sábado, 20 de agosto de 2011

Consolidated PBY Catalina na FAB

















INPAER ANUNCIA MUDANÇAS NA ÁREA COMERCIAL

PARA DISTRIBUIÇÃO IMEDIATA
Contato:
Inpaer Indústria Paulista de Aeronáutica
(19) 3246 3530 
comercial@inpaer.com


Campinas - 15 de Agosto de 2011

Marcelo Verinaud foi designado novo Gerente Comercial da INPAER
 
Marcelo é piloto, mecânico de aviação certificado no CREA e empreendedor. Com uma experiência de mais de 16 anos no setor automotivo, Marcelo se reintegra ao quadro da INPAER para realizar a tarefa de Gerente Comercial.
"A INPAER tem uma visão muita clara de um futuro onde o crescimento será sustentado pela satisfação de seus clientes. Retorno a  esta grande equipe com o compromisso de conduzir este processo de estreitamento de laços com nossos clientes e para fazer com que esta nova política da INPAER seja entendida por todo o mercado como uma grande parceria entre empresa e cliente.", diz Marcelo Verinaud, novo executivo da empresa.    
Marcelo Verinaud
click para ampliar
"Com sua experiencia, o Marcelo vem agregar muito ao nosso atendimento e será o responsável por toda a atividade comercial da empresa" diz Caio Jordão - Diretor da empresa
Após a sua reestruturação, iniciada no final de 2010, a INPAER dobrou o ritmo de produção e está completamente comprometida em se tornar o maior fabricante de aeronaves leves nacionais.
Sobre a INPAERA INPAER está localizada na Cidade de Campinas - SP e produz as aeronaves:
- Conquest - Ultraleve avançado de dois lugares;
- Excel - Avião experimental de 3 lugares:
- Excel Cargo - Ultraleve avançado de dois lugares, um grande bagageiro e tres portas de acesso;
- Explorer - Avião experimental com 4 confortáveis lugares.
Com centenas de aeronaves entregues desde 2002, os modelos fabricados pela INPAER oferecem muita segurança, docilidade e tolerancia de comandos, excelente performance, baixo custo e possuem o melhor preço de revenda do mercado.

INDÚSTRIA PAULISTA DE AERONÁUTICA
(19) 3246 3530 / Aeródromo dos Amarais - Campinas - SP
www.inpaer.com.br - comercial@inpaer.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ABAG News #30/2011


A G E N D A   A B A G
Sessão de Abertura da Labace 2011
No dia 11 passado, a Oitava Edição da Labace teve seu início com a presença de 237 convidados. A mesa principal contou com o Exmo. Sr. Ministro da Secretaria de Aviação Civil, o Comandante da Aeronáutica, o Diretor-Presidente da ANAC, o Presidente da INFRAERO, o Diretor Regional da OACI para a América do Sul e Panamá, o Diretor do IBAC, o Presidente da NBAA e o Presidente da ABAG.
Foram recepcionados pela ABAG deputados federais, oficiais generais da Marinha e da Aeronáutica, oficiais das três Forças Armadas e Forças Auxiliares do Rio de Janeiro e de São Paulo, executivos das principais empresas expositoras e associados da ABAG.
Na oportunidade, foram homenageados com o Prêmio ABAG Personalidade Emérita, por serviços prestados ao engrandecimento da aviação geral, os Srs. Rui Aquino e Adalberto Febeliano.
Como homenagens especiais foram agraciadas, com placas alusivas, as Forças Publicas e Civis que atuaram na busca, resgate e apoio as vítimas das enchentes, em janeiro de 2011, na região Serrana do Rio de Janeiro.
Bom Voo!
Diretoria Executiva



Realizada de 11 a 13 de agosto passado, a LABACE 2011 superou todas as edições anteriores. No primeiro dia, cerca de 7 mil visitantes puderam ter contato com os modelos mais modernos de aeronaves, aviões e helicópteros, e conhecer produtos variados para a aviação executiva.
Na contagem geral, durante os três dias: 15.420 visitantes (crescimento de 4% sobre 2010),
67 aeronaves (55 em 2010) e 170 marcas em exibição (20 a mais comparado com 2010).

