quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TAM MRO renova certificação da autoridade aeronáutica de Bermudas

 
 
Foto: Roberto Caiafa
 
 
 
Unidade de negócio foi mais uma vez autorizada a prestar
serviços de manutenção em mais de 700 componentes
e em aeronaves registradas no arquipélago
 
 
 
São Paulo, 22 de novembro de 2011 – O TAM MRO, unidade de manutenção da TAM, acaba de ter renovada sua certificação para prestar serviços em componentes aeronáuticos e em aeronaves com matrícula nas ilhas Bermudas, território ultramarino do Reino Unido.  A nova autorização da BDCA (Bermuda Department of Civil Aviation), autoridade do setor no país, é válida até março de 2013.

A certificação autoriza o TAM MRO a prestar manutenção em mais de 700 componentes aeronáuticos e em aeronaves Boeing B767, Airbus A318, A319, A320, A321 e A330 matriculadas nas ilhas Bermudas. Em março deste ano, a unidade de manutenção da TAM havia obtido pela primeira vez o aval da autoridade aeronáutica na região.

Desde janeiro de 2007, o TAM MRO possui a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional. Hoje, também está certificado pelas principais autoridades aeronáuticas do mundo para prestar serviços de manutenção pesada em aeronaves Airbus A318, A319, A320, A321 e A330; Boeing 767; Fokker 100 e ATR 42.

Até 2016, o TAM MRO pretende crescer 20% em média por ano, como uma unidade de negócios independente na TAM. Para isso, está ampliando sua estrutura e capacidade de operação para fortalecer o atendimento prestado a terceiros. Em cinco anos, a unidade esperar elevar de 15% para 40% a fatia do faturamento total vinculada aos serviços de manutenção aeronáutica fornecidos a outras empresas.

O primeiro passo nesse sentido foi a nomeação de Luiz Gustavo Silva, em agosto passado, como diretor executivo do TAM MRO, que passou a responder diretamente à holding TAM S/A, presidida por Marco Antonio Bologna.

O TAM MRO (www.tammro.com.br), unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da TAM, foi fundado há dez anos e está certificado pelas mais importantes autoridades aeronáuticas do mundo. Com mais de 1.200 funcionários diretos, é responsável pela manutenção de componentes aeronáuticos da frota da TAM e pela prestação de serviços em aeronaves de clientes do Brasil e do exterior. Além do atendimento em unidades de manutenção de linha distribuídas em diversos aeroportos, conta com Centro Tecnológico próprio instalado em São Carlos, no interior de São Paulo, em área de 4,6 milhões de metros quadrados. Em 2010, aumentou em 7% o atendimento a aeronaves e, desde a sua inauguração, reparou mais de 1,5 mil aeronaves da TAM Linhas Aéreas e de terceiros. O número inclui os checks C e D, os mais completos na área de manutenção preventiva, além de outros serviços em mais de 25 oficinas especializadas, como revisão de trens de pouso, aviônicos e equipamentos hidráulicos.