sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

TAM incentiva autoatendimento no check-in

 

 


 
 

Projeto-piloto em Belo Horizonte divulga 
aos clientes, por e-mail, opções como uso de totens nos aeroportos e dos canais pela internet e celular
 
 São Paulo, 2 de dezembro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas coloca em ação nesta semana um programa de incentivo ao uso de todos os seus canais de autoatendimento à disposição dos clientes. Em fase inicial, o programa está sendo aplicado aos passageiros que têm reserva confirmada em alguns voos com saída do aeroporto de Belo Horizonte/Confins. Por e-mail, eles são informados com antecedência de até 72 horas sobre as opções oferecidas pela companhia para o check-in, como os totens instalados no aeroporto, próximos aos guichês da companhia.

A mensagem também informa que é possível realizar o check-in sem sair de casa – e até sem papel – a partir de qualquer computador ou celular conectado à internet, pelo site www.tam.com.br. No caso do check-in web, basta acessar a opção “faça seu check-in” e imprimir o cartão de embarque.

No caso dos passageiros de Belo Horizonte, também existe a opção do check-in mobile. O procedimento, efetuado no site da TAM, gera um cartão de embarque eletrônico, com código de barras bidimensional, enviado por e-mail ou SMS para um dispositivo móvel. Para entrar na sala de embarque, o cliente deve acessar o cartão em seu celular e apresentá-lo ao agente de segurança. A leitura do código 2D é feita diretamente na tela do aparelho, sem a necessidade de impressão de papel.

“Atitudes como essa agilizam ainda mais a operação nos aeroportos, principalmente durante a alta temporada. Com o autoatendimento, o cliente só vai até o balcão se precisar despachar as suas bagagens”, afirma Victória Guimarães, diretora de Aeroportos da TAM Linhas Aéreas.

Em 2010, a TAM estreou o check-in mobile em São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, de forma pioneira na América do Sul. Em julho passado, foi a primeira empresa aérea a levar a opção para o aeroporto de Confins. Agora, além de iniciar em Minas Gerais a divulgação dos canais de autoatendimento, estuda ampliar para outros aeroportos do país o seu programa de incentivo ao uso desses canais.

O check-in mobile está disponível no aplicativo TAM Mobile para iPhone e BlackBerry (disponível gratuitamente na App Store da Apple ou no BlackBerry App World) e permite o embarque de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que estejam no mesmo código de reserva. Também é possível marcar ou alterar o assento, além de pontuar com o número do cartão TAM Fidelidade ou do programa de outra companhia integrante da Star Alliance.


A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 39,6% no último mês de outubro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,5% do mercado em outubro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (154 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.