terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ABAG News #46/2011

A G E N D A   A B A G
Reunião Conselho Consultivo da ANAC

No último encontro de 2011, reuniu-se na sede da ANAC, no Rio de Janeiro, o Conselho Consultivo. Mais de quarenta representantes das associações e sindicatos do setor com a presidência do Diretor Passos, a pauta teve ênfase no relacionamento da Agência com a comunidade, as concessões de aeroportos e a carência, quantitativa e qualificativa, dos recursos humanos para a aviação civil.
Na oportunidade, o representante da ABAG, coordenador da Câmara Técnica de Infra-estrutura Aeroportuária questionou a falta de resposta da Agência às propostas apresentadas pela Câmara Técnica para emendas às Resoluções 113, 115 e 116. O presidente da mesa demonstrou seu empenho para que essa resposta seja dada o mais rápido possível.
As três Resoluções estabelecem cenários mais ameaçadores ao desenvolvimento da indústria da aviação como um todo e precisam urgentemente ser ajustadas à realidade do mercado. 

Bom Voo!
Diretoria Executiva




CLIQUE ACIMA E VEJA AS NOTÍCIAS





FAÇA PARTE DE UM DOS MAIORES NETWORKS DO SETOR!








LABACE 2012: Antecipe a sua participação e obtenha a melhor negociação.
Os melhores espaços já estão sendo ocupados, reserve já o seu!

Esteja presente no mercado que mais cresce no País. Faça parte do maior evento de aviação executiva na América Latina e o segundo no mundo.

2012 – COMO SERÁ?
Na última reunião do Conselho Consultivo da ANAC, ficou evidenciada a preocupação com o atual desdobramento das novidades para a aviação civil. Embora ninguém seja contrário a atualizações/modernizações, uma enorme sombra de preocupação recaiu sobre os conselheiros,
pois as notícias divulgadas não vêm revestidas de "flores". Na realidade, nuvens mais escuras
se formam num céu nada de brigadeiro.



A mais preocupante é, sem sombra de dúvidas, como ficarão os aeroportos brasileiros com
a crescente inovação da administração privada e demanda ameaçada por uma inflação resistente
e auxiliada por recessão em mercados outrora estáveis, como os da Europa e Estados Unidos. No mesmo nível que a anterior, a formação e capacitação dos recursos humanos. Existe uma real preocupação com a qualidade dos serviços.



As manifestações, em qualquer fórum do setor, traduzem os receios de quem faz a aviação civil brasileira. A elevação nos preços dos serviços num ambiente com redução de oferta e possível desaparecimento de empresas, tem sido elencado como um futuro provável. Evidentemente,
ninguém quer reviver esse ambiente.



O posicionamento da Agência Reguladora têm que ser pautado numa realidade de mercado
e na defesa da indústria. Não seria protecionismo, mas sim visão de/para o Estado brasileiro.

Uso do laser verde
A ANAC solicita que sejam enviadas informações de interferência nas aproximações por incidência
do laser verde diretamente na cabine das aeronaves. Desta forma, para subsidiar estudo a ser levado
à Secretaria de Aviação Civil precisa dos seguintes dados:

LOCALIDADE – CABECEIRA EM USO – DATA – HORA – SENSAÇÃO DO PILOTO*, sendo*A – a incidência afetou a concentração;
B – houve ofuscamento momentâneo da visão;
C – afetou seriamente a visão.

Caso tenha reporte desse tipo de interferência, informe para a ABAG (abag@abag.org.br).
Os relatos serão enviados para a ANAC.

Criação da Subcomissão de Aviação Civil
Por iniciativa do Senador Vicentinho do PR do TO, que protocolou requerimento, está para ser criada a Subcomissão de Aviação Civil, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. A iniciativa pretende debater os óbices ao crescimento da aviação civil no Brasil e propor soluções que minimizem os entraves ao desenvolvimento desse importante segmento econômico e social. Manifestações de apoio poderão ser enviadas para paulofa@senado.gov.br
Violações da VSS não resolvidas e conseqüências
O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em oficio enviado à ABAG, informa que havia alertado a inúmeros governos estaduais e municipais de que obstáculos estavam violando os gabaritos de aproximações por instrumentos, na Superfície do Segmento Visual - VSS, observando a data de 14 de setembro para recebimento das manifestações. Após análise das repostas com soluções insuficientes para sanear as violações, alguns aeroportos terão o comprimento das pistas reduzido, a partir de 15 de março de 2012.
Algumas reduções "poderão acarretar em considerável diminuição da disponibilidade operacional
ou até inviabilizar as operações IFR naqueles aeródromos..."
Veja quais são os aeroportos por cabeceira que serão atingidos.
Ventos de cisalhamento à baixo nível
Os ventos de cisalhamento apresentam grande perigo para as aeronaves, podendo causar turbulência, movimentos bruscos do ar ao redor da aeronave, perda de controle, etc. Aprenda como esse fenômeno acontece e quais as medidas necessárias a serem tomadas para que seu voo seja seguro ao se deparar com essa situação.
Tubo de pitot: como funciona?

O tubo de pitot possibilita o funcionamento do velocímetro, e sua obstrução causada por água,
gelo ou insetos pode ter efeitos muito graves afetando os sistemas de automação e de alerta,
o piloto automático, entre outros. Saiba como é o funcionamento e quais os cuidados que se deve
ter com esse dispositivo.

Sistema de taxiamento elétrico
Empresas testam tecnologia que dispensa o uso do motor durante operações da aeronave na pista.
A tecnologia possibilita economizar o consumo de combustível além de promover maior segurança
em relação às incursões na pista.

O Drama dos Pequenos Aeroportos

A discussão a respeito da privatização dos grandes aeroportos brasileiros chama a atenção para
a atual situação dos pequenos aeroportos e dos aeródromos devido à expansão que se encontra a aviação executiva e geral brasileira. Entenda quais as implicações relacionadas à sua infraestrutura.

Esqueça o motorista, chame o piloto

O conceito de propriedade compartilhada de jatos executivos, em que os clientes compram cotas das aeronaves, deixando o gerenciamento a cargo da empresa está se tornando novo atrativo no Brasil.
Estudo procura imagem mais clara dos aeroportos da Aviação Geral
A Associação dos Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA) e a Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA) estão desenvolvendo em conjunto com outros grupos dos Estados Unidos um novo sistema de classificação para os aeroportos da aviação geral do país. As novas classificações permitirão melhorias nesses aeroportos.
Regiões em que os pedidos de aeronaves executivas irão subir
Operadores de aeronaves executivas estão apostando na forte demanda das economias emergentes para alimentar o crescimento em 2012, entre elas destacam-se as nações do Golfo, e principalmente os Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, que se mantêm como mercados atraentes para a indústria de aviação executiva, apesar da desaceleração global.
Fretamento “cinza” ou Fretamento ilegal de aeronaves executivas
A utilização de fretamentos na aviação executiva é extremamente segura, porém ainda existem empresas que oferecem serviços de fretamentos ilegais, o que coloca a vida dos ocupantes em perigo. Fique atento, e saiba verificar esse serviço quando for utilizá-lo.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP