terça-feira, 29 de novembro de 2011

TAM capacita quase 3 mil funcionários em 4 meses

 
 
Foto: Roberto Caiafa


 
Projeto Escola de Gente oferece cursos para 
desenvolver habilidades comportamentais
 
 
 
São Paulo, 29 de novembro de 2011 – A Escola de Gente, iniciativa lançada em setembro pela TAM Linhas Aéreas para seus funcionários, registrou uma importante marca. Em apenas dois meses, o projeto já capacitou mais de 900 funcionários e tem outros 2 mil inscritos nos treinamentos até o fim de dezembro. Ao todo, já foram concluídas 30 turmas e mais 25 serão criadas até o fim do ano.
“A Escola de Gente surgiu de uma demanda interna, identificada na Pesquisa de Clima realizada por nossa companhia em 2010. Os cursos promovem o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos funcionários, que são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Por isso, estamos investindo cada vez mais na capacitação”, explica Carolina Duque, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da TAM. Entre os cursos oferecidos estão Relacionamento Interpessoal, Criatividade e Inovação, Oficina de Feedback, Efetividade Pessoal e Execução (Foco no Resultado).
 
Todos os funcionários podem participar das aulas, mesmo aqueles que estão em bases internacionais da companhia. As avaliações têm apresentado uma satisfação superior a 90% entre os participantes, com retorno bastante positivo quanto ao conteúdo ministrado em sala de aula.
 
A expectativa é de que o projeto seja ampliado no próximo ano. Atualmente, a empresa elabora um novo programa de educação corporativa para desenvolver de maneira uniforme as pessoas de todos os níveis da organização. A ideia é oferecer oportunidades para que todos possam ampliar seu conhecimento e assumir novos desafios e, dessa forma, assegurar a prestação de serviços de alta qualidade aos clientes.
 
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 39,6% no último mês de outubro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,5% do mercado em outubro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (154 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.