O volume de negócios foi pré-estimado em 550 milhões de dólares americanos, mas a ABAG ainda aguarda informações de exibidores para contabilizar o numero final.


LABACE 2012
Já esta no ar o site da nona edição da LABACE, que pelo entusiasmo dos expositores terá bastantes novidades. Alguns contratos já foram concretizados e outros bem encaminhados.

Fórum Regional de Aviação Civil
Será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, nos dias 28 e 29 de outubro, o Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com apoio institucional do Governo Goiano. A programação conterá ciclo de palestras e mostra de produtos aeronáuticos

A Bem da Verdade
Nos dois últimos domingos, o programa Fantástico, da rede Globo, deu espaço para uma denuncia de falta de segurança nas operações aéreas, envolvendo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA.
A reportagem teve com exemplo um vôo visual, no litoral do Rio de Janeiro, onde, segundo consta, teve sua trajetória interrompida por uma orientação do controle de trafego aéreo que solicitou uma curva de 360 graus.
O que a reportagem não disse é que efetuar curvas antes de entrar no circuito visual de trafego para um aeroporto é uma operação normal. Naqueles aeroportos onde operam vôos por instrumentos e vôos visuais, aqueles têm prioridade nas aproximações para as pistas em uso, tendo os vôos em operação visual que adequarem suas trajetórias para “entrar na fila”. Não existe insegurança nessa operação.
Ficou evidente que a intenção do jornalista era mostrar insegurança nas operações aéreas. O que não sabemos era qual a intenção, se a de denegrir a imagem do DECEA ou se espalhar que voar ainda é inseguro no Brasil. Talvez as duas intenções.
Nas duas hipóteses, não poderia ser mais infeliz a rota da reportagem, tendo em vista que o controle de trafego aéreo brasileiro tem padrão internacional e que tem a segurança como seu pilar principal. Em nome da segurança das operações, muitas vezes o DECEA tem posições até consideradas conservadoras, MAS JAMAIS INSEGURAS. Denegrir a organização não agrega valor aos interesses sociais e econômicos da nação.
A ABAG entende que acertos devem ser aplaudidos e que erros merecem ser analisados para suas correções, mas não se solidariza com intenções menores que buscam prestar um desserviço ao Estado brasileiro.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP


Fotos da natureza - a ultima nao tem preço...

 
cid:A54FACD4-0DEF-4C87-BDA6-EB99E3D4ED6E
 
 
cid:3C1620CB-86A9-484F-9A23-18129E30422C
 
cid:2E0CB37B-5B36-4D26-AEFF-EF7E687A7C08
 
cid:7C6D5205-3555-454A-AAAE-75342D16D72B
 
cid:1065BFAE-95E8-4674-9CA3-9CE6DCCF5463
 
 
cid:86190DDB-DCDF-406B-B1D9-D881A980143F
 
cid:9BFBEEF3-9775-42D9-9372-E939E9E40787
 
cid:E3E39E16-1350-412F-B617-68626B08F8A3
 
 
E finalmente…
 
cid:9919139B-4400-471B-9EA4-723B0EF1985E

TAM vence em duas categorias do VII Prêmio ANATEC

 


 
 
 
Revistas de bordo da companhia, produzidas pela Editora New Content, receberam duas classificações ouro
 
 
 
 
São Paulo, 19 de agosto de 2011 – As revistas de bordo da TAM, RED Report e TAM Nas Nuvens, produzidas pela Editora New Content, foram classificadas como ouro no VII Prêmio ANATEC. A premiação tem amplitude nacional e é dirigida a todos os editores e empresas que atuam e valorizam as melhores práticas da comunicação segmentada.
A RED Report foi premiada como a melhor revista na categoria Serviço – Customizadas. A publicação tem linguagem informal – bem próxima a dos blogs, com conteúdo dirigido a pessoas cosmopolitas e que buscam experiências únicas. A publicação circula bimestralmente nas rotas internacionais da TAM e tem duas versões bilíngues: português/inglês e português/espanhol.
Já na categoria Projetos Gráficos – Customizada, a companhia foi premiada pelo case TAM Nas Nuvens Vintage – uma edição especial da revista TAM Nas Nuvens (junho de 2010), distribuída gratuitamente em todos os voos nacionais e internacionais da empresa. O projeto Vintage revive momentos que marcaram a história da TAM nas décadas de 70 e 90, com o objetivo de resgatar a memória e valorizar a cultura da empresa.
Edição vintage da revista TAM Nas Nuvens (junho de 2010)

O prêmio ANATEC é uma realização da Associação Nacional de Editores de Publicações, com organização da Garrido Marketing. A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira (17) na Fecomercio, em São Paulo.
Passenger Choice AwardsA TAM Linhas Aéreas também é finalista do Passenger Choice Awards (www.passengerchoiceawards.com), um dos mais importantes e tradicionais prêmios da indústria global de aviação, organizado pela APEX (Airline Passenger Experience Association) – entidade que reúne as maiores companhias aéreas do mundo, na categoria Best in Region: Americas (melhor entretenimento de bordo das Américas).
Os vencedores serão anunciados no dia 12 de setembro, durante o APEX 2011 EXPO, que acontecerá no Washington State Convention Center, em Seattle (Washington – EUA).
 
 
A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, conquistou a liderança do mercado, com market share de 40,9% no último mês de julho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88% do mercado em julho. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 15 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,6 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.

TRÊS ANOS DA COPA AIRLINES EM MINAS GERAIS Voos a partir de Belo Horizonte ampliam possibilidades de viagens dos mineiros

          


Brasil, agosto de 2011 - Desde 2008 é muito mais rápido e prático voar da capital mineira para as Américas. De Belo Horizonte ao Panamá vão menos de sete horas e de lá conexões imediatas para 55 destinos das Américas do Norte, do Sul, Central e do Caribe. A Copa Airlines facilita a ligação dos passageiros mineiros ao continente, com cinco voos semanais a partir do Aeroporto de Confins.

“Nossas frequências vieram para suprir a carência de voos internacionais no Estado. Apostamos em tarifas competitivas, pontualidade e na conexão estratégica via Panamá – onde os passageiros não precisam passar pela fila de imigração nem pela alfândega, além de ter a bagagem despachada até o destino final”, destaca Jacqueline Ledo, gerente de vendas em Belo Horizonte.

Em junho deste ano, a companhia iniciou novos horários para os seus voos. São cinco frequências por semana, todos os domingos, terças, quartas, quintas e sábados, à 1h47, com chegada à Cidade do Panamá às 6h30. “Nesse horário o passageiro não precisa se deslocar de madrugada para o aeroporto e o voo possibilita várias opções de conexão a partir do Panamá”, comenta Jacqueline.

O retorno do Aeroporto Internacional de Tocumen ocorre todas as segundas, terças, quartas, sextas e sábados às 15h48, com chegada em Confins à 0h32.  A rota é operada pela aeronave Boeing 737-700 Next Generation, cuja capacidade é de 124 passageiros – 12 na classe executiva e 112 na econômica. O avião possui interior espaçoso, com compartimentos amplos, assentos reclináveis com apoio para a cabeça e 12 canais de áudio e vídeo.

Sobre a Copa Holdings

A Copa Holdings, com suas subsidiárias Copa Airlines e Copa Airlines Colômbia, é uma das companhias aéreas líderes na aviação comercial e de carga na América Latina. A Copa Airlines oferece atualmente voos diários para 55 destinos em 27 países das Américas do Norte, do Sul, Central e do Caribe, por meio de seu centro de conexões, o Hub das Américas no Aeroporto Internacional de Tocumén, na Cidade do Panamá (Panamá).  Para fazer reservas e selecionar assentos, acessar os números OnePass, manter um registro de viagens, registrar os voos, imprimir cartões de embarque e pagar as passagens em transações seguras em dez diferentes moedas (dólares norteamericanos e canadenses; pesos argentinos, chilenos, colombianos, dominicanos e mexicanos; colones costarricenses, quetzales guatemaltecos e reais brasileiros), acesse www.copaair.com.

TAM registra melhor taxa de ocupação internacional de sua história

 
 
 
FOTO: ROBERTO CAIAFA (CNF - 2007)

 
 
 
Marca recorde de 86,2% contribuiu para o market share de 88% nas rotas para o exterior; companhia também segue líder no mercado doméstico,
com 40,9% de participação
 
 
 

São Paulo, 18 de agosto de 2011 –
 A TAM Linhas Aéreas alcançou taxa de ocupação de 86,2% em julho em seus voos internacionais, a melhor de sua história. O crescimento de 12,3% da demanda (RPK), combinado com o aumento de 9,7% da oferta (ASK), permitiu chegar à marca recorde, 2 pontos percentuais acima do load factor registrado no mesmo período de 2010. No segmento internacional operado por empresas aéreas brasileiras, a TAM se manteve na liderança, com market share de 88% no mês passado. Os dados foram divulgados hoje (18) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Contribuiu para os resultados o voo extra operado diariamente pela companhia entre São Paulo e Orlando (EUA) durante a alta temporada, que se tornou regular a partir de 2 de agosto. Outro destaque no segmento internacional é o aumento do preço médio pago por passageiro, em dólares, por cada quilômetro voado (yield). Combinado com o aumento da taxa de ocupação, ele permitiu maximizar a receita unitária (RASK) da TAM, que adota a estratégia de buscar rentabilidade com equilíbrio entre as necessidades do mercado e a sustentabilidade dos negócios.
Na operação doméstica, incluindo os dados da Pantanal, a combinação entre o crescimento da demanda, de 13,7%, e o aumento da oferta, de 10,6%, resultou em taxa de ocupação de 73%. O resultado está 2 pontos percentuais acima do load factor registrado em julho de 2010. Com o desempenho, a TAM atingiu participação de mercado de 40,9% e continua a liderar no segmento nacional.

Em julho, houve redução do yield doméstico, por causa do volume de clientes que viajaram a lazer, com passagens adquiridas com antecedência e para voos fora dos horários de pico (off peak). O cenário reflete o sucesso do projeto de varejo da TAM, que estimula o passageiro sensível a preço a viajar em horários de baixa demanda, melhorando a ocupação média diária das aeronaves. Neste mês de agosto, a companhia já observa a recuperação do yield, em linha com a expectativa de aumento, no terceiro trimestre, de 5% no preço médio pago por quilômetro voado.

SWISS tem codeshare com a TAM nos voos de BH para São Paulo; ideia é facilitar conexão para o embarque para a Europa

FOTO: SWISS VIA TAM


A SWISS fechou um acordo com a TAM, companhia parceira da Star Alliance, para oferecer voos em codeshare entre Belo Horizonte e São Paulo. A proposta é oferecer conexões ideais para que os passageiros de Minas Gerais possam embarcar para a Europa com a SWISS. Com o novo acordo, quem mora em Belo Horizonte pode embarcar na capital mineira todos os dias da semana às 14h52 e chegar a São Paulo às 16h10 para embarcar para Zurique, às 19h30, de onde a companhia aérea oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.

No retorno ao Brasil, até 29 de outubro, com o desembarque às 6h50 do voo vindo de Zurique, os passageiros que moram em Minas Gerais podem seguir para Belo Horizonte às 8h40, com chegada às 9h52 na capital mineira.

A SWISS tem acordos de codeshare com a TAM também para voos saindo de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A companhia, que é parte do Grupo Lufthansa, voa todos os dias do Brasil para Zurique, na Suíça. 

Mais informações e reservas:www.swiss.com/brasil

TAM lidera reunião de grupo estratégico da Star Alliance

 
 
 
FOTO: ROBERTO CAIAFA

 
 
 
No encontro, são discutidas formas de promover, com mais eficácia, soluções empresariais e produtos oferecidos pelos membros da aliança
 
 
São Paulo, 18 de agosto de 2011 – A TAM Linhas Aéreas lidera a reunião que acontece hoje (dia 18), em São Paulo, com o grupo estratégico Country Steering Council da Star Alliance no Brasil. Durante esse encontro, o terceiro a ser realizado neste ano, são discutidas maneiras de promover, de forma mais eficaz, os benefícios oferecidos pela Star Alliance, por meio dos seus produtos e suas soluções empresariais. O objetivo é simplificar e tornar mais ágil o trabalho dos agentes de viagem, clientes corporativos, organizadores de eventos e empresas de incentivo.

No primeiro semestre, já foram realizados 22 workshops para divulgar as soluções empresariaisCorporate Plus (para corporações que custeiam as viagens de seus funcionários a serviço),Meetings Plus (para empresas que realizam reuniões com participantes de diversas localidades) e Conventions Plus (para participantes de congressos e eventos). Além disso, também foi divulgada a Tarifa Volta ao Mundo (opção especial da Star Alliance aplicada para os passageiros que desejam dar a volta ao mundo, utilizando-se sempre de voos das companhias participantes da aliança).

“No segundo semestre, realizaremos mais 15 workshops. O destaque será o evento Star Alliance Universe, em que os participantes terão a oportunidade de encontrar-se com os principais representantes das companhias membro da aliança e conhecer todas as soluções desenvolvidas pela Star Alliance para apoiar as empresas no gerenciamento de viagens”, afirma José Roberto Pereira, gerente de vendas internacionais da TAM e chairman do grupo Country Steering Council da Star Alliance no Brasil.

As agências de viagem ou empresas que tenham interesse em conhecer as vantagens de voar com as companhias da Star Alliance devem entrar em contato com as equipes comerciais dos membros da aliança no Brasil.

A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 45 destinos no Brasil e 18 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, conquistou a liderança do mercado, com market share de 41,7% no último mês de junho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 90,6% do mercado em junho. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (153 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 15 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,6 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.

PASSAREDO INICIA OPERAÇÕES EM DUAS NOVAS CIDADES DO NORDESTE

FOTO: RAPHAEL LOPES PINTO BRESCIA


Empresa que já atua em 3 cidades do nordeste brasileiro, passa a atender Fortaleza e Juazeiro do Norte em setembro
A Passaredo Linhas Aéreas, empresa aérea regional, passa a operar em duas cidades – Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza (CE) – a partir do dia 22 de setembro, aumentando sua atuação no Nordeste brasileiro. As rotas ligarão as duas cidades entre si e também a mais cincos localidades já atendidas pela empresa. A operação será feita por jatos Embraer ERJ 145 com capacidade para 50 passageiros. 
A capital cearense e a cidade considerada um dos maiores polos econômicos do interior do estado terão ligações com as cidades de Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), São Paulo (GRU), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e além da ligação entre elas. 

“Durante o extenso estudo que sempre fazemos em diversas cidades, percebemos que Fortaleza e Juazeiro do Norte são dois municípios que têm uma forte demanda. Por isso, acreditamos que as novas operações serão um sucesso”, afirma Ricardo Merenda, diretor de planejamento da empresa aérea. 
Da capital do estado os voos partem todos os dias para os seis destinos às 6h02. A única exceção é para a cidade de São José do Rio Preto – interior de São Paulo – que a empresa não terá voos operando aos sábados. 

Já os voos partindo de Juazeiro do Norte com destino a Fortaleza decolam às 23h20, chegando a capital às 00h06 todos os dias da semana. Para Salvador, os voos partem as 7h e de lá segue para Vitória da Conquista, São Paulo e demais conexões.

“Além disso, devido ao acordo comercial com a GOL, esse novo voo dará a oportunidade para os passageiros das cidades cearenses de voarem para diversas localidades do país, fazendo conexões com a GOL através da cidade de Salvador”, conta o diretor. 
As passagens já estão a venda pelo site da Passaredo Linhas Aéreas ou com os agentes de viagem.  

A Passaredo Linhas Aéreas

A Passaredo Linhas Aéreas, empresa aérea com sede em Ribeirão Preto (SP), voa atualmente com uma frota 100% nacional composta por 15 aeronaves - que atendem neste momento 20 destinos: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Cuiabá, Palmas, Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Ribeirão Preto, Ji-Paraná, Uberlândia, São José do Rio Preto, Rondonópolis, Alta Floresta, Sinop e  Araguaína.

Recentemente a empresa recebeu nota A, da ANAC, na avaliação da distância entre os assentos de todas as suas aeronaves que são maiores do que 73cm, proporcionando assim um maior conforto e comodidade aos passageiros.

De 23/08 a 02/09 - DEBATE e Mostra de FILMES "Cinema na Favela"

Mostra de Documentários que têm como tema a periferia é a atração deste mês do ciclo Radiografia Cultural, do CCBB



Afrobrasilienses, O Canto de Ceilândia, Panorama Arte na Periferia, Cinema de QuebradaVideolência, 2 Meses e 23 Minutos,Jardim Ângela. Estes são alguns dos títulos que compõem a Mostra de Documentários do ciclo Radiografia Cultural: Periferia e Arte no DF, do Centro Cultural Banco do Brasil, que acontece de 24 a 28 de agosto, no CCBB; de 29 a 31 de agosto, na UnB, Auditório da Faculdade de Comunicação, e nos dias 01 e 02 de setembro, no auditório do Campus da UnB de Planaltina.

Abrindo a mostra, no dia 23, às 19h30, no auditório do CCBB, será realizado o debate Cinema na Favela, com os diretores Adirley Queiroz, do DF, e Peu Pereira, de São Paulo, e mediação da jornalista Julliany Mucury.

A Mostra de Documentários será aberta no dia 24, às 20h45, no CCBB, com o curta O Chiclete e a Rosa, de Dácia Ibiapina, seguido do longa Afrobrasilienses, de Jaqueline Fernandes, às 21h. No dia 25, a partir das 20h45, serão apresentados os curtas Rap – O Canto de Ceilândia, de Adirley Queiroz, e Rock Ceilândia – Periférico e Coletivo, de Gil Pedro. Logo após, será exibido o longa Nos Tempos da São Bento, de Guilherme Botelho, que resgata a história do hip-hop em São Paulo, a partir das lembranças de alguns expoentes do movimento, que se reuniam na Rua São Bento, no centro antigo de São Paulo.

A programação do dia 26 começa com Curta Saraus, de David Alves da Silva, às 20h45, seguido do longa Jardim Ângela, de Evaldo Mocarzel, sobre esse bairro periférico de São Paulo. No sábado, 27, serão exibidos os média metragens Cinema de Quebrada, deRose Satiko Gitirana Hikiji, e Videolência, do coletivo paulistano Núcleo de Comunicação Alternativa. Encerrando a mostra, no domingo serão apresentados 2 Meses e 23 Minutos, de Rogério Pixote e Fábio Ranzani, Panorama Arte na Periferia, do cineasta da periferia paulistana Peu Pereira, que já foi apresentado em várias cidades do Brasil, na Alemanha e em Portugal.

Mostra de Documentários do programa Radiografia Cultural também será apresentada no Auditório da Faculdade de Comunicação da UnB do Plano Piloto e no auditório da UnB de Planaltina sempre a partir das 12h, com grade  ainda a definir.

Programação da Mostra de Documentários no CCBB
Local: Auditório

Dia 24, a partir das 20h45
Total 1h35 de projeção (DVD)

O CHICLETE E A ROSA
13 min, documentário, Brasília, 2002.
Dir.: Dácia Ibiapina
Sinopse: Vendendo chicletes e rosas em bares noturnos do Plano Piloto, crianças que vivem nas cidades ao redor, ajudam a tecer uma rede que põe em contato dois mundos.
Direção: Dácia Ibiapina
Pesquisa e Roteiro: Antonádia Borges e Dácia Ibiapina
Produção executiva: Andréa Glória
Fotografia e Câmera: Waldir Pina
Montagem: Marta Luz
Som Direto: Chico Bororo
MúsicaMeu irmão / Câmbio Negro
Arte: Wagner Rizzo
Direção de ProduçãoAdriana Andrade
Produção: Cor Filmes

AFROBRASILIENSES
80min, Brasília
Dir.: Jaqueline Fernandes
SinopseAfrobrasilienses traz vinte depoimentos de pessoas negras que vivem no Distrito Federal. Por meio da linguagem audiovisual, a intenção é mostrar diferentes afrorealidades. A idéia surgiu com as comemorações dos cinqüenta anos da capital, quando ficou mais acentuada a reflexão: Quem são as pessoas negras que vivem no DF? O que elas fazem? Como é a auto-estima delas? O projeto tem patrocínio do edital Ideias Criativas para o 20 de novembro, da Fundação Cultural Palmares.
Direção Geral e Produção: Jaqueline Fernandes
Coordenação e Direção Técnica Câmera e Edição: Chaia Dechen
Cinegrafista: Kevin Yago
Cinegrafista: Adelson Carvalho
Projeto Capa/contracapa: Eudaldo Sobrinho (Neno)
Trilha Sonora: Alisson Melo, Câmbio Negro, Ellen Oléria, GOG, Higo Melo

Dia 25, a partir das 20h45
Total 1h35 de projeção (DVD)

RAP – O CANTO DE CEILÂNDIA
15 min, documentário, Brasília, 2005
Dir.: Adirley Queiróz
Sinopse: Diálogo com quatro consagrados artistas do Rap nacional (X, Jamaika, Marquim e Japão), todos moradores da Ceilândia, cidade-satélite de Brasília. O filme mostra a trajetória desses integrantes no universo da música e faz um paralelo com a construção da cidade onde moram. São artistas que vêm no Rap a única forma de revelar seus sentimentos e de se auto-afirmar enquanto moradores da periferia.
Elenco: X, Jamaika, Marquim e Japão
Assistência de Direção: João Break
Roteiro: Adirley Queiroz
Fotografia: Leonardo Feliciano
Operador de Câmera: Leonardo Feliciano
Direção de Arte: Francisco Craesmeyer
Som: Francisco Craesmeyer
Edição de Som: Dirceu Lustosa
Música: Jamaika
Montagem: Mariana Furumoto
Produção Executiva: Cássio Pereira
Produção: João Break
Produtora: Forcine, UnB


ROCK CEILÂNDIA – PERIFÉRICO E COLETIVO
19min54, documentário, Brasília, 2009
Dir.: Gil Pedro
Sinopse: Documentário sobre a cultura musical, em especial o movimento rock existente na Ceilândia -- cidade que aglomera grande quantidade de bandas desse estilo –, por meio de depoimentos com alguns produtores de festivais, como o Ferrock, na ativa há mais de vinte anos. Exibição de fotos da maioria das bandas da cidade-satélite com suas variadas vertentes do rock. Entrevistas com alguns nomes representativos do cenário atual, como Os Maltrapilhos.
Produção executiva: Gil Pedro, Renato Rhugas e Oldair Vieira
Roteiro: Renato Rhugas e Gil Pedro
Fotografia, som, animação e trilha sonora: Oldair Vieira
Montagem: Oldair Vieira e Gil Pedro
Direção de arte e cenografia: Gil Pedro
Produtora: O Barril Produções

NOS TEMPOS DA SÃO BENTO
60 min, documentário, São Paulo, 2010
Dir.: Guilherme Botelho
Sinopse: Rodado entre 2007 e 2010, Nos Tempos da São Bento é um documentário que busca a memória coletiva do hip-hop. Minuciosa, a estrutura discursiva nos leva ao conflito com o esquecimento: o ato social de se apagar fatos, pessoas e grupos da história. É justamente este conflito, apresentado através do exercício da narrativa, que se transforma em ação dramática, onde a personagem principal é a memória coletiva.
Produção: SUATITUDE
Direção: Guilherme Botelho
Direção de Fotografia: Cassimano
Direção de Arte: Cassimano
Co-Produção executiva: Dj Alam Beat
Apresentação: Dugueto Shabazz
Narração: Paulo Brown
Edição: Mateus Subverso
Trilha Sonora (produção): Dj Hélio Branco
Trilha sonora (seleção): Guilherme Botelho
Projeto Gráfico: Zero 4

Dia 26, a partir das 20h45
Total 1h25 de projeção (DVD)

CURTA SARAUS
15min, documentário, São Paulo, 2010
Dir.: David Alves da Silva
Sinopse: Apresenta um paranoma dos saraus realizados nas periferias de São Paulo. O Curta tem como proposta discutir com os artistas locais a cultura e transformação social por meio da arte. Construindo uma coletânea da produção cultural da periferia e apresentando o olhar de uma nova geração que vem produzindo audiovisual em São Paulo.
Direção: David Alves da Silva
Produção: Alisson da Paz, Daniela Embón, Gil Marçal, Penha Silva
Fotografia: Peu Pereira e J.C Sena
Som: Gunnar Vargas
Montagem: David Alves da Silva
Fotografia Still: Léo Guma
Finalização de Imagem: Silvana Martins
Finalização de Som: Roberto Hatiro Nishiyama

JARDIM ÂNGELA
71 min, documentário, vídeo, São Paulo, 2006
Dir.: Evaldo Mocarzel
Sinopse:
 Jardim Ângela é um bairro da periferia de São Paulo que, durante muitos anos, liderou o ranking das regiões mais violentas da cidade. O documentário gira em torno de uma região dividida pelo tráfico de drogas, onde há os que aceitam a convivência promíscua com os traficantes e os que jamais se envolveram com o crime. Jardim Ângela tem como foco a visão de mundo desses jovens, que também querem mostrar o lado positivo da periferia de São Paulo.
Diretor: Evaldo Mocarzel
Roteiro: Evaldo Mocarzel e Marcelo Moraes
Diretor de Fotografia: Thiago Ribeiro
Produtora: Superfilmes

Dia 27, a partir das 20h45
Total 1h45 de projeção (DVD)

CINEMA DE QUEBRADA
45 min, documentário, São Paulo LISA/FAPESP, 2008
Dir.: Rose Satiko Gitirana Hikiji
Sinopse: Em Cinema de Quebrada, jovens moradores da periferia de São Paulo apresentam o cinema como meio de expressão e de reflexão. Nas quebradas, fazem e exibem vídeos, questionando as representações midiáticas da periferia e construindo novas imagens a partir de suas experiências.
Direção e Pesquisa: Rose Satiko Gitirana Hikiji
Roteiro e Edição: Karine Binaux Teperman
Finalização: João Claudio Sena
Trilha Sonora Original e Designe Sonoro: Ewelter Rocha
Música Adicional: Despetalar (O Encanta Realejo) Composição: Aline Reis

VIDEOLÊNCIA
58 min, documentário, São Paulo, 2009
Rose Satiko Gitirana Hikiji Realização do Núcleo de Comunicação Alternativa
Sinopse: O trabalho aborda os desafios enfrentados por grupos que trabalham
a produção de vídeo de maneira sócio-política fora do circuito comercial,
colocando em debate temas como vigilância, trabalho, periferia e representação.
Direção, produção: NCA – Núcleo de Comunicação Alternativa

Dia 28, a partir das 20h45
Total 1h20 de projeção (DVD)

2 MESES E 23 MINUTOS
23min, documentário, São Paulo, 2007
Dir.: Rogério Pixote e Fábio Ranzani
Sinopse: O curta mostra mães, cozinheiras e crianças do acampamento João Cândido (MTST), em Itapecerica da Serra, na ocupação que concentrou quatro mil famílias na região metropolitana de São Paulo, em apenas dois meses.
Direção e fotografia: Rogério Pixote e Fábio Ranzani
Produção: Daniela Bortman
Edição: Paulo Caldas
Finalização: 13 Produções

PANORAMA ARTE NA PERIFERIA
52min, documentário, São Paulo, 2006
Dir. Peu Pereira
SinopseApresenta a arte produzida na periferia de São Paulo por Sérgio Vaz, Ferréz, Gaspar e Guaidi, que falam de arte, do movimento da periferia e do papel do artista nesse contexto.
Direção: Peu Pereira
Produção: Anabela Gonçalves e Daniela Embón
Fotografia: Peu Pereira e David Vivad
Som: Guile
Edição: David Vivad.

PARA ROTEIRO
Programa: Radiografia Cultural: Periferia e Arte no DF
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves e Luiz Nunes

Cinema na Favela
DEBATE: dia 23, das 19h30 às 21h30
Debatedores: Adirley Queiroz e Peu Pereira
Mediação: Julliany MucuryLocal: Auditório CCBB

MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS
De 24 a 28 de agosto, no cinema do CCBB
De 29 a 31 de agosto, na UnB, Auditório da Faculdade de Comunicação
Dias 01 e 02 de setembro, no auditório do Campus da UnB de Planaltina

Recomendação: 12 anos
Entrada gratuita mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início do debate e/ou das sessões.

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h. Confira o itinerário no site www.bb.com.br/cultura

CCBB Brasília
Aberto de terça-feira a domingo das 9h às 21h
SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília/DF  Tel: 61 3108.7600
e-mail: 
ccbbdf@bb.com.br   site: www.bb.com.br/cultura   Twitter: www.twitter.com/ccbb_df