TAM anuncia nova vice-presidente Comercial e de Marketing





Cláudia Sender assume a posição a partir do dia 15 de dezembro



São Paulo, 24 de novembro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas tem uma nova vice-presidente Comercial e de Marketing. Cláudia Sender assume o posto em 15 de dezembro, com a missão de planejar e definir estratégias para consolidar nossa posição no mercado, aumentando a lucratividade da companhia no Brasil e no exterior.

“Daremos mais foco aos nossos canais de vendas e marketing, imprimindo mais velocidade aos negócios e melhorias em nossos produtos. Esse será um dos grandes desafios da Cláudia”, afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

Na nova estrutura organizacional da TAM, Cláudia passará a liderar as áreas Comercial e de Marketing. Klaus Kühnast continuará à frente do time de vendas da companhia, e Manoela Amaro seguirá como responsável pela diretoria de Marketing, ambos reportando-se à nova vice-presidente. As unidades de negócios TAM Cargo e TAM Viagens, cujas diretorias são ocupadas respectivamente por Euzébio Angelotti Neto e Sylvio Ferraz, permanecem reportando-se à presidência da empresa.

Cláudia é engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA pela Harvard Business School de Boston, nos Estados Unidos. Foi vice-presidente de Marketing da Whirlpool Brasil, empresa na qual atuou nos últimos 6 anos, alcançando resultados expressivos.
Anteriormente, esteve na consultoria Bain & Company, onde atuou em projetos de desenvolvimento e implantação de mudanças estruturais nas estratégias de malha e frota, precificação, gestão de receita, ações de vendas e promoção, planejamento orçamentário e processos de gestão e controle para grandes empresas de diversos setores, incluindo a própria TAM.

A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 38,2% no último mês de setembro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,6% do mercado em setembro. Com a maior frota d e aviões de passageiros do país (154 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance - a maior aliança de companhias aéreas do mundo - desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.