quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TAM reforça atendimento e operações para as festas de fim de ano e férias

 
 
 

 
 

Companhia aérea incentiva o uso dos totens de autoatendimento e check-in pela web para evitar filas e terá reforço de equipe, além de aeronaves reservas posicionadas em aeroportos estratégicos 
 
 
 
 
São Paulo, 30 de novembro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas coloca em prática, nos próximos meses de dezembro e janeiro, uma operação especial para o período de festas de fim de ano e férias. O objetivo é atender o aumento no número de clientes e facilitar a orientação dos passageiros. Entre as diversas medidas tomadas por diferentes áreas da empresa está o reforço no atendimento e orientação aos passageiros em todos os aeroportos do país, principalmente nos de maior circulação.

Além de reforço nas equipes de linha de frente, a companhia incentivará os passageiros a utilizar os totens de autoatendimento para realizar seu check-in, evitando grandes filas. Nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), de Brasília e de Porto Alegre, 170 menores aprendizes contratados pela companhia auxiliarão os passageiros no uso dos equipamentos.

O Check-in Web, pela internet, é outra forma eficiente de antecipar o check-in nos voos, já que o cliente pode escolher o assento de sua preferência e imprimir o cartão de embarque com antecedência, reduzindo o tempo de espera no aeroporto. Para utilizar o serviço, o passageiro deve entrar no site da TAM (www.tam.com.br), clicar na aba do serviço e digitar o número do bilhete eletrônico (e-ticket). O serviço está disponível para utilização entre 72 horas e 2 horas antes do horário de decolagem do voo. Se tiver bagagem para despachar, o cliente deve procurar os balcões específicos para essa finalidade nos aeroportos.

Uma das recomendações mais importantes nessa época do ano é chegar cedo aos aeroportos. Para facilitar o check-in, o despacho de bagagens e o embarque, os passageiros de voos domésticos devem se apresentar com 2 horas de antecedência, enquanto os passageiros de voos internacionais, 4 horas antes. A TAM recomenda aos clientes que antecipem a chegada aos aeroportos e que, logo após a realização do check-in, dirijam-se para a sala de embarque. 

Outra recomendação importante para assegurar o conforto, a segurança e a comodidade durante o voo é que os passageiros utilizem bagagem de mão dentro dos limites estabelecidos pelas regras do setor. As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estipulam que a somatória das dimensões (altura + largura + comprimento) das malas levadas a bordo não deve ultrapassar 115 centímetros, com peso máximo de 5 quilos.

Operações
Equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine foram mobilizadas para o atendimento especial no período. Além da escala regular, um número maior de profissionais estará disponível para qualquer eventualidade nas operações, como interrupção de voos por mau tempo. Além disso, a TAM também reforçará seu pessoal que atua em solo (no manuseio de bagagens e segurança, por exemplo) nos principais aeroportos do país.

Em casos de contingência operacional, e para suprir as necessidades de voo no período, aeronaves reserva estarão posicionadas em tempo integral em aeroportos estratégicos para eventuais necessidades. Para aumentar ainda mais a disponibilidade de aviões no período, a empresa antecipou manutenções preventivas. Também reservou motores extras e aumentou o estoque de peças de reposição para o período. Para que componentes e equipes técnicas possam ser movimentados rapidamente por todo o país, uma logística especial foi montada.

Informações para os passageiros
A TAM distribuirá cartilhas e folhetos informativos nos balcões de check-in dos aeroportos. Porém, mesmo antes de sair de casa, o cliente pode buscar informações úteis para sua viagem por meio dos diversos canais de relacionamento da empresa.

A companhia sempre divulga informações atualizadas sobre a situação dos aeroportos e dos voos no site www.taminforma.com.br. Além disso, o cliente pode acessar o site da TAM (www.tam.com.br) para obter informações e dicas sobre bagagem e documentos necessários para o embarque, por exemplo.
Além dos canais tradicionais, como o Call Center e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a TAM está presente em diversas comunidades da Internet. O principal canal de interação da companhia nas redes sociais é o perfil @TAMAirlines do Twitter, que, atualmente, conta com mais de  260 mil seguidores. Por meio dele, os clientes podem tirar dúvidas e fazer comentários, reclamações e sugestões, além de acompanhar novidades, ofertas e conteúdos sobre viagens.

Quem precisa de informações rápidas e simplificadas sobre compra de bilhetes aéreos e procedimentos de aeroporto também pode acessar o site http://www.tam.com.br/comoviajar, que reúne todas essas informações em vídeos didáticos. A iniciativa faz parte do projeto de varejo da TAM, lançado em 2010 para incentivar o uso do transporte aéreo e para tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população brasileira.
 
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 39,6% no último mês de outubro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,5% do mercado em outubro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (154 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.