sábado, 7 de maio de 2011

Brasileira pilota pela 1ª vez um jato de guerra da Força Aérea

Carla Borges, de 28 anos, fez parte da primeira turma de mulheres do curso de pilotos da FAB. Na Base de Santa Cruz, no Rio, ela foi treinada para missões de ataque no comando do jato AMX.

Nesta semana, pela primeira vez, uma brasileira pilotou um jato de guerra da Força Aérea.
Carla Borges tem 28, é solteira, paulista de Jundiaí. Apesar do jeito tímido, a pioneira na aviação de caça tem ambições. Sabe que pode comandar um esquadrão e até a Força Aérea Brasileira.
“Eu como a primeira piloto a chegar na primeira linha, estou mostrando a todas que não tem limite”, disse.
A tenente trabalha com um traje que ajuda a distribuir o sangue, em voos a quase 1.000 km/h.
Na Base Área de Santa Cruz, no Rio, Carla foi a primeira brasileira treinada para missões de ataque no comando de um avião de guerra, o jato AMX.
“É uma aeronave capacitada para cumprir missões de ataque a alvo de superfície, se utilizando de bombas, foguetes, tiros de canhão, mísseis”, explicou o major Denison Ferreira, comandante do Esquadrão Adelphi da FAB.

Um piloto de combate deve ser capaz de se adaptar a uma nova aeronave em pouco tempo. Para aprender a pilotar o AMX, Carla teve apenas dois meses de aulas teóricas e 15 horas de voo com um instrutor. Agora está preparada para voar sozinha “Estou preparada. É uma sensação de liberdade, de poder estar voando sozinha. Realmente ver o mundo todo ao redor”, disse.
Com quatro microcâmeras instaladas no jato de Carla e um cinegrafista em outro avião, a missão da tenente foi registrada. Ela realizou várias acrobacias. Quando pousou, foi recebida pela banda da base área. E ajeitou o cabelo antes do desembarque.
A tradição do batismo com água gelada inaugura uma nova fase da Força Área Brasileira.
“Eu estou muito emocionada. É uma etapa muito importante da minha vida e que serve de exemplo para todas as mulheres que têm o interesse, tanto de vir para a aviação como de conquistar um sonho”, contou.

Pela primeira vez, uma mulher assume o comando de uma aeronave de combate de primeira linha da Força Aérea Brasileira. A Tenente-Aviadora Carla Alexandre Borges de 28 anos realizou, no dia 03 de maio, o voo solo em um caça A1 do Primeiro do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1º/16º), Esquadrão Adelphi. “Realizei um sonho”, disse a oficial, momentos depois da aterrissagem na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Ouça aqui a entrevista da aviadora veiculada pela Força Aérea FM.

Formado por aeronaves chamadas A-1, o Adelphi é um grupo de elite com a missão de cumprir tarefas de superioridade aérea, interdição, apoio aéreo aproximado, reconhecimento aéreo e combate eletrônico. A tenente traz no currículo ainda o proeza de ser uma das três primeiras mulheres a pilotar avião de guerra no Brasil.
Fonte: Agência Força Aérea, CAVOK Blog, Globo TV