TRIP Linhas Aéreas recebe o primeiro ATR 72-600, a 50ª aeronave de sua frota


Companhia encomendou 40 aeronaves do modelo que serão incorporadas
nos próximos anos à 3ª maior frota do país.

Campinas, 09 de novembro de 2011 – A TRIP Linhas Aéreas, maior companhia regional da América do Sul, recebeu no último final de semana seu primeiro ATR 72-600, novo modelo de aeronave da fabricante franco-italiana. A frota da empresa, a 3ª maior frota comercial do país,  tem outros 33 turbopropulsores ATR. O novo modelo preserva as características técnicas do ATR 72-500 já operado pela companhia, que fizeram deste modelo um sucesso mundial: menor consumo de combustível e capacidade de operação em pistas menores – como as que estão presentes na maior parte dos aeroportos do interior do Brasil.

A TRIP encomendou um total de 40 aeronaves modelo ATR 72-600, sendo 18 aeronaves firmes e 22 outras entre opções e direitos de compra, a serem entregues nos próximos anos.  – um negócio de US$ 840 milhões em valor de face das aeronaves. Ainda em novembro mais uma aeronave do mesmo modelo será recebida. O recebimento dessas aeronaves está em linha com a meta da companhia, de encerrar 2011 com 54 aeronaves em operação – hoje são 49, que realizam 420 voos diários para 87 cidades. ‘Estamos felizes em poder contribuir com a expansão da TRIP no Brasil, um mercado muito dinâmico’, reforça Filippo Bagnato, CEO da ATR.

O ATR 600 da TRIP possui a mesma configuração para 68 lugares dos ATR72-500 já operados e dará suporte à expansão de operação da companhia, oferecendo voos mais sustentáveis. ‘Já temos a frota mais adequada e mais eco-eficiente do país, com os novos modelos e custos menores, consolidaremos nossa liderança na aviação regional da América do Sul, introduzindo novas rotas em todas as regiões do Brasil’, afirma José Mário Caprioli, presidente da TRIP Linhas Aéreas.

Entre outros benefícios, o turbopropulsor oferece novo padrão de assentos e bagageiros mais amplos. Para pilotos e mecânicos, a principal novidade é o “glass cockpit”, que reúne todos os equipamentos em cinco telas LCD com informações e dados indicados digitalmente.

A TRIP foi a primeira grande companhia aérea brasileira a adquirir turbopropulsores de última geração para usá-los em rotas regionais, em todas as regiões do País. ‘Seguiremos ampliando nossa frota com modelos ATR por sua adequação à operação regional da TRIP que atende conecta as maiores cidades ao interior do Brasil, realizando um maior número de voos pousando com segurança nos pequenos e médios aeroportos do Brasil’, enfatiza Caprioli.

Sobre a TRIP Linhas Aéreas (www.voetrip.com.br)

Com mais de 13 anos de atividade, a TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do Brasil e também da América do Sul. Com 47 aeronaves que operam em 85 cidades do País, é controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros. A TRIP tem como um de seus investidores a norte-americana Skywest Inc., maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, que possui 20% de participação no capital da companhia. Em 2010 registrou faturamento bruto de R$ 747 milhões.

A qualidade de seus serviços, processos e produtos renderam em 2011 importantes títulos, entre eles, ‘Melhor Companhia Aérea regional da América do Sul’, levantamento da Skytrax com mais de 18 milhões de consumidores de 100 diferentes nacionalidades. Foi ainda, a primeira entre as aéreas em ‘Governança Corporativa’, pela Istoé Dinheiro. A revista de bordo ‘Voe’, é o melhor veículo customizado do Brasil, de acordo com a revista Propaganda.