Combustíveis Alternativos para a Aviação.

“Apagando” a confusão
Eventos confusos que ocorrem na pista de um aeroporto muitas vezes são precursores de incursões
e podem gerar colisões entre duas aeronaves ou entre uma aeronave e equipamentos do aeroporto. Descubra algumas dicas propostas por programas de segurança a fim de prevenir tais acidentes.

“Acalmar lá em cima”
Os ruídos internos emitidos na cabine dos helicópteros podem causar fadiga à estrutura e danos
à fuselagem da aeronave caso sejam intensos. Além disso, tais ruídos possuem impacto negativo
à saúde dos pilotos e passageiros. Saiba quais medidas tem sido estudadas e implementadas de maneira a diminuir esses ruídos.

Piloto de Helicóptero
Devido ao grande número de congestionamento das grandes cidades, muitos empresários e profissionais preferem ir de um ponto a outro de helicóptero. Especialistas explicam as vantagens
de se tornar um piloto de helicóptero graças às oportunidades de mercado.

Novos condomínios vêm com pistas para aeronaves
O bom momento da economia brasileira elevou a comercialização de aeronaves particulares,
e a oportunidade de morar ao lado de sua aeronave chama a atenção de pessoas que têm a aviação como um hobby ou como uma necessidade de trabalho.

O maior risco para a aviação são as aves
Seminário promovido pela Justiça Federal no Pará ressalta a importância de investimento em prevenção de acidentes, em especial, devido à colisão de aves e aeronaves.
Tráfego europeu da Aviação Executiva poderia crescer até 3,7% em 2011
A atual turbulência global gerou uma queda de 2,6% na atividade da aviação executiva na Europa, porém a indústria do setor ainda está em curso para um crescimento anual relativamente robusto
entre 3,3 e 3,7%.

É hora de contratar uma pessoa dedicada à manutenção?
Na aviação executiva, ter uma aeronave apta para voar a qualquer momento é crucial, e quando ela está fora de serviço devido à quebra, há um limite de tempo onde o custo se torna proibitivo. Eli Cotti, diretor de operações técnicas explica quando existe a necessidade de se ter um profissional dedicado à manutenção da aeronave.
Reunião MEBAA explora questões da aviação executiva do Oriente Médio
Empresas da aviação executiva regional se reuniram em Dubai para compartilhar informações e discutir questões em uma mesa redonda com a Associação de Aviação Executiva do Oriente Médio.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP